Início Notícias 21ª ABF Con termina enfocando propósito, transformação digital e capitalismo consciente

21ª ABF Con termina enfocando propósito, transformação digital e capitalismo consciente

21ª ABF Con termina enfocando propósito, transformação digital e capitalismo consciente
Tom Moreira Leite, presidente da ABF: "“Funcionários podem prosperar, clientes podem estar saudáveis e felizes, fornecedores podem ser lucrativos, comunidades podem estar prósperas, o planeta pode estar saudável com retornos cerca de nove vezes maiores”

Temas foram tratados por palestrantes internacionais: o norte-americano Alain Sylvain, o espanhol Marc Vidal e o indiano Raj Sisodia, que abrilhantaram ainda mais a 21ª ABF Con.

O último dia de conteúdo (28/10) da 21ª ABF Con foi dedicado a três palestrantes internacionais, mestres em suas áreas de atuação: o norte-americano Alain Sylvain, que falou sobre “O Poder do Propósito”; o espanhol Marc Vidal, que discorreu a respeito da “Transformação Digital aplicada aos Negócios”, e o indiano Raj Sisodia, líder do movimento Capitalismo Consciente, coautor do livro Capitalismo Consciente – Como libertar o espírito heroico dos negócios e autor de mais de 15 outras importantes obras.

“Tivemos uma oportunidade única de ‘beber na fonte’ com os criadores ou principais difundidores de conceitos fundamentais. Tivemos acesso à ideia seminal do capitalismo consciente, do poder do propósito e da importância das pessoas na inovação, isso tudo somado a cases brasileiros e visões sólidas de para onde caminha nossa economia”, ressaltou o presidente da ABF.

De acordo com Moreira Leite, “a ideia-força do movimento capitalismo consciente encontra no franchising elementos potencializadores que devem necessariamente se constituir no diferencial do nosso segmento”.

O executivo mencionou um trecho do livro em que Sisodia nos diz: “Não é muito comum associar amor e cuidado a uma empresa. Em vez disso, pensamos nesses sentimentos como algo partilhado apenas com nossas famílias, amigos ou organizações comunitárias. Esse viés cultural vem da crença comum de que amor e cuidado não combinam com a necessidade de eficiência que predomina no mundo real. As pessoas veem no mercado uma selva de concorrência e temem que as empresas que reforçam o amor e o cuidado não sejam competitivas e capazes de vencer. Na verdade, o oposto é verdadeiro: o amor e o cuidado não constituem virtudes fracas, pois eles são as características humanas mais fortes.  As empresas que funcionam com base no medo são as únicas que caminham para a extinção.”

Em uma entrevista, Sisodia também disse que pesquisas mostram que, quando empresas pensam com propósito nos negócios, levando em conta o bem-estar de funcionários, clientes, comunidades e fornecedores, há maior sucesso financeiro a longo prazo, inclusive com mais lucros e valor para acionistas.

“Funcionários podem prosperar, clientes podem estar saudáveis e felizes, fornecedores podem ser lucrativos, comunidades podem estar prósperas, o planeta pode estar saudável com retornos cerca de nove vezes maiores”, concluiu o presidente da ABF.

A última noite do evento foi marcada também pelos agradecimentos feitos por Tom Moreira Leite e Cristina Franco, presidente do Conselho da ABF, aos políticos presentes, que têm acolhido as demandas do setor: os senadores em exercício Irajá Silvestre Filho (PSD-TO) e Laércio Oliveira (PP-SE), e os parlamentares da legislatura passada, a senadora Kátia Abreu e o deputado federal pelo Rio de Janeiro, Christino Áureo.

Em clima de muita alegria e animação, a ABF Con 2023 foi encerrada com os shows de George Israel e Feyjão.

O evento deste ano foi patrocinado por: Alelo, Bradesco, Cielo, Coca-Cola, Heineken, PagBank, Santander/Getnet, The Led, BMG, iFood, Pede Pronto e Safra/SafraPay.

E a ABF Con 2024 já está marcada: será de 23 a 27 de outubro no mesmo Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba. É imperdível!

Foto: Keiny Andrade