Seminário de Transformação digital reuniu especialistas que falaram sobre esse consumidor empoderado digitalmente, além de meios de pagamento e cibersegurança.
O Seminário de Transformação Digital abriu os trabalhos nesta manhã (23/6), quinto dia da ABF Franchising Week 2022. A semana de imersão no universo das franquias, realizada de forma híbrida (presencial e online), termina nesta sexta, com o Simpósio Jurídico e de Gestão Empresarial.
“Eu coloquei a transformação digital como uma meta da minha gestão”, disse André Friedheim, presidente da Associação Brasileira de Franchising, em seu discurso de abertura. Esse foco na área levou o presidente da ABF, entre outras iniciativas, a criar a Comissão de Transformação Digital em 2020. Ainda segundo ele, toda transformação digital e as soluções encontradas nesses dois últimos anos reforçaram muito as empresas franqueadoras.
Julio Monteiro (Megamatte), coordenador da Comissão de Transformação Digital da ABF, conduziu o evento. De acordo com o executivo, é preciso distinguir iniciativas digitais de transformação digital. “Nós vimos muitos empresários trazendo iniciativas digitais para suas empresas, mas o grande peso está na transformação digital”, observou. “Nossa proposta é envolver tanto as pessoas, como os processos e a tecnologia (…). Somente assim vamos conseguir fazer uma transformação digital efetiva”, ressaltou.
Convidado ao palco, Roberto Barbosa, vice-presidente comercial da LG, ressaltou a importância da tecnologia no processo de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus e falou sobre o desafio da transformação das empresas do setor. “De nada vale a tecnologia se ela não transformar a vida das pessoas”, disse.
Meios de pagamento
Em seguida, Augusto Lins, presidente da Stone, falou sobre a digitalização dos consumidores nos últimos dois anos, o que demandou novas experiências de pagamentos. “A experiência de pagamento impacta diretamente na experiência de compra que reflete a percepção da marca”, disse.
Além disso, Lins frisou que a tecnologia fez com que o consumidor ficasse mais empoderado, como nunca antes, o que foi visto como uma oportunidade para as marcas e suas parceiras financeiras. Ele compra onde quer, como quer, a hora que quer, decide como pagar e como receber o produto.
O especialista apontou as principais tendências da indústria de pagamentos:
- Tokenização;
- E–commerce e app;
- Pix;
- Open banking;
- Metaverso;
- Valor Agregado.
“Estamos vivendo um momento único de oportunidades em nosso país para os nossos negócios”, disse Lins, e concluiu: “Olhem para os meios de pagamento como branding, não como taxa, para alavancar os negócios”.
Segurança da Internet
Victor Santos, cofundador e CEO da Clavis Segurança da Informação, apontou que cibercriminosos causaram um prejuízo à economia global de US$ 6 trilhões em 2021, ante 2020. No entanto, segundo ele, a maior parte das empresas não possui dados completos e confiáveis. “Podemos dizer que há um sequestro de informações em ascendência nos dias de hoje. Esses dados são cobrados para voltar às suas mãos e ainda correm o risco de serem vazados”, alertou.
De acordo com o especialista, são identificadas no Brasil 1.395 tentativas de ataques digitais por minuto e 43% das empresas atacadas são pequenas e médias.
Na visão de Santos, são necessários apenas alguns passos para se implantar um programa efetivo de cibersegurança na empresa:
– Apoio da alta gestão;
– Análise dos gaps (Gap analysis);
– Ciber-higienização;
– Adequação à LGPD;
– Conscientização do time;
– Acompanhamento;
– Monitoração.
Segundo o especialista, os principais ataques de segurança acontecem com e-mails simples. “A segurança de informação é um organismo vivo em constante evolução”, definiu, e orientou: “Façam do seu time a primeira linha de defesa”.
Fotos: Keiny Andrade