- 8ª edição do maior evento do setor na América Latina reunirá, de 26 a 28 de junho, centenas de profissionais do mercado de franquias no Expo Center Norte, em São Paulo.
- Semana do Franchising envolve, ainda, a 30ª ABF Franchising Expo, maior feira de franquias do mundo, que vai de 28/6 a 1º/7.
“O food service experimentou novos avanços no período de pandemia: acelerou seu processo de digitalização, investiu mais no delivery e tornou-se ainda mais omnichannel”. A afirmação foi feita por Tom Moreira Leite (Grupo Trigo), presidente da ABF, na abertura da ABF Franchising Week 2023 e do Seminário Setorial de Food Service.
O maior evento do setor de franquias na América Latina reúne, de hoje (26) a quarta-feira (28/6), centenas de profissionais no Expo Center Norte, em São Paulo. A Semana de imersão no setor de franquias envolve, ainda, a 30ª ABF Franchising Expo, maior feira de franquias do mundo, que será realizada de 28/6 a 1º/7.
Entre os insighs extraídos por Moreira Leite do NRA Show, maior evento global do mercado de food service (realizado pela americana National Restaurant Association, em maio último em Chicago), está a exploração de novos conteúdos no TikTok, disse.
A alta recorrência ao criar novas bases de dados também foi outro ponto destacado por Leite. “Esta é uma agenda que julgo fundamental”, ressaltou. Ainda segundo o presidente da ABF, é preciso ter clareza sobre o que estão falando da sua marca nas redes sociais, o tempo todo, todos os dias.
João Baptista Junior (Rei do Mate), coordenador da Comissão de Food Service, destacou em sua fala a defesa do franchising íntegro, campanha lançada pela ABF, cujo objetivo é “fazer negócios com ética, empatia e integridade”.
Visão estratégica, desafios e oportunidades
“Visão estratégica do setor de food service – Desafios e Oportunidades” foi o tema da palestra de Daniel Castrup, diretor da Coca-Cola. O executivo apresentou dados de uma pesquisa feita pela companhia. Segundo o estudo, cultura, economia, tecnologia e ambiente são as tendências que influenciam as macroforças no longo prazo na América Latina.
Inovação, sustentabilidade e acessibilidade são, de acordo com Castrup, pontos fundamentais para o sucesso dos negócios indicados pelo estudo, que revelou também que mais de 50% da população brasileira passa pelos canais de food service.
Ainda segundo o executivo, a pesquisa indicou também que a experiência é outro ponto importantíssimo na relação com o consumidor. Além dela, disse Castrup, as empresas precisam estar atentas aos pontos de paixão (passion points) do momento: música, streaming e games.
Um painel reunindo Moreira Leite, Baptista e Castrup encerrou a primeira etapa do Seminário.
Rafael Ferreira (Tiobak), elogiou a qualidade, o volume das informações recebidas no evento e a troca de experiências com importantes players do setor. “A ABF nos deixa alinhados com o mercado. O Seminário nos traz insights importantes, inclusive do exterior. Para nós é muito bom. Muda a vida da gente”, ressaltou.
Para Jessica Oliveira (Tuicial Indústria Gráfica), a ABF Franchising Week faz com que os participantes se preparem bastante para o mercado, para as tendências e os desafios futuros. “Todo ano são excelentes os eventos, bem construtivos e tenho certeza de que conseguiremos evoluir muito mais”, concluiu.
Foto: Keiny Andrade