Evento reuniu mais de 120 pessoas na Bella Capri Redentora e foi capitaneado por Guto Covizzi e Felipe Buranello.
Além do início do processo de reconhecimento do APL (Arranjo Produtivo Local) de Rio Preto, a Reunião Regional ABF São Paulo Interior, realizada em 28\09, trouxe ainda muito conteúdo e networking para os associados.
O evento reuniu mais de 120 pessoas na Bella Capri Redentora e foi capitaneado por Guto Covizzi, diretor regional, e Felipe Buranello, coordenador regional. Também marcaram presença o presidente da ABF, Tom Moreira Leite, e a diretora executiva, Fabiana Estrela.
Tom fez uma palestra sobre o processo de transformação digital do Grupo Trigo e a importância do engajamento e reconhecimento de resultados. Essa mudança teve início com os processos de suporte ao franqueado e outros internos, passando então às operações nas lojas e na experiência do cliente.
Por exemplo, a partir de dados, o Grupo Trigo realizou um projeto para aumentar a recorrência de compra de seus consumidores, sem sacrificar custo e rentabilidade. O Grupo também passou a dar mais atenção a plataformas como o Tiktok que, embora ainda não seja a predominante, tem grande ligação com as gerações Y e Z.
Ele ressaltou, mais uma vez, a importância de desenvolver canais proprietários (como os APPs) para ter acesso aos dados dos consumidores. Na parte de engajamento, deu vários exemplos de iniciativas de reconhecimento desde viagens à Itália, a pequenos broches e elogios pontuais, todos com ótimos resultados.
Guto Covizzi, diretor regional e CEO da Bella Capri, também apresentou seu case na área de transformação digital. Com a pandemia, a rede passou a investir em quatro canais de venda (salão, delivery, take out e drive thru) com destaque para o seu App. Neste ambiente, a franquia passou a ter mais dados dos clientes e opções de relacionamento, sendo atualmente seu principal canal de vendas.
Uma das principais iniciativas foi, a partir de um diagnóstico por meio de dados, aumentar a recorrência de compras que chegava a casa dos 60 dias. Mais recentemente, a rede passou a utilizar inteligência artificial para personalizar ainda mais sua comunicação, obtendo resultados ainda melhores.
Na parte da tarde, houve um grande debate sobre o repasse no franchising. Participaram, Gustavo Freitas, do Mercadão dos Óculos, Rogério Gabriel, do Grupo MoveEdu, e Sidnei Amendoeira, diretor jurídico da ABF. Os debatedores foram unânimes sobre a importância deste instrumento no franchising para manter unidades operando.
Como boas práticas, citaram a realização de uma due dilligence (mesmo que de forma mais simplificada), ter claro os documentos requeridos, a necessidade de se buscar um franqueado com perfil para repasse e de se adaptar o processo de rollout e do day one para esta situação específica. Os debatedores comentaram que dão prioridade para o repasse interno dentro da rede.
“Não há uma receita de bolo. Cada rede tem sua realidade, algumas, como a minha, aceitam candidatos de fora. O que precisa ficar claro é que o repasse pode trazer excelentes oportunidades de negócios”, disse Tom Moreira Leite.
A reunião passou então a já tradicional sessão de mesas redondas com sete temas e participação ativa de toda a plenária.
Fechando o evento, foi realizada uma visita técnica a nova sede do Mercadão dos Óculos. Com instalações de última geração, a rede já construiu seu novo prédio tendo em vista o tamanho da organização para quando atingir a meta de mil unidades, além de investir muito em espaços de convivência e áreas para treinamento e recepção in loco de franqueados e suas equipes de todo o País.
Fotos: Arnaldo Mussi