Redes de franquias estão entre os destaques do Prêmio Empreendedor do Ano 2015



Empreendedoras brasileiras recebem homenagem no Prêmio Empreendedor do Ano 2015, no Rio de Janeiro
 
Anderson Birman, da Arezzo, e Lucy Onodera, da Onodera Estética, figuram entre os empresários homenageados por ações que promoveram desenvolvimento social e econômico sustentável para além de suas comunidades

Duas redes de franquias associadas à ABF estão entre finalistas e homenageadas do 17º Prêmio Empreendedor do Ano – 2015, realizado pela Ernest Young (EY): Arezzo, rede criada por Anderson Birman, finalista na categoria Master, e Onodera Estética, marca que tem à frente a diretora geral Lucy Onodera, homenageada no Programa Winning Women Brazil.
 
De acordo com Cristina Franco, presidente da ABF, “para o franchising é essencial ter empreendedores como Anderson Birman e Lucy Onodera. A distinção no Prêmio Empreendedor do Ano 2015 abrilhanta ainda mais nosso mercado, que tem tido presença constante nesta premiação, seja representado por franqueados ou franqueadores. O sistema de franchising é, em grande parte, movido pelo espírito empreendedor e é sempre bom ver que temos um grande celeiro de talentos com esta característica”.

O Prêmio Empreendedor do Ano, criado nos EUA em 1986, é realizado em 60 países. Desde então, a honraria já reconheceu mais de 2.500 empreendedores. No Brasil, primeiro país da América Latina a participar da iniciativa, a premiação existe desde 1998. O Prêmio é um reconhecimento aos empreendedores por suas ações, que refletem na melhoria da qualidade de vida das comunidades que os cercam e no desenvolvimento econômico sustentável para além dessas comunidades.

Para seleção dos vencedores e homenageados, o corpo de jurados, formado por empresários reconhecidos, avalia critérios como: espírito empreendedor, desempenho financeiro, direcionamento estratégico, impacto global, inovação, integridade pessoal e influência.

“Ter o nosso trabalho reconhecido por este importante prêmio nos motiva a seguir pautados por nossos valores, que zelam pela qualidade e inovação em tudo o que fazemos. A homenagem é a consagração de uma trajetória baseada em desafios e superações. Desde que fundei a Arezzo, há 42 anos, liderei e acompanhei importantes movimentos, como a fusão com a Schutz, a abertura de capital, a criação da Anacapri e da Alexandre Birman, e a internacionalização com a loja Schutz em NY. Há dois anos, passei o comando para meu sucessor, que mantém o espírito inovador exigido pelo mercado”, declarou Anderson Birman, presidente do Conselho Administrativo da ArezzoCo.

Winning Women Brazil
Na ocasião, a Ernest Young homenageou participantes do Winning Women, programa anual destinado a mulheres empreendedoras. Lucy Onodera foi homenageada por fazer parte da iniciativa. “Estou honrada por ter participado desse projeto que tanto contribui com o empreendedorismo brasileiro e colaborou significativamente com meu desenvolvimento pessoal. Estendo essa homenagem a todas as pessoas que me ajudam a fazer da Onodera o que ela é hoje, às que se destacam pela qualidade dos seus trabalhos nos mais diversos segmentos e contribuem, assim, com o desenvolvimento de nosso país”, declara a executiva.

Para Cristina Franco, que é uma das conselheiras do Programa Winning Women Brazil, “a ABF apoia e estimula ações e programas que visem o empoderamento feminino, tanto pela justiça social como pelo benefício comprovado que traz as empresas. Ver uma mulher empreendedora como Lucy Onodera ser homenageada é um orgulho e uma satisfação. Tenho muito respeito e carinho pelo trabalho desenvolvido por ela, que tive a oportunidade de acompanhar enquanto uma das tutoras do programa no Brasil”.

O prêmio foi entregue em noite de gala no Belmond Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, nessa quarta-feira (8) com a presença de dezenas de personalidades influentes do mundo empresarial brasileiro.

Foto: Divulgação.