Início Notícias ABF em Ação Repasse e transformação digital marcam reunião regional

Repasse e transformação digital marcam reunião regional

Repasse e transformação digital marcam reunião regional
Participantes do Encontro Regional ABF Interior de São Paulo

Evento reuniu mais de 120 pessoas na Bella Capri Redentora e foi capitaneado por Guto Covizzi e Felipe Buranello.

Além do início do processo de reconhecimento do APL (Arranjo Produtivo Local) de Rio Preto, a Reunião Regional ABF São Paulo Interior, realizada em 28\09, trouxe ainda muito conteúdo e networking para os associados.

O evento reuniu mais de 120 pessoas na Bella Capri Redentora e foi capitaneado por Guto Covizzi, diretor regional, e Felipe Buranello, coordenador regional. Também marcaram presença o presidente da ABF, Tom Moreira Leite, e a diretora executiva, Fabiana Estrela.

Participantes do Encontro 

Tom fez uma palestra sobre o processo de transformação digital do Grupo Trigo e a importância do engajamento e reconhecimento de resultados. Essa mudança teve início com os processos de suporte ao franqueado e outros internos, passando então às operações nas lojas e na experiência do cliente.

Por exemplo, a partir de dados, o Grupo Trigo realizou um projeto para aumentar a recorrência de compra de seus consumidores, sem sacrificar custo e rentabilidade. O Grupo também passou a dar mais atenção a plataformas como o Tiktok que, embora ainda não seja a predominante, tem grande ligação com as gerações Y e Z.

Ele ressaltou, mais uma vez, a importância de desenvolver canais proprietários (como os APPs) para ter acesso aos dados dos consumidores. Na parte de engajamento, deu vários exemplos de iniciativas de reconhecimento desde viagens à Itália, a pequenos broches e elogios pontuais, todos com ótimos resultados.

Palestra de Guto Covizzi

Guto Covizzi, diretor regional e CEO da Bella Capri, também apresentou seu case na área de transformação digital. Com a pandemia, a rede passou a investir em quatro canais de venda (salão, delivery, take out e drive thru) com destaque para o seu App. Neste ambiente, a franquia passou a ter mais dados dos clientes e opções de relacionamento, sendo atualmente seu principal canal de vendas.

Uma das principais iniciativas foi, a partir de um diagnóstico por meio de dados, aumentar a recorrência de compras que chegava a casa dos 60 dias. Mais recentemente, a rede passou a utilizar inteligência artificial para personalizar ainda mais sua comunicação, obtendo resultados ainda melhores.

Participantes do Encontro Regional ABF Interior de São Paulo
Participantes do Encontro Regional ABF Interior de São Paulo

Na parte da tarde, houve um grande debate sobre o repasse no franchising. Participaram, Gustavo Freitas, do Mercadão dos Óculos, Rogério Gabriel, do Grupo MoveEdu, e Sidnei Amendoeira, diretor jurídico da ABF. Os debatedores foram unânimes sobre a importância deste instrumento no franchising para manter unidades operando.

Como boas práticas, citaram a realização de uma due dilligence (mesmo que de forma mais simplificada), ter claro os documentos requeridos, a necessidade de se buscar um franqueado com perfil para repasse e de se adaptar o processo de rollout e do day one para esta situação específica. Os debatedores comentaram que dão prioridade para o repasse interno dentro da rede.

“Não há uma receita de bolo. Cada rede tem sua realidade, algumas, como a minha, aceitam candidatos de fora. O que precisa ficar claro é que o repasse pode trazer excelentes oportunidades de negócios”, disse Tom Moreira Leite.

A reunião passou então a já tradicional sessão de mesas redondas com sete temas e participação ativa de toda a plenária.

Fechando o evento, foi realizada uma visita técnica a nova sede do Mercadão dos Óculos. Com instalações de última geração, a rede já construiu seu novo prédio tendo em vista o tamanho da organização para quando atingir a meta de mil unidades, além de investir muito em espaços de convivência e áreas para treinamento e recepção in loco de franqueados e suas equipes de todo o País.

Fotos: Arnaldo Mussi