“Expansão é a essência do mercado de franquias, está no DNA do franchising, é a mola que fez uma série de marcas brasileiras estarem presentes em todo o continente que é o país chamado ‘Brasil’ e isso acontece porque temos profissionais gente engajada como vocês’”, afirmou Cristina Franco, presidente da ABF, na abertura do 2º Congresso ABF de Expansão de Redes. O evento que marcou o segundo dia da ABF Franchising Week lotou o auditório do Expo Center Norte com a presença de cerca de 500 pessoas. “Sei que o compromisso de quem vende no franchising é um compromisso com a verdade(…). E o franchising se pereniza através de décadas se ele estabelece uma relação ganha-ganha entre franqueador e franqueado”, afirmou a executiva.
A dinâmica dessa relação foi exemplificada pela presidente da ABF nos números do desempenho do setor no primeiro trimestre de 2016, que alcançou faturamento 7,6% maior ante o mesmo período do ano passado e expandiu em unidades 2,9%. Segundo Cristina, o setor está na contramão da história do País porque a relação do franchising é de desassossego. “Temos de estar sempre alerta porque o nosso foco é a conquista do resultado, é ter os consumidores junto das nossas marcas e ver a expansão das nossas marcas acontecerem”, completou Cristina.
“Ferramentas educacionais para qualificar candidatos” foi o tema do painel de abertura, apresentado pela diretora de educação da ABF Angela Manzoni. Angela detalhou os três pilares da ABF: Protagonismo, Capilaridade e Educação, que fundamentam as ações da ABF.
A executiva destacou, entre elas, o curso Entendendo Franchising, do Projeto Franquias Brasil realizado em parceria com o Sebrae. O curso foi ministrado a 12 mil pessoas no ano passado em 120 municípios brasileiros. Angela falou, ainda, das ferramentas digitais gratuitas implementadas pela ABF para capacitação de potenciais franqueados: o Game Quero Uma Franquia, que já conta com 2.015 usuários ativos, e o Game Franquia Brasil, uma série de seis jogos que simulam o dia a dia da gestão de uma loja franqueada. “Desenvolvemos uma trilha do conhecimento porque entendemos que a educação e a capacitação são vitais para as redes e são instrumentos transformadores do País”, afirmou.
No painel “Expansão Contemporânea”, Claudia Bittencourt, diretora geral do Grupo Bittencourt, provocou os congressistas a refletirem sobre como capilarizar ainda mais suas redes, atraindo mais franqueados para suas marcas. “Cada vez mais os consumidores querem ser tratados como únicos, de forma pessoal, o que exige das empresas ter maior conhecimento e valorização de suas características pessoais”, afirmou. Comentando a importância crescente dos jovens da geração Y, Claudia observou que hoje 2 bilhões de pessoas no mundo são millennials e até 2025 ela representará 75% da força de trabalho global.
Mídias digitais
Patrícia Tavares, diretora de planejamento da HouseCricket Digital Direct, enfocou estratégias para que as redes tenham sucesso em suas interações nas mídias sociais, potencializando a geração de leads, isto é, da interação com pessoas que tenham interesse por seus produtos e serviços. A palestrante defende que é preciso “buscar o melhor lead, com o menor esforço”. Patrícia resumiu em quatro passos o processo para gerar lead em mídias sociais: Mantenha a marca ativa, Aprenda com o que você já tem, Use os canais certos na hora certa e Trabalhe os leads. “Lead é processo, é construído e não tem pronto na prateleira”, sentenciou.
O debate “Aprendendo com especialistas em expansão” reuniu José Rubens Oliva (Guia-se Negócios pela Internet), Marcelo Martins (Cacau Show) e Marcelo Menezes (Óticas Diniz), mediado por Lyana Bittencourt, membro do Comitê Mulheres do Franchising da ABF. Os especialistas detalharam os processos que norteiam a capilaridade dessas redes e deram relevantes dicas para serem desenvolvidos com sucesso.
O Congresso tratou ainda de outros importantes temas do setor, como no painel “Como evitar riscos jurídicos na expansão das redes”, conduzido por Melitha Novoa Prado. “Entendendo e apresentando o DRE para candidatos” foi o assunto abordado por Elton Petterle, do Instituto de Desenvolvimento Econômico (IDEBRASIL). Já no painel “O impacto do comportamento no sucesso das vendas”, mediado por Angela Manzoni, Jorge Matos, presidente da ETALENT, apresentou os 6 passos para o sucesso “AVENDA”: Abra o relacionamento com o cliente, Verifique suas necessidades, Envolva-o numa demonstração espetacular, Negocie e supere objeções, Defina a venda e Ative seus relacionamentos e tenha clientes leais.
Paulo Storani, antropólogo e ex-capitão do Batalhão de Operações Especiais (Bope), que prestou consultoria para o filme Tropa de Elite (de José Padilha), encerrou o Congresso. Em sua palestra “Vá e venda”, Storani abordou conceitos de seleção, treinamento e motivação das equipes, de liderança e identificação correta dos perfis profissionais. “Vocês irão oferecer oportunidades, e quantos não estão vendo na feira soluções estratégicas para suas vidas?”, questionou, lembrando da abertura da ABF Franchising Expo nessa quarta-feira (15).
Encarar as coisas como elas realmente são foi outra das lições do palestrante. “Crise é um problema para ser resolvido. E ali você será irremediavelmente testado”, afirmou. E “se você não está satisfeito no que faz, pede pra sair”, mas, se tem amor, “vá e venda”, simples assim.
Fotos: Keiny Andrade