Compartilhamento de experiências mundialmente bem-sucedidas e estímulo às melhores práticas no franchising foram alguns dos temas que nortearam o 1º Congresso Internacional de Franchising ABF, realizado nos dias 24 e 25 de abril, no Hotel Hilton, em São Paulo. O evento reuniu 490 participantes, que puderam vivenciar a troca de informações com alguns dos principais líderes do setor.
No discurso de abertura, Cristina Franco, presidente da ABF, ressaltou aos congressistas o bom momento do franchising brasileiro e a importância da inclusão do Congresso no calendário anual de eventos da Associação. “O nosso jeitinho brasileiro de fazer franchising tem conquistado uma posição de destaque ao redor do mundo e pretendemos, com o Congresso, agregar ainda mais conhecimento para o desenvolvimento e a ascensão das redes de franquias nacionais”, afirmou Cristina. A presidente aproveitou a ocasião para relembrar os números do franchising nacional que em 2013 faturou R$ 115 bilhões, um crescimento de 11,9% em relação ao ano anterior.
O eixo estrutural do Congresso foi a troca de informações entre palestrantes e participantes. Por esse motivo, a convite de Cristina, estiveram também no palco para uma breve apresentação Steve Caldera, presidente da Internacional Franchise Association (IFA) e Ricardo Young, vereador da cidade de São Paulo, compartilhando informações internacionais e políticas acerca do franchising. Além disso, Graham Billings, do World Franchise Council, repercutiu com todos algumas informações sobre a primeira reunião de 2014 do WFC realizada esta semana na capital paulista.
1ª ABF Expo Business
Em paralelo ao Congresso, aconteceu também a 1ª edição da ABF Expo Business, feira de negócios e serviços para o franchising. As marcas expositoras foram: Admix Bematech, Caixa Econômica Federal, HSBC, Lamônica Comunicação Integrada, Portal do Franchising, Raízes Soluções, Santander, Veriz Tecnologia e Vestes. Durante o evento, os congressistas puderam visitar os estandes e conhecer um pouco mais sobre as novidades que as empresas oferecem para as franquias.
Palestras e Paineis
Os paineis e palestras trataram de temas relevantes ao dia a dia das franquias. Tendências e desenvolvimento na aplicação e impactos do Big Data (BD), ou Grandes Dados, foi o tema do primeiro painel do evento, comandado por Nir Kshetri, professor da Bryan School of Business and Economics dos Estados Unidos.
Segundo Kshetri, o conceito de BD envolve volume, velocidade e variedade. Mas, explica o professor, “grandes dados não são muitos dados, o importante é a variedade deles”. Ainda de acordo com Kshetri, 90% dos dados não são estruturados, são os dados grossos, e 10% são finos, como os números. “Ambos são importantes, mas o mais importante é combiná-los. É preciso cruzar, juntar e transformar os dados”, afirma.
No painel “Panorama do Franchising Brasileiro”, os congressistas tiveram a oportunidade de conhecer os cases de sucesso de Mário Chady, presidente do Grupo Trigo, Jae Ho Lee, fundador das sete marcas do Grupo Ornatus, Eloi de Oliveira, CEO e presidente do Conselho de Administração da Flytour e Caito Maia, fundador da Chilli Beans.
Moderados por Fátima Turci, jornalista e apresentadora da Record News, os executivos dissertaram sobre o papel do franqueador, em um bate papo descontraído que contou também com perguntas da plateia. Segundo eles, é preciso identificar as reais necessidades do franqueado e promover mudanças e adequações com rapidez.
Boletim Empreendedor ABF
Durante o Congresso, ocorreu também o lançamento do Boletim Empreendedor ABF, um canal informativo, que será transmitido diariamente pela TV Band News (Sky nos canais 25 e 225 e NET no canal 77). O apresentador e empresário Sergio Waib anunciou a novidade, que contará com o apoio da empresa Bematech. O conteúdo será focado nas principais tendências do franchising e na apresentação do sistema aos telespectadores. ‘’Trata-se de uma excelente oportunidade para que marcas conceituadas divulguem o seu negócio e mantenha o público informado sobre as novidades”, disse Waib.
