ABF participa de encontro econômico entre Brasil e Coreia

Com o objetivo de estreitar a parceria comercial com o Brasil, Consulado da Coreia promove fórum entre os países

Altino Cristofoletti participa do evento "2016 Parcerias Coreia-Brasil em áreas promissoras de cooperação econômica"

O Consulado Geral da Coreia em São Paulo promoveu na tarde de ontem, dia 20, no Hotel Intercontinental, um encontro para a cooperação econômica Brasil-Coreia. O vice-presidente da ABF, Altino Cristofoletti, e o diretor internacional, André Friedheim, representaram a associação no evento.

Young Jong Hong, cônsul-geral da República da Coreia, fez o discurso de abertura. Hong falou sobre a relação entre os dois países e fez especial menção a dois campos comerciais brasileiros, o franchising e o atacadista: “Nós, do Consulado Geral, buscamos setores promissores no Brasil. Encontramos as franquias e o atacado”. Apesar da atual crise econômica no país, mencionada pelo cônsul, a relação entre os dois países é positiva: “Quando há envolvimento sinérgico, há um futuro promissor”, concluiu.

Cristofoletti observou a forte atuação que o franchising tem no Brasil e como o setor continua a crescer mesmo em época de retração: “Para 2016, projetamos um crescimento de 6% a 7%”. O executivo também enfatizou a importância do setor no mercado de trabalho: “Só no primeiro semestre deste ano foram gerados 40 mil empregos diretos. O franchising brasileiro emprega muito e também qualifica seus colaboradores”, afirmou. Cristofoletti convidou os participantes a conhecer a ABF e os cursos que a associação oferece: “Investimos muito na qualificação. Temos cursos rápidos para quem quer ser franqueado e também formações mais longas para quem quer ser franqueador”, finalizou.

Friedheim iniciou sua apresentação desmistificando o sistema de franquias. Para ele o setor é sinônimo de acesso: “Acesso a uma marca, ao know how, a uma rede de negócios onde todos ganham”, disse. Ainda de acordo com o diretor da ABF, a segurança que o sistema oferece aos envolvidos é uma alavanca para o sucesso: “Temos hoje no Brasil mais de três mil franqueadoras, de diferentes setores e valores”, ressaltou.

A apresentação também contou com as participações de Jaeho Lee, sócio-diretor do Grupo Ornatus; Ricardo Alves, presidente da holding Halipar e Adriana Auriemo, diretora da Nutty Bavarian.