- Evento aconteceu, no dia 30, na sede da Casa do Construtor;
- Presença digital, inovação, crescimento de redes e hábitos que levam ao sucesso estiveram entre assuntos abordados.
Troca de ideias, apresentação de cases e muito network. Este foi o tom da última reunião da Regional Interior de São Paulo, da ABF. O encontro aconteceu na quinta-feira, dia 30 de novembro, na sede da Casa do Construtor, em Rio Claro. Entre os integrantes da diretoria presentes estavam a diretora-executiva, Fabiana Estrela; o diretor regional, Guto Covizzi, e o coordenador da regional, Felipe Buranello que dividiram a condução do evento.
Na presença de cerca de 30 pessoas, Guto e Fabiana abriram o encontro apresentando um panorama sobre o andamento da instauração do Arranjo Produtivo Local – assunto que foi um dos temas principais da reunião regional ocorrida em Rio Preto, em outubro e sobre a renovação das parcerias com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae).
Ela ainda citou os novos portais ABF Academy e aquele desenvolvido em conjunto com o Sebrae, que oferece conteúdos sobre gestão e franquias voltado a franqueados, candidatos a franqueados e franqueadores em operação ou potenciais. “A educação é um dos pilares não apenas do franchising, como também da ABF. Entendemos que apenas por meio do conhecimento um empreendedor consegue o sucesso em sua empresa”, acrescentou.
Como um dos anfitriões, Bruno Arena, além de ocupar as cadeiras principais na diretoria de Relacionamento, Microfranquias e Novos Formatos e na comissão Next Generation da ABF, também é diretor de Expansão e Implantação da Casa do Construtor. “O norte da nossa visão é a ressignificação da posse. A Casa do Construtor tem se firmado cada vez mais como uma empresa de tecnologia e queremos levar esse conceito para mais localidades, seja no Brasil ou fora dele. Pretendemos também, além do aluguel de equipamentos para construção civil e soluções para o dia a dia, passer a atuar em outras frentes, como a locação de equipamentos hospitalares, por exemplo”, disse.
Beno Kirvikin, coordenador da Comissão de Fornecedores e editor do Portal do Franchising, apresentou as métricas do site – sendo um dos mais visitados do mundo.“O propósito do Portal é ajudar quem quer abrir uma franquia a decidir a mais adequada ao perfil do interessado. E nada melhor que uma boa história, que mostra o sucesso de um franqueado para reforçar essa decisão”, disse.
Já o diretor-adjunto de Estratégia Digital da ABF, Carlos Zili, discorreu sobre a Jornada do Cliente e a importância de as marcas estarem presentes no mundo digital e buscarem sempre a inovação e a eficiência operacional por meio dos processos digitais. “Velocidade é a palavra que deve reger as empresas e temos que ser curiosos o tempo todo, pois estamos sempre aprendendo”.
Os hábitos de franqueados e franqueadores de sucesso foram abordados por Denis Santi, autor do livro “Os 7 franquehábitos”. Ele reforçou a importância do envolvimento dos franqueados para o sucesso dos negócios e ainda provocou os participantes, levando-os à reflexão, com a pergunta “Você está fazendo seu papel direito?”.
O final da reunião foi marcado pela fala de Marcelo Poli, da RZD Consultoria e Gestão de Franquias, que discorreu sobre jurisprudência no franchising, seguida da roda de conversa com o tema “Oportunidades desafios e tendências” baseada nos temas abordados durante a ABF Con. Participaram Bruno Arena, Fabiana Borges de Oliveira, franqueada d’O Boticário e José Rubens Oliveira, da Guia-se Agências Digitais. Em seguida, Arena guiou os participantes em uma visita às instalações da Casa do Construtor.
Fotos: ABF/Divulgação