Início Notícias ABF renova parceria com a FIA para o curso MBA Gestão de Franquias no modelo online e ao vivo

ABF renova parceria com a FIA para o curso MBA Gestão de Franquias no modelo online e ao vivo

ABF renova parceria com a FIA para o curso MBA Gestão de Franquias no modelo online e ao vivo

Inscrições para 2023 já estão abertas para o curso realizado em colaboração com a Fundação Instituto de Administração por meio do Programa de Administração de Varejo (PROVAR).

 20/09/2022

A ABF anuncia a renovação da parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA), no âmbito do Programa de Administração de Varejo (PROVAR), para a realização do curso de Pós-Graduação Lato Sensu – MBA Gestão de Franquias.  Fruto de uma parceria entre as entidades desde 2008, o curso passa a ser 100% ao vivo e online, permitindo a participação de um maior número de pessoas de qualquer região do Brasil.

Com encontros síncronos entre alunos e professores de forma quinzenal, ou semanal, o MBA conta com duração média de 18 meses e carga horária total de 500 horas. Além de duas novas disciplinas no ensino à distância das turmas de 2023: Futuro e Transformação Digital e Uso de Dados na Gestão de Negócios. “A FIA é um instituto renomado e referência no mercado para as capacidades exigidas hoje dos profissionais do franchising”, afirma Silvana Buzzi, diretora-executiva da ABF.

Com base em um estudo aprofundado da Gestão de Negócios alinhado às especificidades do setor de franquias, o curso supre a demanda por profissionais cada vez mais especializados no franchising e destina-se a franqueadores, franqueados, consultores, prestadores de serviço etc.

Sob a coordenação do Professor Mestre Ivan Rizzo, o MBA busca um equilíbrio entre a teoria e a prática, presença de especialistas do setor, apresentações e discussões de conceitos e métodos da gestão de negócios em redes de franquias e apresentação de cases práticos. Para o professor Dias, o maior diferencial do curso é a parceria com a ABF. “Isso permite o maior entendimento das dores do mercado de franquias, além de proporcionar o networking entre os alunos e as discussões mais profundas com pessoas da indústria, do varejo, franqueados e futuros franqueados”, afirma.

A metodologia do curso é composta por aulas expositivas, estudos de caso, resolução de exercícios, palestras e simulações empresariais, conferindo maior dinamismo ao desenvolvimento das atividades. Nas aulas, também são utilizados vários casos estruturados pelo PROVAR para ilustrar os conceitos abordados durante as aulas teóricas, além de vídeos para motivar o debate e a troca de ideias entre os alunos.

A FIA já formou 38 turmas, entre aulas ministradas nos modelos presenciais e EADs Live, totalizando 185 alunos. As inscrições para o curso de Pós-Graduação Lato Sensu – MBA Gestão de Franquias já estão abertas. A próxima turma começa no dia 23 de setembro de 2022, com inscrições excepcionalmente estendidas até 30 de setembro. Já para o primeiro semestre de 2023 estão previstas mais três turmas com início em 27 de janeiro, 28 de abril e 15 de maio. Para saber mais sobre o MBA, acesse aqui.

Franchising

O setor de franquias se destaca cada vez mais em meio à retomada das atividades econômicas no País, após as restrições dos últimos dois anos com a pandemia do coronavírus. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o franchising brasileiro registrou crescimento de 16,8% no faturamento no segundo trimestre de 2022, ante a igual período do ano passado.