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Congresso de Internacionalização é palco do Prêmio Destaque 2022

Congresso de Internacionalização é palco do Prêmio Destaque 2022
Vencedores: (a partir da esq.) Jorge Mayer (iGUi), Rhaony Diniz (Chilli Beans), Paulo Morais (Espaçolaser), Natan Baril (ABF), Georgius Frangulis (Oakberry) e Marcos Barriviera (Grupo SD - Sobrancelhas Design) com seus troféus do Prêmio Destaque de Internacionalização

Cinco grandes redes foram premiadas por seus cases de internacionalização: Chilli Beans, Espaçolaser, Grupo SD – Sobrancelhas Design, iGUi e Oakberry.

22/06/2022

“A área internacional está no meu coração”, disse André Friedheim, presidente da ABF, ao abrir o Congresso Internacional de Franchising, na tarde desta quarta-feira (22/6). Friedheim  lembrava de boa parte de sua atuação na entidade como diretor da área. O evento que integra a ABF Franchising Week foi realizado no mesmo dia da abertura da ABF Expo, que vai até o próximo dia 25/6.

Coordenado pelo diretor internacional da ABF, Natan Baril, o Congresso foi marcado pelo anúncio e entrega dos troféus às marcas vencedoras do Prêmio Destaque de Internacionalização, uma iniciativa da ABF e ApexBrasil no âmbito do Projeto Franchising Brasil. “Fico feliz que hoje vamos conseguir reconhecer os grandes cases internacionais”, declarou Friedheim. Para o presidente da ABF, “não é fácil internacionalizar, apesar do nosso DNA ser expansionista”.

Segundo Baril, na edição deste ano do Prêmio, 16 redes inscreveram seus cases, dez foram finalistas e cinco grandes marcas sagraram-se vencedoras: Chilli Beans, Espaçolaser, Grupo SD –  Sobrancelhas Design, iGUi e Oakberry.

Karen Hayashi, gestora de projetos da ApexBrasil, ao lado de André Friedheim, Natan Baril e do gerente internacional da ABF, Bruno Amado, entregaram os troféus aos vencedores.

Estratégias bem-sucedidas no processo de internacionalização
Após a premiação, representantes das redes vitoriosas falaram dos respectivos cases no painel “Estratégias bem-sucedidas no processo de internacionalização”.

Jorge Mayer, sócio-diretor da iGUi, destacou o crescimento da rede no período de pandemia. “Tivemos um ‘plus’ bastante grande para nossa empresa, foi muito bom e internacionalmente crescemos muito”, disse. Mayer lembrou que a empresa iniciada em 1995 começou a expansão internacional em 2005, pela Argentina, e hoje a maior fabricante e comercializadora global de piscinas em poliéster reforçado com fibra de vidro (PRFV) está em 54 países. “Temos um trabalho forte e reconhecido, mas temos ainda muito espaço para crescer na área internacional”, ponderou. Segundo o executivo, um grande diferencial da marca desde o início foi a “qualidade acima de tudo”.

Georgius Frangulis, fundador e CEO da Oakberry, criou a marca em 2016, a partir de sua experiência nos Estados Unidos. “Um produto pensado para a comunidade global, que se autodenomina uma plataforma de alimentação saudável”, definiu. A rede especializada em açaí também registrou ótimo desempenho na pandemia. Segundo Frangulis, a marca contava com 30 unidades fora do Brasil no início da Covid-19 e atualmente já são mais de 100.

Na Chilli Beans a estratégia de expansão internacional passa por uma timeline, que, segundo Rhaony Diniz, coordenador comercial internacional, ajuda a rede a entender os diferentes formatos e os canais de venda a serem utilizados nos diversos países, e definir o posicionamento de marca. Atualmente, a rede de Moda está presente em 16 nações.

Marcos Barriviera, CEO do Grupo Sobrancelhas Design, disse que o objetivo da marca é exportar sua cultura e ser uma empresa global. Hoje a rede do segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar conta com unidades nos Estados Unidos e na América Central.

Paulo Morais, sócio-fundador da Espaçolaser, destacou: “Todos nós somos merecedores porque sabemos o quanto de batalha temos no nosso dia a dia”. A rede de Saúde, Beleza e Bem-Estar ingressou no mercado em 2004, em 2015 entrou para o franchising e em 2018 surgiu a primeira unidade no exterior, na Argentina, com uma loja própria e uma nova marca: Definity & Spaçolaser. Ontem (21/6) foi inaugurada a primeira loja no Paraguai, na capital Assunção. Segundo Morais, a qualidade do atendimento é o principal ponto observado pela franqueadora. O plano estratégico de expansão da rede envolveu análise de mercado e competitividade nos países, definição dos países prioritários e objetivos, registro de marca, consultas às barreiras tarifárias e não-tarifas (legal, fiscal, sanitária etc.) e um time com experiencia em internacionalização.

Foto: Keiny Andrade