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ABF Expo 2016 concentra ações de expansão internacional

ABF Expo 2016 concentra ações de expansão internacional
A feira contou com estandes dos Estados Unidos, da Argentina, e, de forma inédita, do Japão

Ampliar as fronteiras do franchising brasileiro e atrair novas marcas internacionais para o País são ações permanentes da ABF – Associação Brasileira de Franchising, que tem a capilaridade como um dos seus pilares estratégicos e atua, no âmbito internacional, em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Para fomentar novos negócios no campo da internacionalização, a entidade promoveu uma série de iniciativas durante a 25ª ABF Franchising Expo. A feira passou a integrar, a partir deste ano, a ABF Franchising Week, uma semana composta também por seis eventos de conteúdo qualificado que proporcionou ao público interessado uma verdadeira imersão no universo do franchising.

A feira contou com estandes dos Estados Unidos, da Argentina, coordenado pela Associação Argentina de Franquias (AAF) e, de forma inédita, do Japão, que estará pela primeira vez no Brasil em uma missão empresarial do seu franchising. Coordenado pela Japan External Trade Organization (JETRO), o Espaço Japão reuniu um grupo de 13 líderes e profissionais de franquias japonesas, especialmente empresas dos segmentos de alimentação e serviços. No grupo, com apoio da Japan Franchise Association (JFA), estão as redes de lámem YS Foods e Tentakaku Inc., a fabricante de utensílios de mesa Wasara e as consultorias M’s Planning e Franchise Research & Strategy Institute.

Outra importante iniciativa conjunta entre ABF e Apex é o Projeto Comprador, que reunirá empresários e/ou investidores interessados em levar marcas brasileiras para os seguintes destinos: Arábia Saudita e Oriente Médio, Américas Central e do Sul. O grupo é composto, em sua maioria, por máster franqueados de grandes marcas internacionais. A missão japonesa integra o Projeto por reunir empresários japoneses interessados em levar marcas brasileiras para o país asiático.

Já no estande dos Estados Unidos, os investidores tiveram a oportunidade de conhecer detalhes da Missão Franchise USA, uma parceria entre o Serviço Comercial dos Estados Unidos (Consulado Americano), órgão ligado ao Departamento de Comércio do Governo Norte-americano, a International Franchise Association (IFA) e a ABF. Na missão, que será realizada de 21 a 23 de setembro em São Paulo, serão apresentados 11 conceitos do franchising dos Estados Unidos nos segmentos de alimentação, com sete marcas: Bonchon, Carl’s Jr., Dairy Queen, Melting Pot, Papa John’s, Wing Zone e World of Beer; Imobiliária, com a Coldwell Banker; Saúde, com a Assisting Hands Home Care; Segurança, com a Signal 88 Security; e Sinalização Gráfica, com a Fastsigns.

De acordo com Renato Sabaine, especialista comercial e responsável pela área de franquias do Consulado Americano no Brasil, “a ABF é o parceiro na missão por buscar um ambiente favorável fundamental para propiciar a realização de negócios. Como entidade do setor, a Associação poderá identificar potenciais parceiros qualificados no Brasil para o início de operações de marcas de qualidade norte-americanas, do mesmo modo que a ABF tem feito um trabalho exemplar, ajudando seus associados a ingressarem no mercado e na expansão das marcas brasileiras no mundo”.

A importância dessas ações foi enfatizada por Claudio Tieghi, diretor de inteligência de mercado, internacional e de sustentabilidade da ABF. Para ele “o avanço do franchising brasileiro, com redes mais maduras, profissionalizadas e capacitadas, contribui para a expansão internacional das marcas nacionais. Aliado a esse fato, o desenvolvimento socioeconômico do País e do mercado brasileiro tem atraído cada vez mais redes estrangeiras para o País. Portanto, é de fundamental importância os projetos de expansão internacional que estamos promovendo na ABF Expo e que fazem parte do pilar estratégico da capilaridade das redes brasileiras no qual a entidade fundamenta essas iniciativas”.