Início Notícias ABF em Ação ABF no Estadão PME Ciclo Franquias trata sobre o que saber para abrir o negócio

ABF no Estadão PME Ciclo Franquias trata sobre o que saber para abrir o negócio

ABF no Estadão PME Ciclo Franquias trata sobre o que saber para abrir o negócio
André Friedheim, Antônio Viegas Filho, Marcelo Cherto e Daniel Fernandes (a partir da esq.)

Num período de economia e mercado de trabalho em retração e em que potenciais e atuais empreendedores buscam alternativas mais seguras para ter o próprio negócio, o franchising foi o tema central do Estadão PME Ciclo Franquias. Sob mediação do jornalista Daniel Fernandes, o evento realizado nesta quarta-feira (6) reuniu especialistas do mercado e um público com perfil empreendedor no Tietê Plaza Shopping, em São Paulo.

“O que você precisa saber para abrir sua franquia?” foi a questão central do painel de abertura do evento que contou com André Friedheim, diretor internacional da ABF, Marcelo Cherto, consultor e membro do Conselho de Associados da entidade, e Antônio Viegas Filho, franqueador da Moldura Minuto.

Para Friedheim, o candidato a franqueado deve inicialmente cumprir uma série de etapas antes de adquirir um negócio: fazer uma autoanálise e uma autocrítica para que a pessoa entenda se ela tem o perfil ideal para se tornar um franqueado, seguindo os padrões e regras predefinidos pelo franqueador; envolver a família, para que ela participe da decisão e do próprio negócio; e identificar corretamente os segmentos de interesse entre os diversos que compõem o mercado. “Tente pegar dois ou três segmentos que você tenha maior afinidade e foque todos os seus esforços para escolher franquia nesses segmentos. Escolhendo, entre em contato com esses franqueadores e comece a partir dali um processo de pesquisa profunda”, orienta, ressaltando, ainda, a importância de se ler a Circular de Oferta de Franquia (COF).

Cherto reforça a orientação, salientando que é indispensável “conversar com o maior número possível de franqueados daquela marca”. Segundo ele, o franqueado daquela rede é você amanhã se você se tornar franqueado. “Se você tiver que negociar, que seja antes de entrar e não depois; se tiver dúvidas, tenha antes, pois depois é um caos”, alerta.

A real identificação com o negócio vai mais além para Viegas. Segundo ele, no caso da Moldura Minuto, o fato de o candidato gostar de arte, por exemplo, nada tem a ver. “Você pode se identificar com o contexto, com o negócio, não necessariamente com o produto. O negócio te atrai ou não. (…) Então, a identificação com o segmento e com o negócio em si é extremamente importante”, ressalta.

No segundo módulo do evento, os painelistas trataram da questão “Quais são as boas práticas para sua franquia?”. Treinamento, financiamento e homologação de fornecedores foram alguns dos principais assuntos abordados por Jae Ho Lee, diretor do Grupo Ornatus, Álvaro Sedlacek, diretor financeiro e de negócios da Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista, e Rodrigo Chiavenato, CEO da rede Mundo Cheff.

Foto: ABF/Divulgação