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Especialistas frisam atendimento, saúde física e mental em redes

Especialistas frisam atendimento, saúde física e mental em redes
(A partir da dir.) Danyelle Van Straten, Gustavo Albanesi, Denize Savi e Flávia Rodrigues

Primeiro Seminário de Saúde, Beleza e Bem-Estar marca a manhã de palestras da 8ª edição da ABF Franchising Week, em São Paulo.

A 8ª edição da ABF Franchising Week já está a todo vapor no Expo Center Norte, em São Paulo. O primeiro Seminário de Saúde, Beleza e Bem-Estar da história do evento foi apresentado nesta segunda-feira (26/6) por Tom Moreira Leite (Grupo Trigo), presidente da ABF, Adriana Auriemo (Nutty Bavarian), vice-presidente, e Thaís Ramos, coordenadora da Comissão de Saúde, Beleza e Bem-Estar(Não+Pelo).

Sob a moderação de Danyelle Van Straten (Depyl Action), o painel inicial teve o tema Mudança de comportamento: a necessidade de cuidar da saúde física e emocional. Os especialistas renomados do segmento que discutiram o assunto foram: Flávia Rodrigues (Mindminers), Denize Savi (jornalista, apresentadora e palestrante especializada em Ciência da Felicidade) e Gustavo Albanesi (Budha Spa).

Carla Sarni (Grupo Salus) foi responsável pela palestra magna Como acelerar e manter o seu negócio em crescimento e o debate final girou em torno da Excelência no atendimento: a importância da jornada do cliente. Participaram da palestra: Claudia Vobeto, diretora de Capacitação da ABF (Majô Beauty Club), como moderadora, Arione Diniz e Ariane Diniz (Óticas Diniz), Natália Martins (Natália Beauty Group) e Nadim Farid Nicolau Neto (Oral Unic).

Mudança de comportamento: a necessidade de cuidar da saúde física e emocional

O Brasil é um país com números significativos relacionados à saúde mental, impulsionado, principalmente, pela pandemia do coronavírus. Um estudo da Mindminers apontou que mais de 80% das pessoas concordam que cuidar da saúde mental é importante, mas apenas 7 em cada 10 pessoas fazem atividades para relaxar.

“Os dados nos mostram que ter esse cuidado mental e físico não é uma questão de consciência, mas de falta de iniciativa própria. As marcas precisam ser mais empáticas e humanas ao impulsionar o amor próprio e a força de cada um. Quando não há equilíbrio entre essas duas partes há uma queda na autoestima (40% em mulheres) e no consumo com lazer e bem-estar”, ressalta Flávia.

Cientificamente, meditar no sentido de desligar a sua mente de tudo e todos por, no mínimo 20 minutos, é favorável à criatividade e autoconhecimento. Nesse contexto, Denize falou sobre o projeto de Felicidade Corporativa, que já existe na Europa e nos Estados Unidos, inserido e liderado por ela na Chilli Beans, e consiste na aplicação de ferramentas de pesquisas junto a uma consultoria.

“É uma iniciativa para ser inserida no dia a dia da empresa. Um processo demorado e subjetivo que se inicia no RH (dentro da empresa) e é levado aos franqueados, colaboradores e cliente final. Levamos a vida no automático, mas precisamos parar um pouco e estar presentes na nossa vida”, finalizou.

Albanesi falou, ainda, sobre o crescimento da procura por massagens e por bem-estar alimentar, social, físico e mental na rotina das pessoas. “Estamos em meio a tantos processos tecnológicos que a experiência humana se valoriza por si só”, disse. Sobre a gestão de uma franquia de bem-estar como a Budha Spa, “há um acompanhamento periódico de todos os processos, desde a preparação mental da base da franqueadora, do franqueado, terapeutas, massagistas e desenvolvimento das técnicas de saúde. Além disso, criamos uma comunidade de gestão com impulso à nutrição alimentar, atividades físicas e mentais a todos os colaboradores. Há uma troca entre nós e, consequentemente, esse bem-estar é repassado aos clientes através de experiências positivas”, disse.

Mesmo após a pandemia do coronavírus, a dedicação de todos à qualidade de vida em meio às tarefas do dia a dia e excesso de informação gera um cansaço mental constante e as redes devem encontrar oportunidades nisso. O impacto positivo de uma empresa sob o seu colaborador também gera frutos na sociedade e no seu cliente em uma espécie de cadeia. “Cuidar da saúde interna da marca e dos consumidores é um investimento, temos que ter isso claro. Criar um investimento seguro para as pessoas terem poder de fala e bem-estar deve se estender a todos os stakeholders. Temos que ser humanos com todos, dentro da cadeira da franquia e fora”, concluiu Danyelle Van Straten.

