
Associados debateram a transformação digital na sede da ACATE.
Fechando as atividades do ano, a Regional Sul reuniu entre os dias 09 e 10 de novembro, mais de 100 participantes na sede da ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia), em Florianópolis (SC) para o encontro de associados da Regional Sul da Associação Brasileira de Franchising.
No primeiro dia, o encontro foi moderado pelos diretor da ABF Regional Sul, André Belz e pelo diretor de Estratégia Digital da ABF, Carlos Zilli. Os diretores deram boas-vindas a todos os presentes e apresentaram a parceria da ABF com a Linklab Acate.
O evento proporcionou networking entre os associados, e a palestra de Negócios Acate – Inovação Aberta, ministrada pelo Diretor de inovação e novos negócios da acate, Silvio Kotujansky.
Os associados presentes também tiveram a oportunidade de assistir a apresentação de verticais de negócios e Startups, com Bruno Guimarães, diretor da vertical de varejo, Otávio Pinheiros, diretor da vertical de educação e Rodrigo Cabral, diretor da vertical PeopleTech.
No dia 10, o diretor regional André Belz agradeceu a presença de todos, destacou a importância dos encontros, falou da parceria com a ACATE e destacou o desempenho dos numeros do franchising na nacionais e regionais durante o 1º semestre de 2022.
Dando início ao encontro, o vice-presidente da ABF, Tom Leite, apresentou a todos a nova diretoria que irá dirigir a Associação a partir de 2023 e confirmou o diretor André Belz na regional para os próximos dois anos.
No evento, também esteve presente o prefeito de Florianópolis Topázio Silveira neto que se colocou a disposição de todo o Sistema do Franchising para se empenhar em prol da assinatura do Projeto de lei para a redução da alíquota do ISS na cidade o que iria trazer mais empresas pra cidade e consequentemente mais emprego e renda. O PL está sendo avaliado pela Secretaria de Fazenda do Município.
Complementando a fala do Prefeito, o diretor jurídico da ABF, Sidney Amendoeira destacou a batalha da Associação em prol das marcas na redução dessa alíquota em cerca de 20 municípios do País.
O evento envolveu, palestras como a do Fundador da Equilibrium e diretor de tecnologia do grupo boticário, Fábio Nunes que evidenciou como ações simples aliadas a tecnologia mudou a gestão e ajudou o grupo boticário a ser o maior ecossistema de beleza para o mundo.
Na sequência, foram apresentadas as palestras com os temas o novo perfil do varejista, por Mauro Nomura, do grupo Nomura, onde provocou os participantes a pensarem na reestruturação dos negócios e no turn over das equipes. Alem disso apresentou ferramentas digitais para o desenvolvimento e gestão. Após Nomura, o case da Portobello Shop sobre transformação digital da, ministrado por José Gonçalves Junior, diretor de franquias e expansão da Portobello Shop.
O vice-presidente Tom apresentou também a palestra “O uso da tecnologia para a evolução do negócio de food service” com cases e numeros de desempenho do grupo Trigo e toda a transformação digital passada pré e durante a pandemia.
Após o almoço, Daniel Alves, da Innoway, em sua palestra debateu com os participantes sobre maturidade de inovação com teste entre os participantes. Para ele, fazer diagnósticos e planos de inovação bem detalhados facilita a jornada do cliente e pode até mesmo determinar o futuro dos negócios.
Complementando a palestra de Alves, o diretor de Estratégia Digital Carlos Zilli apresentou a palestra sobre jornada do cliente com o objetivo de otimizar os processos gerando uma eficiência operacional. Para ele é preciso entender toda a jornada pois 70% do que se considera atrito são erros no processo e por isso, sem entender quais são esses erros não se termina com uma eficiente jornada.
Após sua palestra, Zilli moderou com Silvio Kotujansky e Daniel Alves um painel sobre o tema da Jornada evidenciando as visões de mudanças culturais e de processos para as empresas.
Encerrando o evento, a diretora de Capacitação Fabiana Estrela, fez um overview dos principais pontos debatidos na última edição do Websummit. Segundo a diretora, dentre os assuntos mais debatidos pelos especialistas com cases de marcas conhecidas no mercado como do Airbnb foram a humanização, personalização, Experiencia do cliente, conexão e proposito.
Para os especialistas do encontro que ocorreu em Portugal, as pessoas precisam muito mais do que ter a marca mas vivenciá-la, sendo proveitosa e se identificando. Pois as pessoas compram experiencias e não puramente marcas.
Foto: ABF/Divulgação