Início Notícias ABF em Ação ABF MG: expansão e consultoria em foco no 1º Encontro do ano

ABF MG: expansão e consultoria em foco no 1º Encontro do ano

ABF MG: expansão e consultoria em foco no 1º Encontro do ano

Iniciando os trabalhos regionais, a diretora da ABF Minas Gerais, Danyelle Van Straten, coordenou no dia 29/3 o primeiro Encontro de Associados em 2021 da Regional da entidade. A reunião que enfocou os temas expansão e consultoria teve também a participação do diretor jurídico Sidnei Amendoeira.

Patrocinado pelo Safrapay, o Encontro foi realizado de forma on-line devido à pandemia de Covid-19 e contou com uma dinâmica de duas mesas-redondas. Nelas os participantes puderam interagir e trocar informações sobre o dia a dia das redes.

A primeira rodada de debates teve como tema Expansão e foi conduzida por Daniel Zanco, CEO da Oggi Sorvetes, e Henrique Mol, CEO do Grupo Encontre a Sua Franquia. A condução da segunda parte da reunião, sobre Consultoria de Campo, ficou a cargo de Elisa Scabbia, diretora de Franquias da Pucket, e Elton Deretti, diretor Comercial da Hope.

Zanco expôs as ações e medidas específicas para reduzir o impacto da pandemia, como o suporte ao franqueado através de ferramentas de treinamento, lives e divulgações com redução de custos.

Já Mol apresentou algumas atividades de marketing possíveis para os interessados por meio de exemplos assertivos, utilizados no Grupo, como o trabalho de SEO, o mapeamento de palavras-chaves estratégicas na expansão, a estruturação em sistemas marketing + qualificação + CRM e a utilização de webinar para interação com os leads, na apresentação do negócio.

Na mesa sobre Consultoria de Campo, Elisa destacou o novo modelo de atuação nessa atividade. A executiva apresentou também um plano de excelência para apoiar a execução do trabalho, com mapeamento dos perfis dos profissionais e separação em Consultoria de Gestão (DRE, Finanças, Suprimento) e Comercial (Vendas, Marketing e treinamento). Elisa descreveu, ainda, a estrutura de atendimento das demandas operacionais (SAF) para não sobrecarregar o consultor com burocracia. Além disso, evidenciou o uso de ferramenta de checklist (MOki) para apoiar os consultores nas visitas de campo.

Finalizando a mesa, Deretti apresentou algumas ações de consultoria de campo realizadas na Hope, como a redução do custo da atividade em 25%, tirando o operacional e o financeiro e focando em vendas. Sobre ações futuras, a rede irá implantar em julho um programa de excelência para os franqueados.

Advocacy, cursos e eventos
O diretor jurídico Sidnei Amendoeira atualizou os participantes a respeito das ações de advocacy da entidade em prol dos franqueadores e franqueados das redes associadas. Amendoeira detalhou ações tributárias, como a contestação junto ao STF da cobrança do ISS sobre royalties e do aumento da margem de valor agregado (MVA) e, consequentemente, do ICMS sobre ovos de Páscoa pelo governo do estado de São Paulo – suspenso graças a uma liminar concedida pela Justiça à ABF –, e a criação da Frente Parlamentar de Varejo e Franchising.

O gerente internacional Bruno Amado falou a respeito das iniciativas de apoio e fomento à internacionalização das franquias associadas, realizadas em parceria com a Apex-Brasil por meio do projeto Franchising Brasil. A parceria de mais de 14 anos foi renovada agora em 2021.

A agenda de cursos da ABF Educação e eventos de capacitação on-line foi apresentada pela gerente de educação Simony Braga, tais como as sessões especiais do Programa de Mentoria (5 e 19/4), o webinar sobre o Primeiro Ano da Nova Lei de Franquias (dias 8 e 9/4) e o Encontro Jurídico Virtual que tratará de Grupo Econômico em Redes de Franquias, marcado para o dia 15/4. Já a gerente de marketing Caroline Graciani destacou a importância de os associados acompanharem a entidade nas redes sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn: @abfoficial) e acessarem o canal de transmissão da TV ABF no YouTube.

Imagem: ABF/Divulgação