Início Notícias 1º Congresso Internacional de Franchising ABF reuniu 490 participantes

1º Congresso Internacional de Franchising ABF reuniu 490 participantes

Cristina Franco, presidente da ABF discursa na abertura do Congresso

Compartilhamento de experiências mundialmente bem-sucedidas e estímulo às melhores práticas no franchising foram alguns dos temas que nortearam o 1º Congresso Internacional de Franchising ABF, realizado nos dias 24 e 25 de abril, no Hotel Hilton, em São Paulo. O evento reuniu 490 participantes, que puderam vivenciar a troca de informações com alguns dos principais líderes do setor.
 
No discurso de abertura, Cristina Franco, presidente da ABF, ressaltou aos congressistas o bom momento do franchising brasileiro e a importância da inclusão do Congresso no calendário anual de eventos da Associação. “O nosso jeitinho brasileiro de fazer franchising tem conquistado uma posição de destaque ao redor do mundo e pretendemos, com o Congresso, agregar ainda mais conhecimento para o desenvolvimento e a ascensão das redes de franquias nacionais”, afirmou Cristina. A presidente aproveitou a ocasião para relembrar os números do franchising nacional que em 2013 faturou R$ 115 bilhões, um crescimento de 11,9% em relação ao ano anterior.

Troca de informações entre palestranstes e participantes norteiam os debates no Congresso 

 
O eixo estrutural do Congresso foi a troca de informações entre palestrantes e participantes. Por esse motivo, a convite de Cristina, estiveram também no palco para uma breve apresentação Steve Caldera, presidente da Internacional Franchise Association (IFA) e Ricardo Young, vereador da cidade de São Paulo, compartilhando informações internacionais e políticas acerca do franchising. Além disso, Graham Billings, do World Franchise Council, repercutiu com todos algumas informações sobre a primeira reunião de 2014 do WFC realizada esta semana na capital paulista.

1ª ABF Expo Business

Oferecer novidades e serviços para franquias foram os objetivos das empresas expositoras da ABF ExpoBusiness

Em paralelo ao Congresso, aconteceu também a 1ª edição da ABF Expo Business, feira de negócios e serviços para o franchising. As marcas expositoras foram: Admix Bematech, Caixa Econômica Federal, HSBC, Lamônica Comunicação Integrada, Portal do Franchising, Raízes Soluções, Santander, Veriz Tecnologia e Vestes. Durante o evento, os congressistas puderam visitar os estandes e conhecer um pouco mais sobre as novidades que as empresas oferecem para as franquias.

Palestras e Paineis

 Nir Kshetri, professor da Bryan School of Business and Economics dos EUA, comanda painel sobre Big Data 

Os paineis e palestras trataram de temas relevantes ao dia a dia das franquias. Tendências e desenvolvimento na aplicação e impactos do Big Data (BD), ou Grandes Dados, foi o tema do primeiro painel do evento, comandado por Nir Kshetri, professor da Bryan School of Business and Economics dos Estados Unidos.
 
Segundo Kshetri, o conceito de BD envolve volume, velocidade e variedade. Mas, explica o professor, “grandes dados não são muitos dados, o importante é a variedade deles”. Ainda de acordo com Kshetri, 90% dos dados não são estruturados, são os dados grossos, e 10% são finos, como os números. “Ambos são importantes, mas o mais importante é combiná-los. É preciso cruzar, juntar e transformar os dados”, afirma.

Grandes empresários do franchising se reuniram para para debater sobre as melhores práticas do setor
 

No painel “Panorama do Franchising Brasileiro”, os congressistas tiveram a oportunidade de conhecer os cases de sucesso de Mário Chady, presidente do Grupo Trigo, Jae Ho Lee, fundador das sete marcas do Grupo Ornatus, Eloi de Oliveira, CEO e presidente do Conselho de Administração da Flytour e Caito Maia, fundador da Chilli Beans.  

Moderados por Fátima Turci, jornalista e apresentadora da Record News, os executivos dissertaram sobre o papel do franqueador, em um bate papo descontraído que contou também com perguntas da plateia. Segundo eles, é preciso identificar as reais necessidades do franqueado e promover mudanças e adequações com rapidez.
 
Boletim Empreendedor ABF

Durante o Congresso, ocorreu também o lançamento do Boletim Empreendedor ABF, um canal informativo, que será transmitido diariamente pela TV Band News (Sky nos canais 25 e 225 e NET no canal 77). O apresentador e empresário Sergio Waib anunciou a novidade, que contará com o apoio da empresa Bematech. O conteúdo será focado nas principais tendências do franchising e na apresentação do sistema aos telespectadores. ‘’Trata-se de uma excelente oportunidade para que marcas conceituadas divulguem o seu negócio e mantenha o público informado sobre as novidades”, disse Waib.
 
ABF homenageia Aristides Newton pelo trabalho desenvolvido como diretor da regional ABF-Minas

Aristides Newton, ex-diretor da ABF-Minas, recebeu uma homenagem  durante o Congresso

Aristides Newton, ex-diretor da ABF-Minas, recebeu uma homenagem da presidente da ABF Cristina Franco e da atual diretora da Regional de Minas Gerais, Danyelle Van Straten, pelos 4 anos dedicados à entidade, por ser pioneiro na prática do franchising no Brasil e por compartilhar sua experiência e seu conhecimento com todos.

