Painéis reuniram especialistas e novo estudo trouxe um diagnóstico setorial das redes de educação.
20/06/2022
O Seminário Setorial de Redes de Educação completou a programação do primeiro dia da ABF Franchising Week deste ano.
Rogério Gabriel (MoveEdu), diretor da Comissão de Educação e da Regional ABF Interior de São Paulo, conduziu o evento. Sylvia Barros (The Kids Club), coordenadora da mesma Comissão, apresentou os principais insights extraídos do Diagnóstico Setorial de Redes de Educação 2022.
Entre os resultados, o estudo aponta que as franquias do segmento de Serviços Educacionais extraíram lições e novas oportunidades de negócios a partir da pandemia de Covid-19. Uma delas é a consolidação da oferta de ensino híbrido ou online. Entre as principais transformações observadas após as adequações do período de pandemia, 88,9% das redes pesquisadas afirmaram terem aumentado os recursos de ferramentas tecnológicas.
Para Sylvia, “com a pandemia, o segmento de educação passou por toda essa transformação digital e multicanalidade, avançando neste período. Hoje, você consegue, o que há dois anos atrás não conseguia, entrar em contato com o curso, receber as informações, fazer a matrícula, cursar, receber o Diploma, sem nunca ter pisado na escola física”, comenta. Ainda segundo a coordenadora, hoje praticamente todas as escolas ofertam cursos de ensino a distância (EAD), exceto aqueles mais práticos, como os de culinária e de cabeleireiros, por exemplo. “A maioria dos outros oferece o que o varejo já vinha oferecendo há muito tempo, que é atender o cliente da forma que ele quiser. Isso criou várias possibilidades e também desafios, mas muito mais possibilidades”, completa.
Outra conclusão extraída do estudo a partir da transformação digital está relacionada à confiança no ensino online. Segundo Sylvia, um dos efeitos muito importantes para o segmento de Serviços Educacionais como um todo foi as pessoas demonstrarem ter mais confiança no ensino remoto. “Hoje as pessoas veem que sim, funciona. Principalmente o ensino de idiomas, tecnologia e alguns cursos profissionalizantes, não só funciona, como você consegue acessar alunos que, se não fosse dessa forma, não fariam. Assim, as redes levam a educação para mais pessoas”, observa.
O levantamento da ABF indicou também que 79,2% das marcas pesquisadas ministram cursos aos seus alunos no formato online.
“A nova relação franqueador e franqueado”
Na palestra “A redefinição do papel das partes: a nova relação franqueador e franqueado”, Juarez Leão (Leão Group), membro do Conselho da ABF, observou que “a volatilidade é a nova ordem” e o sistema de franquias, padronizado, passa necessariamente por transformações. O palestrante observou a diferença entre multicanalidade, que é a presença da marca em diversos canais de venda, e a omnicanalidade, que é a integração entre esses vários canais. “A multicanalidade não é uma opção”, ressaltou.
Na sequência, sob moderação de Leão, Marcel Geraldini, do MATH Group, Luiz Moraes, da SUPERA Ginástica para o Cérebro, e Julio Segala, do Kumon, debateram a “Gestão de leads no contexto atual – O papel das partes e redefinição do modelo”. Os participantes entendem que a franqueadora deve promover a geração de leads (potenciais clientes que demonstram interesse no produto e/ou serviço de uma marca), mas é fundamental que o franqueado entre em contato com esses interessados.
Para encerrar o evento, o painel “Entrega de valor dentro da jornada do aluno / multicanalidade / territorialidade”, sob moderação de Renata Pin (Andrea Oricchio Advogados), contou com as análises de Rogério Gabriel e Luciana Fortuna (CNA). De acordo com Luciana, “a pandemia trouxe desafios e muitas oportunidades”. Ao observar o número de municípios em que não havia unidades da rede de idiomas, a franqueadora criou o projeto “CNA Conecta”, em que interessados que residam nesses locais acessam a plataforma da rede e tornam-se estudantes.
Foto: Marcel Uyeta