ABF e Apex-Brasil celebram assinatura de novo convênio do Franchising Brasil

Franchising Brasil

Convênio de mais de 15 anos com Apex-Brasil foi renovado para o biênio 2021-2022 e possibilitará acesso a mercados prioritários como Estados Unidos, México, Colômbia, Portugal, Espanha,
Emirados Árabes Unidos, China, entre outros

No último dia 17 de março foi assinado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) o Convênio que permitirá a continuidade do programa Franchising Brasil para o biênio 2021-2022. A formalização da parceria coroa um grande esforço que teve início no segundo semestre de 2020, quando começaram as tratativas e negociações.

A escolha dos mercados prioritários foi concluída em agosto, com a participação dos associados, e foram elencados os países que terão uma atenção especial com ações de promoção e capacitação. A seleção compreende os seguintes países: Estados Unidos, México, Colômbia, Peru, Chile, Paraguai, Portugal, Espanha, Emirados Árabes Unidos e China.

De acordo com Bruno Amado, gerente do programa Franchising Brasil, “nesse momento tão delicado com a economia e a saúde pública fragilizadas em todo o planeta, a renovação do nosso convênio com a Apex é um alento e reflete a confiança depositada no setor de Franchising Brasileiro”.

Carla Frade, gestora do programa na Apex-Brasil, também concorda com a importância deste projeto setorial e sua renovação por mais dois anos. “Estamos muito contentes por renovar esta parceria, que já dura mais de 15 anos. Entendemos que o apoio à internacionalização do setor de franquias é estratégico, tendo em vista sua contribuição para a geração de empregos, para o fomento ao empreendedorismo no Brasil, e para o fortalecimento da imagem do país no cenário internacional. Na próxima edição do Franchising Brasil esperamos entregar ainda mais valor para as empresas participantes como, por exemplo, por meio de iniciativas digitais, que poderão beneficiar empresas de todo o país”, ressalta.

Por mais que a internacionalização possa não parecer uma estratégia fácil neste momento, a ABF seguirá com suas iniciativas, projetando as franquias brasileiras internacionalmente. Entre elas estão ações de promoção virtuais e de marketing, incentivo à capacitação, divulgação de materiais e a conscientização necessária sobre o tema e o grande potencial que ele representa quando se trata das marcas brasileiras.

A primeira ação do novo convênio aconteceu nos dias 6 e 13 de abril, com uma orientação especial sobre o mercado americano de franquias, realizada em parceria com o Consulado dos Estados Unidos em São Paulo.

Já nesta terça-feira, 20 de abril, o Franchising Brasil participa de um workshop virtual promovido pela AGF – Asociación Guatemalteca de Franquicias, ocasião na qual está sendo aberto espaço para que as redes brasileiras que queiram expandir para a América Central apresentem suas marcas.

Mais informações sobre esses eventos, assim como as inscrições, são divulgadas pelos canais de comunicação da ABF. Para participar do Franchising Brasil, saber mais sobre o programa e o que ele oferece, acesse as redes sociais do programa (Facebook, Instagram, LinkedIn e Site Oficial) e entre em contato através do e-mail [email protected].

De acordo com pesquisa da ABF, atualmente há 163 redes brasileiras presentes em 106 países. Entre as nações top 10 com maior presença de marcas Made in Brazil, os Estados Unidos seguem liderando a lista, com Portugal em segundo lugar e o Paraguai em terceiro. No ano passado, Peru (20%), Angola (14%) e Equador (10%) foram os países que registraram maior variação na presença das redes brasileiras.