Tecnologia, comunicação e vendas para franquias são destaques na 54ª Convenção Anual da IFA

O terceiro dia da 54ª Convenção Anual da IFA (International Franchise Association) foi norteado por insights das áreas de marketing, vendas e tecnologia para franquias, além de um rico conteúdo sobre comunicação com os franqueados.


Tod Rowe, diretor-gerente do canal global de vendas do Google

Dentre as palestras ministradas, destacou-se o executivo Tod Rowe, diretor-gerente do canal global de vendas do Google. Segundo ele, as pessoas mudam tão rapidamente quanto a tecnologia e os clientes de hoje não serão mais os mesmo de amanhã. “E o que eles querem?”, foi o questionamento lançado pelo palestrante aos participantes do Congresso. “É recomendada a “instant gratification”, ou seja, fazer o cliente satisfeito imediatamente”, afirma o diretor-gerente. “Um bom exemplo de como fazer isso no e-commerce é encurtar o processo da compra, porque economiza tempo do consumidor e também permite aumentar a receita”, citou. Os clientes, segundo ele, estão dispostos a pagar 5% a mais para receber sua compra mais rapidamente. Esse raciocínio vale também para o marketing.


Diversos temas foram discutidos durante as mesas redondas

Já o tema “comunicação entre o franqueador e seus franqueados”, foi abordado de uma forma que podemos entender esse como um problema que não é exclusivo das redes brasileiras. Nos Estados Unidos, a frustração em relação a esse assunto também é perceptível. Mesmo as redes que investem em tecnologias de ponta para se comunicarem melhor com seus franqueados acabam ouvindo a mesma desculpa como explicação para seus baixos índices de utilização: falta de tempo. Na mesa-redonda “Colocando franqueados quadrados em buracos redondos”, comandada por Bradley Voreis, da Glass Doctor, ficou claro que o problema dos baixos índices de engajamento da intranet e meios de comunicação da rede reside mais na relevância e formato de seus conteúdos do que na tecnologia utilizada.

Durante o Congresso, muito se fala sobre a vantagem de o ambiente virtual ter audiência totalmente mensurável. Há muitos indicadores e métricas que comprovam que isto é verdade. Mas o que fazer com elas? Como melhorar o desempenho das campanhas de marketing digital? E, com os dados em mãos, qual o percentual que se deve investir em cada mídia? Os debatedores da mesa-redonda “Como medir o sucesso de suas campanhas on-line” levantaram alguns pontos importantes: vídeos são cada vez mais relevantes, tanto para difundir propaganda como para passar conhecimento e conteúdo; é preciso definir ações para o intervalo de tempo entre o primeiro contato do cliente, via web, e o momento da primeira reunião presencial, dentre outros aspectos.


Delegação da ABF durante palestra na IFA

A programação da delegação ABF na 54ª Convenção Anual da IFA terá, nos próximos dias, mais visitas técnicas e participação em palestras e debates relevantes ao franchising. Para conferir o conteúdo completo do evento, além de demais detalhes de tudo o que foi apresentado na Convenção, participe do Pós IFA ABF 2014, que acontecerá no dia 18 de março. Inscreva-se clicando aqui.

Confira o que aconteceu no primeiro dia da IFA: 

Programação variada, palestras e debates marcam o início da 54ª Convenção Anual da IFA