ABF homenageia Aristides Newton pelo trabalho desenvolvido como diretor da regional ABF-Minas
Aristides Newton, ex-diretor da ABF-Minas, recebeu uma homenagem da presidente da ABF Cristina Franco e da atual diretora da Regional de Minas Gerais, Danyelle Van Straten, pelos 4 anos dedicados à entidade, por ser pioneiro na prática do franchising no Brasil e por compartilhar sua experiência e seu conhecimento com todos.
No painel “Case do Franchising Brasileiro”, Artur Grynbaum, do Grupo Boticário, proporcionou aos congressistas uma imersão no mundo da beleza da marca, que conforme disse o empresário, “é muito mais do que a beleza estética, é a beleza do negócio, da dedicação e da persistência. É o mundo do inconformismo positivo”.
O encerramento do primeiro dia do Congresso, ficou por conta de Clóvis de Barros Filho, professor e filósofo, autor do livro “A vida que vale a pena”, que passeou por ensinamentos de grandes pensadores sobre como as pessoas devem buscar a felicidade. Citando Aristóteles, dentre outros, o palestrante questionou a plateia sobre o ciclo da vida e as oportunidades perdidas, traçando um paralelo com o cotidiano e os valores capazes de conduzir as pessoas a uma vida mais agradável e feliz.
O segundo dia evento, teve início com o discurso de Gustavo Schiffino, vice-presidente da ABF. O executivo agradeceu a participação dos congressistas que, segundo ele, só reforça ainda mais a importância do franchising na economia nacional. ‘’O sistema de franquias já se mostra fundamental para o desenvolvimento do País e o envolvimento de todos em busca das tendências mundiais, reflete ainda mais essa nossa posição’’, afirmou Gustavo.
Desafios e ganhos da internacionalização das marcas, os entraves encontrados no Brasil – como a carga tributária e os custos dos shoppings -, e as estratégias adotadas por essas redes de franquias para obter ou manter o sucesso de suas operações foram a tônica do painel Panorama do Franchising Internacional. Moderado pelo diretor Jurídico da ABF, Luiz Henrique do Amaral, o encontro reuniu Dave Buzza (Alphagrafics) (AlphaGrafics), Eric Jacobs (Marriott), Michel Cohen (Lolita) e Brad Jacobs (The Coffee Club).
Depois de conhecerem cases de sucesso de grandes franqueadores internacionais, os congressistas tiveram a oportunidade de trocar experiências com franqueados nacionais experientes. André Friedheim, diretor de internacionalização da ABF, moderou o bate papo entre Norberto Lichtenstein, franqueado de 8 redes diferentes e 26 franquias multimarcas, e Jorge Aguirre, franqueado Pizza Hut com 40 unidades. Os empresários dissertaram sobre o processo de escolha de um bom franqueado e a importância de mantê-lo como parceiro de negócio.
Uma visão do futuro do Franchising por Marcelo Cherto
Marcelo Cherto, consultor e membro do Conselho da ABF, apresentou uma interessante “Visão do futuro do franchising”. Sintetizando o crescimento do mercado de franquias no Brasil, Cherto destacou que nos anos 80, início do franchising no país, houve uma explosão de micro e pequenas empresas. A década seguinte foi de “encantamento”, quando surgiram grandes marcas. Nos anos 2000 houve a consolidação da expansão do franchising nacional. E na década atual, o foco do mercado está na qualidade das operações, produtividade e escala. “O franqueado do futuro é aquele com mais lojas”, sentenciou Cherto.
O filme que narra como Sean e sua esposa adotaram um menino de rua alvo de preconceito e as transformações ocorridas em suas vidas após esse ato de amor guarda relação com sua visão empreendedora. Sean reforçou ainda que o mais importante é que as empresas devem doar, no sentindo de valorizar as pessoas. “Se você não é uma empresa que doa, você morre”.
(Fotos: Keiny Andrade)