Presidente da ABF Nacional detalhou como a inovação, que está na essência do franchising, tem transformado ainda mais o setor
No início da tarde desta sexta-feira (11/11), no Pier mauá no Rio de janeiro, o presidente da ABF, André Friedheim, realizou uma palestra no Rio Innovation Week, no palco varejo, abordando o tema Inovação no Franchising: como as redes franqueadoras estão ressignificando os seus papéis perante sua rede de franquias.
Friedheim iniciou sua fala explicando um pouco sobre franchising, e mostrou dados do Sebrae que apontam sobre a relação de risco dos empreendedores que começam do zero, e os que investem em franquias. “Muitas pessoas sabem que investir em uma franquia é mais seguro do que começar um negócio de zero. Além de todo suporte dado pela franqueadora, o empreendedor irá tocar uma operação que já foi testada antes de ser lançada ao mercado.”, explica.
O presidente apresentou um overview da realidade do franchising brasileiro, que atualmente é o 4º maior mercado de franquias do mundo, com mais de 2.800 redes franqueadoras, além de 38 novas operações inauguradas todos os dias em 2022.
“Este setor vem se destacando por apostar pesado em um dos fatores que eleva seu crescimento no Brasil ano a ano: a inovação”, afirmou.
No entanto, ele alertou que o franchising não é apenas um negócio para implantar em lojas físicas em shopping centers, mas também para supermercados, aeroportos, estações de trem e metrô, na rua, em centros comerciais ou em locais que contam com um volume diário alto de pessoas é primordial para qualquer marca, independente do segmento.
Com isso, Friedheim falou sobre as operações convencionais que são indispensáveis no Franchising, porém os novos formatos de negócios vêm se destacando e ganhando uma parcela importante do mercado. As inovações abrangem também o modelo de gestão, processos, produtos e serviços. E cada vez mais franqueados e franqueadores precisam se capacitar fazendo com que as empresas criem, recriem e desenvolvam novidades a todo instante. “A criação de novos modelos de negócios tem sido essencial para a manutenção e a reinvenção de algumas redes que estão há anos no mercado”.
Por fim, Friedheim parabenizou o evento, agradeceu o convite para trazer esse debate no maior evento de tecnologia da América Latina, para que todos possam entender que nas redes de franquia em que a comunicação é indispensável, a tecnologia deixa de ser um diferencial para se tornar um pré-requisito. “Plataformas de gestão e comunicação de franquias, por exemplo, podem facilitar processos da rede, otimizar relacionamento entre o franqueador e o franqueado, além de possibilitar o acompanhamento das unidades em tempo real. A atuação das franquias inovadoras consegue transformar não só a oferta de produtos e serviços, mas todo o mindset do mercado”, finalizou.
Foto: ABF/Divulgação