Início Notícias ABF participa da maior feira de franquias do mundo, em Paris

ABF participa da maior feira de franquias do mundo, em Paris

Pelo segundo ano consecutivo, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) retornou com um grupo de empresas brasileiras à maior feira de franquias da atualidade, a Franchise Expo Paris, realizada de 14 a 17 de março no Paris Expo Porte de Versailles, na capital francesa. Por meio do convênio firmado entre a ABF e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil), que apóia a internacionalização das redes brasileiras de franquia, a entidade e mais quatro marcas nacionais – Emagrecentro, Depyl Action, Casa da Empada e Global Franchise – formaram o pavilhão brasileiro, intitulado como Franchising Brasil, ocupando uma área de 41m².

Ao longo dos quatro dias de exposição, mais de 30 mil pessoas visitaram os 450 conceitos de franquias originários da França, Estados Unidos, Espanha, Brasil, Bélgica, Marrocos, Itália, Alemanha, entre outros. Franquias dos segmentos de chocolate, padarias, serviços automotivos, cozinhas planejadas e energia solar se destacaram nesta edição. Alguns conceitos inovadores foram apresentados, como o caixa automático de pizza, que em três minutos entrega seu pedido como se fosse dinheiro num terminal bancário. Outra novidade interessante é a franquia que compra tudo que você tem em casa e não utiliza mais.

Além de novos conceitos, a qualidade da exposição se sobressaiu novamente. Estandes muito bem elaborados, ações de marketing inovadoras e degustação despertaram o interesse de candidatos em busca de oportunidades. E, pelo fato de o Salão de Paris possuir um caráter internacional, surgiram também interessados de outros países, como Marrocos, Tunísia, Portugal, Espanha, Itália e alguns países do Leste Europeu.

Este ano, o país convidado de honra foi o Marrocos. Situado no noroeste da África, o país possui uma população de 32 milhões de habitantes. Segundo o representante do governo, há atualmente 400 marcas de franquias em operação em território marroquino. Deste total, mais de 90% são marcas internacionais, demonstrando a receptividade do mercado por conceitos estrangeiros. Ele ainda confidenciou que o país poderá receber em breve uma importante cadeia de franquia brasileira.

As marcas brasileiras presentes na Franchise Expo Paris fizeram importantes contatos com investidores locais interessados nos conceitos do Brasil. Vale destacar também os contatos com empresários da Tunísia, Marrocos, Guiana Francesa, Portugal, Espanha, Martinica, Itália, Arábia Saudita e Letônia.

Segundo Edson Ramuth, da Emagrecentro, a participação num evento internacional como este propicia novas experiências e um contato com novas ideias, permitindo acompanhar de perto as tendências do mercado internacional. Além disso, possibilita validar um conceito de negócio já consolidado no Brasil em outros mercados, medir a sua aceitação e verificar se há necessidades de ajustes.

Para Claudia Gonçalves, da Casa da Empada, esta foi a primeira experiência internacional da marca e uma ótima oportunidade para conhecer o mercado francês, mundialmente conhecido por sua tradição culinária. Segundo a empresária, a feira francesa permitiu estabelecer contatos com investidores de diferentes países, ampliando a sua visão do negócio. Ela destacou que o produto, ainda que apresentado sob a forma de foto, chamou muito a atenção dos visitantes, curiosos para conhecer um pouco mais sobre a iguaria brasileira.

A participação brasileira foi encerrada com uma palestra sobre o mercado francês de franquias, que também trouxe informações sobre a legislação local e como abrir e operar uma franquia no país.

França x Brasil

Segundo a Federação Francesa de Franquias (FFF), o mercado francês fechou o ano de 2009 com 1.234 marcas, o que posiciona o país entre os 10 maiores mercados mundiais de franquias. Em números de negócios de franquia, o Brasil está um patamar acima, com 1.643 marcas, mas em termos de internacionalização, mais de 12% das marcas francesas já operam pelo mundo, enquanto o Brasil possui apenas 4% de suas marcas no Exterior. Atualmente três marcas brasileiras operam com franquias na França: Cantão, Mormaii e Via Uno. Em contrapartida são seis as redes francesas operando no Brasil: 5àSec, Anna Pegova, Accor Hotels, L´Occitane, Lacoste e Dia%.