ABF promove Bate-papo sobre o mercado espanhol

Encontro precedeu a missão ABF/Apex-Brasil para o Salão Internacional de Franquias em Valência, que será realizado entre 19 e 21/10.

Espanhol
André Frieheim: "O franqueador brasileiro hoje está muito melhor preparado para exportar"

A ABF reuniu representantes de marcas associadas, do Consulado e da Câmara de Comércio da Espanha no último dia 27/9 para um Bate-papo sobre o Mercado Espanhol.

O encontro antecedeu a missão da ABF em conjunto com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) para o Salão Internacional de Franquias (SIF) de Valência. A feira – que será realizada de 19 a 21 de outubro – atualmente é uma das principais do setor na Europa. Organizado pela área internacional da entidade, o bate-papo foi conduzido por André Friedheim, diretor, e Bruno Amado, gerente internacional, com participação de Vanessa Bretas, gerente de inteligência de mercado, Carlota Carneiro, consultora internacional da ABF, e Sérgio Milano Benclowicz, diretor da Franchising Ventures – holding que reúne marcas como Nobel, Café Donuts, Serviços do Futuro e Zastras Brinquedos.

O movimento de internacionalização das marcas brasileiras cresce a cada ano e tende a se intensificar. “O franqueador brasileiro hoje está muito melhor preparado para exportar”, disse Friedheim. Ainda segundo o diretor da ABF, as franquias brasileiras são atraentes e o Brasil é um país agradável aos olhos do público estrangeiro, o que favorece a expansão das marcas made in Brazil para todo o mundo.

Cinco empresas nacionais estarão expondo no estande Franchising Brasil da SIF 2017: Geofusion (fornecedora de soluções de geomarketing), Limpidus (Limpeza e Conservação), Louyt (Comunicação, Informática e Eletrônicos), Lug’s (Alimentação) e Livraria e Papelaria Nobel (Comunicação, Informática e Eletrônicos).

Parte do projeto Franchising Brasil (www.franchisingbrasil.com), a missão ABF/Apex-Brasil à Espanha envolve, além da participação na feira, a identificação de potenciais parceiros, encontros de negócios com empresas locais, divulgação das marcas participantes para o público-alvo da exposição e visitas técnicas. Marcas interessadas em participar das missões internacionais não precisam ser associadas, basta aderirem ao projeto. Durante a estadia na Espanha, a ABF participará da reunião da Federação Ibero-Americana de Franquias (FIAF), representada pelo presidente Altino Cristofoletti Junior, e por Fernando Tardioli, diretor jurídico da entidade brasileira e secretário jurídico da ibérica.

Espanhol
Sérgio Benclowicz fala sobre o case de sucesso da Nobel na Espanha

Experiência da Nobel
Sergio Benclowicz contou a bem-sucedida experiência da rede de livrarias e papelarias Nobel no mercado espanhol. “É um mercado excelente, a legislação é similar [à brasileira], o idioma, o clima”, comparou o executivo.

Atualmente com mais de 200 unidades no Brasil e exterior, a Nobel opera na Espanha há mais de dez anos com máster franquias, e está presente em Portugal, Angola, México e Colômbia.

Foto: ABF/Divulgação