Início Notícias ABF em Ação ABF lança iniciativa para tornar Rio Preto o 1º APL de franquias do Brasil

ABF lança iniciativa para tornar Rio Preto o 1º APL de franquias do Brasil

ABF lança iniciativa para tornar Rio Preto o 1º APL de franquias do Brasil
Participantes do Encontro Regional ABF Interior de São Paulo

Em 2022, mercado faturou R$ 1,3 bilhão, com mais de 1.450 unidades de franquias e 12 mil empregos diretos.

A última reunião da Regional ABF São Paulo Interior, realizada em 28\09, foi marcada pelo lançamento de um iniciativa inédita no mercado de franquias brasileiro. A ABF, em parceria com o Sebrae, irá dar início ao processo para reconhecer a cidade de São José do Rio Preto como um Arranjo Produtivo Local (APL), o primeiro do franchising nacional.

Nos últimos anos, Rio Preto vem se consolidando como um polo de franqueadoras e outros players do setor. Há cerca de 61 redes franqueadoras associadas sediadas na região, que representam mais de 7.636 mil unidades em todo o país.

O mercado de franquias presentes no município (sediadas ou não) também é bastante representativo, tendo faturado R$ 1,3 bilhão em 2022, contando com mais de 1.450 unidades de franquias e gerando 12 mil empregos diretos. Segundo o último Ranking ABF das 30 Maiores Cidades em crescimento de número de unidades de franquias, divulgado em outubro de 2022, Rio Preto foi a quarta cidade com maior variação, 30,6% entre 2021 e 2022, sendo a primeira entre as cidades paulistas.

Membros da ABF e franqueadores de São Jose do Rio Preto durante o encontro
Autoridades locais, membros da ABF e franqueadores de São Jose do Rio Preto durante o encontro

Tal iniciativa reuniu, além de associados, representantes do Sebrae, Secretaria Estadual de Desenvolvimento, Secretaria Municipal de Desenvolvimento, da Associação Comercial de Rio Preto e o prefeito de Rio Preto Edinho Araújo. O presidente da ABF, Tom Moreira Leite, também participou.

“Vamos buscar esta grande marca de tornar Rio Preto um APL. Somos unidos, conectados e praticamos o associativismo. Agora vamos atrás deste reconhecimento oficial e das oportunidades dele advindas”, disse Guto Covizzi, diretor da Regional ABF Interior de São Paulo.

Para Maria Cristina Alvez, Diretora Regional do Trabalho da Secretaria Desenvolvimento Econômico do Governo de SP, “o franchising é um vetor de empreendedorismo, gerando empregos e renda. O setor precisar avançar e crescer”.

“Um APL não se faz apenas com as empresas que participam, se faz com governança. É quando a cadeia produtiva está inserida e conectada a outras entidades”, afirmou a gerente do Sebrae Rio Preto, Iroá Arantes.

Eneida Gama, diretora técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, deu mais informações sobre os APLs. O conceito guarda relação com os conhecidos clusters, que reúnem em uma mesma região diversos elos de uma cadeia produtiva. A diretora ressaltou que o governo estadual não cria os APLs, mas sim reconhece onde eles já existem. O processo tem três fases: reconhecimento e cadastramento (status atual de Rio Preto), identificação de níveis de maturidade e lançamento de editais de fomento.

Como vantagens, Eneida apontou: estratégia para aumento da competitividade e incremento da atividade empreendedora; acesso a novos mercados e posicionamento de produto; maior força política; geração de empregos; cooperação para inovação; atração de investimentos.

A partir do anúncio, ABF e Sebrae darão início a produção da documentação necessária para o reconhecimento da APL.

“Esse processo será pioneiro no Brasil e certamente servirá de inspiração para outras regiões. Vejo muita colaboração no franchising de Rio Preto, o que pode impulsionar ainda mais o desenvolvimento de nossa mercado”, disse Tom Moreira Leite.

Participantes do Encontro Regional ABF Interior e São Paulo

Fotos: Arnaldo Mussi