ABF reúne-se com Câmara de Comércio Paraguay Brasil

Paraguay Brasil
Representantes da ABF e da Câmara de Comércio Paraguay Brasil durante a reunião

Encontro virtual com Câmara do Paraguay promovido no âmbito do projeto Franchising Brasil debateu panorama dos mercados atuais, economia e movimentos de retomada

A área internacional da ABF iniciou um processo de fortalecer relações e parcerias com entidades e organizações internacionais que fomentam relações comerciais entre o Brasil e o restante do mundo.

Inicialmente, esse processo envolve os dez mercados alvo do convênio 2021-2023 do projeto Franchising Brasil, firmado em parceria com a Apex-Brasil. Os mercados a serem trabalhados são: EUA, México, Chile, Peru, Colômbia, Paraguai, Portugal, Espanha, China e Emirados Árabes Unidos.

A primeira reunião realizada teve como foco o Paraguai e foi com a gerente geral da Câmara de Comércio Paraguay Brasil, Carolina Vergara. A ABF e a Câmara debateram a respeito dos panoramas dos mercados atuais, como estão os setores econômicos e os movimentos de retomada.

De acordo com Carolina, muitas atividades seguem no formato virtual, assim como no Brasil. E neste semestre, estão previstos eventos no modelo híbrido.  Ainda na linha do virtual, o e-commerce está crescendo expressivamente. A tendência é só fortalecer. O virtual e as redes sociais se destacam hoje e é o foco de muitas grandes marcas que atuam no Paraguai.

Por outro lado, o setor de alimentação no Paraguai está tendo que se adaptar mais e algumas redes tiveram uma diminuição no número de unidades. Um alternativa para as redes de alimentação está sendo o delivery que, assim como no Brasil, tem conquistado muito espaço.

No Paraguai, algumas atividades estão previstas para serem retomadas, como alguns eventos de promoção comercial, que adotarão o formato híbrido. E um ponto de destaque: as exportações entre Paraguai e Brasil estão aumentando cada vez mais. Segundo representantes da Câmara e informações da Receita Federal, as exportações estão apresentando números históricos.

A Câmara de Comércio Paraguay Brasil já é uma parceira estratégica da ABF e do projeto setorial Franchising Brasil. A cooperação entre ambas segue para os próximos anos ainda mais fortalecida, com possíveis novas iniciativas que beneficiarão os dois países e os empresários brasileiros que buscam conhecer mais sobre o mercado e expandir seus negócios.

Sobre o Franchising Brasil
O Franchising Brasil é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional. A iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais.

Imagem: ABF/Reprodução