Início Notícias Conhecimento, insights e experiência de vida marcam ABF Con 2023

Conhecimento, insights e experiência de vida marcam ABF Con 2023

Conhecimento, insights e experiência de vida marcam ABF Con 2023
Participantes da ABF Con 2023 em frente ao Centro de Convenções do Transamérica Ilha de Comandatuba: maior encontro do franchising brasileiro

Maior encontro do franchising brasileiro, ABF Con 2023 reuniu mais de 700 participantes de 25 a 29 de outubro no Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba (BA).

“Imagino que vocês estejam se sentindo como eu. Com a cabeça fervilhando de ideias, de novos olhares e com o ânimo renovado para ir atrás de metas ainda mais ousadas! E como não ousar mais frente aos grandes exemplos e conhecimentos que tivemos aqui?”, falou Tom Moreira Leite, presidente da Associação Brasileira de Franchising, no encerramento da ABF Con 2023, na noite de sábado (28/10), no Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba (BA). O evento que começou dia 25 foi até o dia 29.

Em sua 21ª edição, o maior encontro do setor de franquias brasileiro reuniu mais de 700 participantes, 15 horas de conteúdo, quase 40 palestrantes e painelistas – três deles renomados convidados internacionais – que trataram dos mais importantes temas para o setor e além dele, 26 expositores na Feira de Fornecedores, contando, ainda, com torneios esportivos e shows com três grandes artistas.

Na Abertura Oficial (dia 25), o tradicional jantar foi marcado pelo anúncio dos nomes dos novos integrantes do Hall da Fama do Franchising e da entrega dos troféus ao Rei do Mate, rede premiada como Franqueador do Ano, – representada pelos executivos João Baptista Junior, coordenador da Comissão de Food Service da ABF, e Adriana Lima – e a Ricardo Bomeny (Bob’s), ex-presidente da ABF e do Conselho da entidade, premiado como Personalidade do Franchising. A noite foi marcada, ainda, pelo show do multiartista Seu Jorge.

No primeiro dia de conteúdo (quinta-feira, 26), os painelistas mostraram como os dados estão na base da inovação efetiva, o novo papel das lojas físicas e da logística, e como a liderança ganhou novos contornos com mais empatia e equilíbrio. A plateia teve a oportunidade também de conhecer três cases singulares de colaboração em mercados completamente diferentes, mas com impactos enormes.

“Sem contar a ‘Amigos do Bem’, que continua a nos inspirar frente a adversidades e apontar caminhos para práticas de ESG cada vez mais profundas em nosso setor”, destacou o presidente da ABF. Naquele dia, a entidade renovou sua parceria com a ONG que é referência no desenvolvimento socioeconômico de milhares de famílias no sertão de Pernambuco, Alagoas e Ceará.

História e lições de vida
Já a sexta (27) foi marcada pela história e muitas lições de vida transmitidas por Derek Rabelo – surfista brasileiro de ondas gigantes, que nasceu com glaucoma congênito e perdeu a visão logo em seus primeiros dias de vida – que, segundo Moreira Leite, provocou fortes emoções com sua vontade inquebrável e destemida.

ABF Con 2023
Adriana Auriemo, vice-presidente da ABF, fala na abertura do 3º dia da ABF Con 2023

Na abertura das atividades do dia, a vice-presidente da ABF, Adriana Auriemo, destacou a importância de os associados participarem das missões internacionais junto com a entidade, como as convenções da IFA (International Franchise Association) e da NRA (National Restaurant Association), ambas nos Estados Unidos, e o relevante trabalho feito pelas comissões da ABF.

“Toda essa rica programação é também resultado do trabalho realizado pelas comissões da ABF que têm um importante papel na análise e debate mais aprofundados dos assuntos específicos aos quais elas estão relacionadas, com o objetivo de desenvolver projetos, eventos e planos futuros em prol do segmento em que atuam e contribuindo também com o mercado de franquias como um todo”, disse Adriana.

A programação do segundo dia de conteúdo da ABF Con 2023 mostrou também o gigantesco potencial do comércio cross border e como a China está apontando os próximos caminhos da transformação digital, “com a vantagem de que muitos de seus ecossistemas já são acessíveis a nós. Aliás, como bem observaram nossos painelistas, o franchising já é um ecossistema. Precisamos agora dar o próximo passo e ter escala no ambiente digital, navegar a tendência do ‘content commerce’ com mais força e avançar a mercados internacionais”, disse Moreira Leite, e completou: “Nesta missão, reforço, contem com a ABF e o projeto Franchising Brasil, em parceria com a Apex. Temos uma agenda intensa nos próximos dois anos que acelera muitos processos de internacionalização, além de várias outras ações de fomento e reconhecimento”.

Fotos: Keiny Andrade