Início Notícias ABF em Ação Cursos da ABF capacitam empreendedores no sistema de franquias

Cursos da ABF capacitam empreendedores no sistema de franquias

Cursos da ABF capacitam empreendedores no sistema de franquias
Cursos da ABF capacitam profissionais no franchising

 Com o objetivo de ampliar a capacitação de empreendedores para o mercado de franquias, a ABF – Associação Brasileira de Franchising lança uma novidade entre os cursos oficiais do setor realizados pela entidade. Um dos seus mais tradicionais cursos, o Entendendo Franchising passa a ser oferecido a partir de abril também online. A entidade divulga, ainda, o Calendário da ABF Educação deste ano.

Os cursos oficiais do franchising, oferecidos pela ABF e reconhecidos pelo mercado, abrangem todas as áreas do setor e em diferentes níveis. Eles envolvem desde os conhecimentos necessários para se ingressar no sistema de franquias – como o Entendendo Franchising – à pós-graduação, por meio do MBA Gestão de Franquias, pioneiro e único no País.

“O desenvolvimento do setor de franquias no Brasil se deve, em boa medida, à maior capacitação dos profissionais envolvidos, e a ABF, desde a sua fundação, há 30 anos, assumiu como parte de sua missão promover esse desenvolvimento por meio da educação empreendedora”, afirma o presidente da entidade, Altino Cristofoletti Junior.

Além de ser um dos mais tradicionais, o Entendendo Franchising é também um dos cursos mais procurados da ABF. De acordo com Angela Manzoni, diretora de Educação, “o conteúdo é o mesmo do curso presencial, com a vantagem de poder ser feito onde e quando o estudante quiser, e, ainda, com mais economia, praticidade e comodidade”.

O Entendendo Franchising soma-se a outros dois cursos via web oferecidos pela ABF por meio de sua plataforma online de capacitação: Expansão e Venda de Franquia e Administrando o Relacionamento com a Rede. Acesse www.abfeducacao.com.br e confira.

A grade de cursos oficiais do franchising oferecidos pela ABF inclui ainda Especializações sobre os seguintes temas: Mediação Aplicada ao Franchising; Liderança e Finanças para Franquias; Expansão e Venda de Franquia e Locações Comerciais. E para ampliar ainda mais a capacitação de empreendedores, durante a ABF Franchising Expo (que será realizada de 27 a 30 de junho de 2018), a entidade oferece uma série de palestras e minicursos gratuitos na Arena do Conhecimento.

Cursos gamificados

A ABF oferece, ainda, em parceria com o Sebrae Nacional, o Game Franquias Brasil. São seis cursos online gratuitos, em formato de games, que levam o usuário a vivenciar a experiência de administrar uma franquia nas seguintes áreas: Preços, Vendas e Custos; Gestão de Pessoas; Atendimento a Clientes; Marketing e Merchandising; Gestão Financeira e Indicadores de Desempenho.

O Game Franquias Brasil pode ser jogado online nos computadores e tablets ou baixado como aplicativo em smartphones nos sistemas Android e iOS.

Confira o Calendário de Cursos Oficiais ABF para 2018 na sede em São Paulo e nas regionais. Os cursos divididos em módulos podem ser feitos de forma independente pelo estudante, de acordo com os temas de seu interesse.

Curso Data e Local
Expansão e Venda de Franquia (módulos presenciais e on-line): como realizar a expansão de redes de forma sustentável e conhecer as mais eficientes técnicas de venda. Dirigido a franqueadores, equipe da franqueadora, profissionais de expansão de franquias e stakeholders. 27/02 – São Paulo
Entendendo Franchising (modalidade on-line a partir da segunda quinzena de março): com linguagem simples e exemplos práticos, trata-se da capacitação ideal para quem deseja conhecer e se envolver com o universo das franquias. Voltado a candidatos à franquia e ao público em geral interessado no assunto. 15/03 – Belo Horizonte