Artur Grynbaum, do Grupo Boticário e Juarez Leão, diretor de treinamento e eventos, debatem sobre o sucesso e histórico da marca 

No painel “Case do Franchising Brasileiro”, Artur Grynbaum, do Grupo Boticário, proporcionou aos congressistas uma imersão no mundo da beleza da marca, que conforme disse o empresário, “é muito mais do que a beleza estética, é a beleza do negócio, da dedicação e da persistência. É o mundo do inconformismo positivo”.

 Clóvis de Barros Filho, professor e filósofo, ncanta os congressistas no encerramento do primeiro dia do evento  
 

O encerramento do primeiro dia do Congresso, ficou por conta de Clóvis de Barros Filho, professor e filósofo, autor do livro “A vida que vale a pena”, que passeou por ensinamentos de grandes pensadores sobre como as pessoas devem buscar a felicidade. Citando Aristóteles, dentre outros, o palestrante questionou a plateia sobre o ciclo da vida e as oportunidades perdidas, traçando um paralelo com o cotidiano e os valores capazes de conduzir as pessoas a uma vida mais agradável e feliz.

 Gustavo Schifino, vice-presidente da ABF, inicia o segundo dia do Congresso Internacional 

O segundo dia evento, teve início com o discurso de Gustavo Schiffino, vice-presidente da ABF. O executivo agradeceu a participação dos congressistas que, segundo ele, só reforça ainda mais a importância do franchising na economia nacional. ‘’O sistema de franquias já se mostra fundamental para o desenvolvimento do País e o envolvimento de todos em busca das tendências mundiais, reflete ainda mais essa nossa posição’’, afirmou Gustavo.

 Reynaldo Saad, da Deloitte, apresenta uma visão sobre as empresas líderes e as tendências do mercado
 
Iniciando o ciclo de palestras do segundo dia, Reynaldo Saad, da Deloitte Brasil, apresentou as principais reflexões e resultados da pesquisa ‘’Os Poderosos do Varejo Global – 2014’’, divulgada oficialmente pela consultoria na edição deste ano da NRF, o maior evento de varejo do mundo. Para ele, entender as transformações tecnológicas nunca foi tão fundamental para o varejo. “Propor uma mudança para além das formas convencionais de varejo, reformando todos os aspectos da indústria foi a principal conclusão trazida nesta 17ª edição do estudo”, avaliou.
 
Painel Panorama do Franchising Internacional

 Grandes empresários do segmento debatem sobre o franchising internacional

Desafios e ganhos da internacionalização das marcas, os entraves encontrados no Brasil – como a carga tributária e os custos dos shoppings -, e as estratégias adotadas por essas redes de franquias para obter ou manter o sucesso de suas operações foram a tônica do painel Panorama do Franchising Internacional. Moderado pelo diretor Jurídico da ABF, Luiz Henrique do Amaral, o encontro reuniu Dave Buzza (Alphagrafics) (AlphaGrafics), Eric Jacobs (Marriott), Michel Cohen (Lolita) e Brad Jacobs (The Coffee Club).
 
 André Friedheim, diretor de internacionalização da ABF, moderou o bate papo entre Norberto Lichtenstein, franqueado de 8 redes e Jorge Aguirre, franqueado Pizza Hut 
 
Depois de conhecerem cases de sucesso de grandes franqueadores internacionais, os congressistas tiveram a oportunidade de trocar experiências com franqueados nacionais experientes. André Friedheim, diretor de internacionalização da ABF, moderou o bate papo entre Norberto Lichtenstein, franqueado de 8 redes diferentes e 26 franquias multimarcas, e Jorge Aguirre, franqueado Pizza Hut com 40 unidades.  Os empresários dissertaram sobre o processo de escolha de um bom franqueado e a importância de mantê-lo como parceiro de negócio.
 
Uma visão do futuro do Franchising por Marcelo Cherto

 Marcelo Cherto, consultor e membro do Conselho da ABF cativou a plateia com os seus conhecimentos sobre franchising

Marcelo Cherto, consultor e membro do Conselho da ABF, apresentou uma interessante “Visão do futuro do franchising”. Sintetizando o crescimento do mercado de franquias no Brasil, Cherto destacou que nos anos 80, início do franchising no país, houve uma explosão de micro e pequenas empresas. A década seguinte foi de “encantamento”, quando surgiram grandes marcas. Nos anos 2000 houve a consolidação da expansão do franchising nacional. E na década atual, o foco do mercado está na qualidade das operações, produtividade e escala. “O franqueado do futuro é aquele com mais lojas”, sentenciou Cherto.
 
 Sean Tuohy, multifranqueado internacional com mais de 90 lojas multimarcas, inalizou o segundo dia do evento com uma palestra inspiradora 
 
Finalizando o segundo e último dia do Congresso com chave de ouro, Sean Tuohy, multifranqueado internacional com mais de 90 lojas multimarcas, subiu ao palco para narrar sua história de sucesso. Durante o bate papo comandado por Erik Cavalheri, diretor de franqueados da ABF, Sean contou que comanda 93 franquias de fast food incluindo Taco Bell, Long John Silver´s e KFC. O filme “Um sonho possível” foi inspirado em sua história de vida.
 
O filme que narra como Sean e sua esposa adotaram um menino de rua alvo de preconceito e as transformações ocorridas em suas vidas após esse ato de amor guarda relação com sua visão empreendedora. Sean reforçou ainda que o mais importante é que as empresas devem doar, no sentindo de valorizar as pessoas. “Se você não é uma empresa que doa, você morre”.

(Fotos: Keiny Andrade)