No terceiro dia da NRF (National Retail Federation), dois temas foram predominantes entre as diversas palestras e cases: E-commerce e Ambientes de loja. Segundo os palestrantes, graças ao crescimento do e- commerce e uso de tablets e tecnologia mobile, o varejo mundial tem criado estratégias e repensado modelos mais antigos. Tais mudanças sociais podem ser expressas pelo trinômio: Tecnologia + Talentos + Ambiente de Loja.
Grupo de empresários do franchising durante o evento
Pode-se concluir que diversas marcas estão propondo gerar uma experiência de consumo agradável para o consumidor. Por meio deste raciocínio surgiu o conceito criado pela Starbucks de loja como `3rd Place`: o primeiro lugar é a casa do consumidor final, o segundo o trabalho e o terceiro a loja, no caso, Starbucks. O objetivo é gerar um ambiente mais agradável para o consumidor, assim, pode-se equilibrar o e-commerce e loja física.
Ainda relacionado ao futuro do consumo e e-commerce, os empresários assistiram a uma palestra com o tema `The future Shopper` (O futuro consumidor). O foco defendido na ministração, foi de que os consumidores que ainda não fizeram a opção por usar canais de e-commerce no varejo, irão fazê-lo em algum momento, já que é natural que a tecnologia os englobem de alguma forma, o que torna importante para as marcas varejistas pensarem sobre o conceito de multi-canais.
O tema foi encerrado, com uma projeção de que a geração das crianças e pré-adolescentes atuais, no futuro, como consumidores conscientes do poder que as tecnologias lhe proporcionam, se tornem mais exigentes do que qualquer outra geração anterior.