Palestra Magna: Como acelerar e manter o seu negócio em crescimento

A perpetuação do DNA do negócio é fundamental para o sucesso, assim Carla Sarni (Grupo Salus) iniciou o seu painel. A odontologista e empresária contou sua história, experiências e aprendizados que adquiriu ao longo dos anos. Para ela, a confiança e credibilidade são fatores extremamente chaves para quem quer abrir uma franquia de odontologia. “Eu dei para a classe C e D o tratamento odontológico que a A e B tinha. Hoje, percebo que empreender é um ato de coragem. Não existe processo linear para o crescimento e poucos empreendedores conseguem superar a resistência”, afirmou. Atualmente, a Sorridents – uma das marcas do Grupo – atende 6 milhões de pacientes.

A executiva falou, ainda, quais os principais pontos para um negócio dar errado: temperamento do dono, não vender e falta de atitude. Ou seja, o empreendedor deve ir atrás de tendências, aperfeiçoar processos e ir atrás de conhecimento constante. “Marcas precisam vender por si só. Os CEOs, hoje, devem ser influentes. Ninguém melhor para falar do seu negócio, motivar colaboradores e abrir oportunidades de negócios do que o próprio dono”, ressaltou.

Painel: Excelência no atendimento: a importância da jornada do cliente

A transformação digital do consumo modificou a jornada do cliente nesses últimos anos e o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar identificou pontos de necessidades a serem tratados. Neste sentido, Natália frisou que a facilidade do processo deve ser crucial. “Devemos nos importar menos com dados e mais em gerar memória afetiva positiva nos nossos clientes em cada atendimento ou serviço. A experiência do cliente é o novo marketing: é mais simples nutrir quem você já atende do que conquistar novos”, disse.

Em meio à concorrência acirrada, pai e filha, Arione e Ariane Diniz, abordaram a importância do investimento em capacitação da franqueadora e time de franqueados. “A marca criou uma cultura corporativa forte, segue tendências e atinge padrões que se destacam, mas também impulsiona o ganho de conhecimento constante e a modernização tecnológica das equipes”, afirmou Ariane. De acordo com o fundador da rede de óticcas, “por ano, vendemos 1,8 milhão de óculos e apenas 40% das pessoas que precisam usar óculos estão com eles, o que é um grande desafio. O modelo de atendimento da marca é referência no Brasil, pois busca estudos de melhorias em atendimento e saúde ocular. Somos transparentes dentro e fora da empresa, o que nos transformou em maestros no quesito encantar e fazer o cliente ser fã das lentes”, disse.

Neto afirmou, ainda, que os processos devem ser pensados do início ao fim e a emoção do cliente é o que mais conta para conquistar credibilidade e confiança. “Nas nossas unidades, usamos o olfato como primeiro contato para que a pessoa desenvolva essa primeira sensação seguida pelo atendimento, consulta, procedimentos e pesquisas de satisfação. Mas, além disso, enviamos no dia seguinte da consulta uma pequena cesta de café da manhã para que o paciente tenha uma experiência inesquecível e afetiva ao cuidar da sua saúde, contou.

Por fim, a diretora de Capacitação da ABF comentou que o foco de toda e qualquer marca de franquia deve ser o ser humano, as experiências humanas e a capacitação de um time como um todo. “O poder da constante comunicação e capacitação da cadeia da franqueadora ao franqueado é essencial para o desenvolvimento de processos que fortaleçam a relação com o cliente e o seu bem-estar completo”, afirmou Claudia.

 Depoimentos

“Muito aprendizado, conceitos novos e atuais sobre processos e modelo de gestão pós-pandemia. Saio daqui com muitas ideias para incluir na franqueadora. Temos que aprender com quem está crescendo ou já são cases de sucesso para que as ideias se pulverizem para as marcas”, afirmou Daniela Donadelli (Adclinic).

“As mesas de discussões trouxeram pontos fundamentais sobre a saúde mental de colaboradores e de clientes, como também dicas de gestão e aprimoramento de treinamentos e atendimentos”, frisou Fernanda Costacurta (VANT Group).

Foto: Jardiel Carvalho