
Projeto do Programa Franchising Brasil teve mais mesas virtuais de discussão em suas duas últimas rodadas, contando com diversos nomes do setor de franquias
Entre os dias 31 de agosto e 17 de setembro, aconteceram mais duas rodadas de encontros do Think Tank Franchising Brasil. A iniciativa, que tem como objetivo promover reuniões online de troca de experiências e construir pontes e soluções para o momento pós pandemia, é organizada pelo Franchising Brasil — Programa de internacionalização do setor de franquias brasileiro, realizado por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira de Franchising (ABF) com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Nestes últimos dias aconteceram sete reuniões remotas, que contaram com a presença de marcas brasileiras como Bibi, Kumon, Panelinhas do Brasil, Usaflex, Sodiê Doces, Kingcase e mais. Além destas, representantes internacionais também participaram das conversas. Karoline Portela, da Eurofranquias; Jose Fernandez, da FIAF; Luis Felipe Jaramillo, responsável pela FANYF – Feira de franquias da Colômbia, entre outros, trocaram experiências com empresários brasileiros.
Complementando as mesas da primeira semana, essas duas rodadas tiveram como foco a retomada das empresas e o futuro pós-pandemia com mudanças duradouras, neste momento em que vários mercados já estão retomando atividades. Se para algumas o momento foi de pausa e reflexão, outras marcas conseguiram ir um pouco além e criaram oportunidades durante a pandemia. “Essa situação acabou gerando novas oportunidades para a gente, já que muitos clientes correram atrás do digital”, revelou Felipe Junqueira, representante da agência de marketing Target Mais.
Essa solução foi amplamente discutida por todas as empresas e associações, que também intensificaram e aplicaram melhorias em suas áreas de comunicação. “É importante o cliente se sentir abraçado, ainda mais em um momento tão delicado no mundo inteiro”, declarou Silvana Buzzi, diretora executiva da ABF e mediadora de uma das mesas.
A aproximação ainda maior com os franqueados também é um ponto de atenção. Raquel Nunes, representante da Usaflex, frisou a importância de uma comunicação mais transparente e próxima para guiar as ações dos franqueados durante a pandemia. “Foi nossa missão mostrar para eles que não estavam sozinhos e desamparados”, declarou Raquel. Já Bruno Borges, da Calçados Bibi, reforçou que alinhar a estratégia foi fundamental, e que isso possibilitou o retorno mais breve da marca às atividades presenciais.
No geral, muitas franquias têm equilibrado suas expectativas e realidades com o momento, entendendo também a situação delicada dos franqueados. O mesmo acontece entre os franqueadores e seus fornecedores. Marcas como a Coife Odonto reforçaram a importância de ser flexível durante a crise, e também de implementar soluções que servirão a longo prazo e não só como medida de contenção.
Ao todo, o Think Tank Franchising Brasil contou com a participação de 36 empresas estrangeiras, 41 empresas brasileiras e dez países: Brasil, Portugal, México, Peru, Colômbia, Argentina, Paraguai, Equador, Panamá e Uruguai. O Franchising Brasil agradece a participação de todos e os aguarda para uma nova edição em breve!
Sobre o Franchising Brasil
O Franchising Brasil é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional. A iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais.