2ª Caravana do Franchising: vidas transformadas no sertão nordestino

Sertão
Grupo ABF pronto para a distribuição de alimentos no sertão de Pernambuco

O grupo ABF, formado por 38 voluntários, encerrou no domingo (18) a segunda Caravana do Franchising ao sertão nordestino. Liderados por Alcione Albanesi, fundadora e presidente da Amigos do Bem, representantes do franchising brasileiro disseram sair transformados dessa experiência de vida. Os voluntários visitaram o Centro de Transformação Vila do Catimbau, em Buíque, sertão de Pernambuco, além de comunidades dos municípios de Inajá e do vilarejo de Caldeirão, pertencente ao município de Floresta.

Sertão
Em ação: voluntários do franchiising distribuem alimentos em Buíque

Os participantes da caravana conheceram as iniciativas desenvolvidas nas Cidades do Bem, como a fábrica de castanhas, distribuíram alimentos e, especialmente, atenção e carinho por onde passaram.

O objetivo da ABF por meio da caravana é fomentar ações que unam o franchising aos projetos implantados pela Amigos do Bem no sertão brasileiro.

Sertão
Fábrica de castanhas da Amigos do Bem gera emprego e renda para dezenas de famílias no sertão nordestino

Instituição que reúne atualmente mais de 5 mil voluntários, a Amigos do Bem atende por meio de projetos de geração de trabalho e renda a mais de 60 mil famílias de comunidades carentes do interior de Alagoas, Ceará e Pernambuco.

Além de representantes da ABF, a Caravana do Franchising deste ano contou com a participação de outros voluntários, representantes das seguintes empresas e marcas associadas: Aurea Comercial, Bauducco/Pandurata Alimentos, Bob’s, BOG – Brandão & Oliveira Advogados, Casa Bauducco, Casa do Construtor, China in Box/Ghendai, CNA, Editora Lamônica, Fábrica Di Chocolate, Giraffas, Lemon & CO, Mania de Churrasco, Nutty Bavarian e Terra Madre.

Assim como na primeira caravana, os participantes foram unânimes ao afirmar que se trata de uma experiência de vida única e transformadora, capaz de transformar vidas mutuamente, tanto de quem é beneficiado, quanto (e até mais) de quem beneficia. Confira nos depoimentos:

“Uma experiência incrível de transformação social e humana. (…). O projeto precisa de muita ajuda ainda e contar com toda atitude do franchising. Duas frentes que já ajudariam muito é fomentar a venda das castanhas em mais pontos de vendas e das sacolas, pois ambas as produções fazem parte da geração de renda em regiões onde faltava comida e água, aonde ainda existem pessoas morando em casas de taipa (barro), sem banheiro, dormindo em camas sem colchão. Mas onde a moeda de troca são um abraço, canções e o olhar simples do amor mais pleno que já senti na vida. (…) O projeto tem trazido condições básicas de sobrevivência, agora existe esperança e um processo transformador incrível de pessoas e crianças. (…) É indescritível essa missão social da ABF junto aos Amigos do Bem. Um projeto de uma dimensão que não cabe numa palestra ou depoimento por aqui. Tem que vivenciar. Enfim, (…) a gente sai muito impactado de lá e só temos como querer que esta atitude se multiplique através de cada um de nós!  Espero que mais de vcs possam estar nas próximas missões do Sertão!”

Naiara Correa, CEO da Lemon & CO.

“Indescritível!!! Realmente não tenho como agradecer a oportunidade de ter podido viver isso nesse final de semana. Uma experiência que confesso não esperava. Não tenho melindre algum em dizer que, mesmo conhecendo o projeto à distância, eu ainda tinha um ‘pé atrás’ com tudo que era dito sobre ele. Eu volto sendo um verdadeiro AMIGO DO BEM! Não quero me desfazer desse nome nunca mais (…). GRATIDÃO é a palavra que descreve esse final de semana na minha vida”.

André Novaes, gerente de operações da Nutty Bavarian.

 “Uma oportunidade que desejo seja aproveitada por muitos e muitos mais do nosso setor. Esse projeto merece toda a nossa atenção. Parabéns à ABF por ‘provocar’ essa viagem. Presenciamos competência, eficiência, resultado e perseverança num nível que parece até de outro mundo.  Só q não é… é bem aqui. No nosso Brasil! Amor como componente real e transformador. Indescritível”.

Sandra Brandão, membro do Comitê Mulheres do Franchising da ABF e sócia-diretora do escritório BOG – Brandão & Oliveira Advogados.

“Incrível, um final de semana intenso que marcará nossas vidas para sempre. Para quem nunca foi, sugiro ir. Um projeto espetacular. Nos emocionamos demais, voltamos de lá pessoas muito melhores, aprendemos com eles”.

Keller de Paula, diretora de marketing e eventos da ABF.

Fotos: ABF/Divulgação