12/04, 19/07, 30/08 e 06/12 – São Paulo

Programa de Capacitação em Franchising (PCF): trata com profundidade aspectos vitais para implantação, operação e gestão de uma rede franqueadora. Os participantes têm acesso às melhores práticas do franchising, troca de experiências com redes maduras e a oportunidade de conhecer uma operação de sucesso na visita técnica. Direcionado a potenciais franqueadores, franqueadores e equipe da franqueadora. 19/03 – Módulo 1 – Análise de Franqueabilidade – Aspectos Mercadológicos – São Paulo

20/03 – Módulo 2 – Análise de Franqueabilidade – Aspectos Econômicos e Financeiros – São Paulo

26/03 – Módulo 3 – Plano de Expansão – São Paulo

27/03 – Módulo 4 – Venda de Franquia – São Paulo

02/04 – Módulo 5 – Suporte Operacional – São Paulo

03/04 – Módulo 6 – Manuais e Programas de Treinamento – São Paulo

09/04 – Módulo 7 – Analisando os Aspectos Jurídicos – São Paulo

10/04 – Módulo 8 – Administrando o Relacionamento com a Rede – São Paulo

16/04 – Módulo 9 – Praticando Conhecimentos em Franchising – São Paulo

17/04 – Módulo Prático – Visita técnica a uma franqueadora – São Paulo

MBA Gestão de Franquias: fruto de uma parceria entre o PROVAR/FIA – Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração e a ABF, o curso, que contempla o estudo aprofundado da gestão de negócios alinhado às especificidades do setor de franquias, destina-se aos profissionais que atuam no setor de franchising: franqueadores, franqueados, consultores, prestadores de serviço, etc. 06/04 (início) – Aulas quinzenais: sextas-feiras, das 14h às 20h; sábados, das 8h às 14h – São Paulo
Certificação em Gestão de Redes de Franquias: o programa fornece ao participante competências e habilidades para realizar planejamentos de marketing, entender e estruturar o fluxo de caixa e o planejamento financeiro das franquias, estruturar o processo de seleção de franqueados, a manutenção de uma consultoria de campo eficiente e a gestão do fundo de propaganda, além de apresentar ferramentas para o desenvolvimento e aprimoramento de programas de excelência e de relacionamento. Dirigido a franqueadores e à equipe da franqueadora. 14/05 – Módulo 1 – Planejamento de Marketing de Alto Impacto para Franquias – São Paulo

15/05 – Módulo 2 – Marketing de Experimentação em Varejo e Franchising – São Paulo

21/05 – Módulo 3 – Planejamento Financeiro para a Franqueadora e Unidades Franqueadas – São Paulo

22/05 – Módulo 4 – Fluxo de Caixa: organização para o sucesso das unidades franqueadas – São Paulo

28/05 – Módulo 5 – Passo a Passo para uma Seleção de Franqueados – São Paulo

29/05 – Módulo 6 – Como Estruturar e Manter uma Consultoria de Campo Eficiente – São Paulo

04/06 – Módulo 7 – Criação e Manutenção do Fundo de Marketing – São Paulo

05/05 – Módulo 8 – Desenvolvendo Programas de Excelência para Redes de Franquia – São Paulo

11/06 – Módulo 9 – Como Criar Programas de Comunicação de Alta Qualidade – São Paulo

12/06 – Módulo 10 – Negociação e Gestão de Conflitos no Franchising – São Paulo

13/06 – Prova de Certificação

 

Locações Comerciais: ministrado por profissionais que são referência no assunto, o curso trata de Contrato de Locação e cuidados na fase pré-contratual, encargos locatícios (obrigações e deveres das partes), ação renovatória e Contrato de Locação e ação revisional de aluguel. 31/07 – São Paulo

Para obter mais informações sobre os cursos oficias ABF, acesse www.abfeducacao.com.br.