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Redes vendem calçados em domicílios

DCI – Camila Abud – 04/09

O segmento de franquias de calçados apresenta uma tendência curiosa. Redes têm buscado inovar nos formatos para atrair investidores e atender de modo mais cômodo os clientes. Assim, surgem marcas especializadas na venda porta a porta.

Entre as microfranquias que adotaram esse perfil estão as redes Fun Shoes, de itens para crianças e Sapatilha na Sacola, de artigos femininos. Com modelos exclusivos e tamanhos do 33 ao 43 e vendidos por meio de representantes que visitam as clientes, os produtos da Sapatilha na Sacola são levados em uma mala expositora personalizada. “O modelo de negócio é para quem busca trilhar o caminho com seus próprios pés”, disse a idealizadora da marca, Leticia Penna.

A empresária explica a praticidade de ir até o cliente se torna um diferencial e os negócios estão fluindo bem. Hoje, a rede conta com 12 unidades e pretende terminar o ano com aproximadamente 30 franquias. A pretensão é que o número seja triplicado em 2016, apontou o consultor de expansão da Teaser Franchising, Lucas Vetorasso. “Pelo momento financeiro em que vivemos, as pessoas buscam investimentos baixos, porém seguros. A marca oferece isso: baixo custo e retorno veloz”. A Teaser ajudou na formatação do negócio.

Para as crianças

No caso da Fun Shoes, que conta com 73 operações, entre quiosques e lojas em shoppings, a empresa iniciou a expansão com vendas em domicílio no mês passado. De acordo com o fundador da rede, André Souza, esse formato menor de operação exige baixo investimento e se mostra como uma estratégia perfeita para empreendedores em busca de um negócio rentável em período de crise econômica. A expectativa do empresário é contar com 20 primeiros pontos de microfranquias da marca até o final deste ano.

Souza explica que a venda de calçados através da microfranquia envolve diretamente o comércio eletrônico. Os pais das crianças têm de fazer o cadastro pelo site, com informações da numeração, idade, sexo da criança, além do tipo de sapato: se preferem tênis, sandálias ou sapatilhas. Depois, um representante da empresa leva a “Malinha Fun Shoes” para o endereço cadastrado no site, com 12 modelos selecionados previamente pelo consumidor. Em até 24 horas o funcionário da microfranquia recolhe os produtos que não foram comprados e fica à disposição para dar assistência pós-venda ao cliente.