Início Notícias ABF em Ação ABF e Prefeitura de Campo Grande promovem evento para impulsionar franchising local

ABF e Prefeitura de Campo Grande promovem evento para impulsionar franchising local

ABF e Prefeitura de Campo Grande promovem evento para impulsionar franchising local
Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul: mercado atraente para as franquias na cidade e no Estado

O evento “Vamos Falar de Franchising” levou ao público de Campo Grande (MS) palestras gratuitas sobre desafios, perspectivas e tendências das franquias.

Com apoio da Associação Brasileira de Franchising (ABF), a Prefeitura Municipal de Campo Grande promoveu no Parktec (Parque Tecnológico de Campo Grande), no último dia 20 de março, o evento “Vamos Falar de Franchising”. A ação contou com palestras sobre desafios, perspectivas, tendências e oportunidades em um mercado que segue em ascensão na capital do Mato Grosso do Sul.

Direcionada a empresários e pessoas interessadas em investir em negócios do ramo, a iniciativa foi parte de uma estratégia que visa fortalecer empresas que possuem capacidade para se tornar franqueadoras, já que o município em apoio ao movimento reduziu o ISS para as empresas franqueadoras de 5% para 2%.

No evento, a diretora-executiva da ABF, Fabiana Estrela, apresentou o panorama do franchising com os números do desempenho na região Centro-Oeste e no Brasil. O diretor da Regional Centro-Oeste da entidade, Mauro Hyde, apresentou a palestra “Como se Tornar uma Franqueadora”. O gerente jurídico, de Compliance e Governança da ABF, Bruno Lucius, destacou as questões de advocacy com atualizações jurídicas. Já os franqueados Nelson e Solange Brum, do Grupo Valebrum, multifranqueados do O Boticário e Quem Disse Berenice?, apresentaram seus cases com o tema “Franchising na sua vida e visão, papel do franqueado e do franqueador no sucesso do negócio”, trocando experiências e reflexões sobre visão e papel dos atores de franquias nos negócios.

O evento contou, ainda, com a participação da prefeita Campo Grande, Adriana Lopes, do secretário municipal da Sidagro (Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio), Adelaido Vila, do representante da FIEMS, Odilon Moura, da presidente da FCDL-MS (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de MS), Inês Santiago, e do fundador da rede Multicoisas, Lindolfo Martin.

Hyde explicou que o segmento tem se destacado cada vez mais na economia brasileira e tem ainda um grande mercado a ser explorado em Mato Grosso do Sul. “A gente precisa desenvolver ainda mais o trabalho junto à Prefeitura de Campo Grande. Ao conceder esse incentivo, reduzindo o ISS para franqueadoras e, consequentemente, para o setor, com certeza serão atraídas muitas franqueadoras para a cidade e desenvolvidos novos negócios. [Hoje] muitos negócios de Campo Grande e região podem se tornar franquia e a ABF está pronta para acolher todos eles e dar todo suporte e orientação”, afirmou o diretor regional.

Campo Grande e o sistema de franquias

Em Campo Grande o sistema de franquias tem se destacado por contribuir com o desenvolvimento local, ao registrar um faturamento de R$1,4 bilhão em 2023, o que representa um aumento de 1% em relação ao ano anterior.

O secretário municipal da Sidagro ressaltou que o objetivo é justamente atrair essas franquias para Campo Grande. “O contato que nós fizemos com a ABF é justamente para trazer essa oportunidade de redução do imposto, mas mais do que isso, é para trazer conhecimento técnico. Por isso, nós fomos buscar a Associação Brasileira de Franchising, justamente para criar esse ambiente onde nós possamos transformar grandes empresas de Campo Grande em cases de sucesso de franquias que podem se espalhar para todo o Brasil”, ressaltou Vila.

Ainda conforme o secretário, vários segmentos chamam atenção. Mas, em específico, há um terreno fértil e promissor para as exportações da proteína bovina. “Isso é algo muito forte, pois temos especializações e um produto diferenciado, que realmente chama a atenção”, argumentou, ao pontuar ainda que com a geração de empregos pelas franquias, há também a possibilidade de melhores salários e qualidade de vida, já que o caminho para o empreendedor é “assertivo” e traz “todo um acolhimento técnico de roteirização daquilo que é preciso fazer para dar certo. Então, por isso a importância da ABF”, completou.

A presidente da FCDL-MS, Inês Santiago, argumentou que a redução de tributos e a abertura das portas para as franchising, impulsionará o desenvolvimento econômico. “É uma honra muito grande para nós recebermos em Campo Grande a ABF. Importante dizer que a decisão da Prefeitura vai ajudar a desenvolver a nossa cidade e com essa redução de ISS, nós vamos poder atrair muitos franqueadores, o que vai contribuir enormemente na geração de empregos e na distribuição de renda, indo de encontro ao slogan que ‘Campo Grande é a cidade das oportunidades’ e essa é uma grande oportunidade que nasce hoje”, afirmou.

Foto: Divulgação