Empreendedoras brasileiras recebem homenagem no Prêmio Empreendedor do Ano 2015, no Rio de Janeiro
Anderson Birman, da Arezzo, e Lucy Onodera, da Onodera Estética, figuram entre os empresários homenageados por ações que promoveram desenvolvimento social e econômico sustentável para além de suas comunidades
Duas redes de franquias associadas à ABF estão entre finalistas e homenageadas do 17º Prêmio Empreendedor do Ano – 2015, realizado pela Ernest Young (EY): Arezzo, rede criada por Anderson Birman, finalista na categoria Master, e Onodera Estética, marca que tem à frente a diretora geral Lucy Onodera, homenageada no Programa Winning Women Brazil.
De acordo com Cristina Franco, presidente da ABF, “para o franchising é essencial ter empreendedores como Anderson Birman e Lucy Onodera. A distinção no Prêmio Empreendedor do Ano 2015 abrilhanta ainda mais nosso mercado, que tem tido presença constante nesta premiação, seja representado por franqueados ou franqueadores. O sistema de franchising é, em grande parte, movido pelo espírito empreendedor e é sempre bom ver que temos um grande celeiro de talentos com esta característica”.
O Prêmio Empreendedor do Ano, criado nos EUA em 1986, é realizado em 60 países. Desde então, a honraria já reconheceu mais de 2.500 empreendedores. No Brasil, primeiro país da América Latina a participar da iniciativa, a premiação existe desde 1998. O Prêmio é um reconhecimento aos empreendedores por suas ações, que refletem na melhoria da qualidade de vida das comunidades que os cercam e no desenvolvimento econômico sustentável para além dessas comunidades.
Para seleção dos vencedores e homenageados, o corpo de jurados, formado por empresários reconhecidos, avalia critérios como: espírito empreendedor, desempenho financeiro, direcionamento estratégico, impacto global, inovação, integridade pessoal e influência.
“Ter o nosso trabalho reconhecido por este importante prêmio nos motiva a seguir pautados por nossos valores, que zelam pela qualidade e inovação em tudo o que fazemos. A homenagem é a consagração de uma trajetória baseada em desafios e superações. Desde que fundei a Arezzo, há 42 anos, liderei e acompanhei importantes movimentos, como a fusão com a Schutz, a abertura de capital, a criação da Anacapri e da Alexandre Birman, e a internacionalização com a loja Schutz em NY. Há dois anos, passei o comando para meu sucessor, que mantém o espírito inovador exigido pelo mercado”, declarou Anderson Birman, presidente do Conselho Administrativo da ArezzoCo.
Winning Women Brazil
Na ocasião, a Ernest Young homenageou participantes do Winning Women, programa anual destinado a mulheres empreendedoras. Lucy Onodera foi homenageada por fazer parte da iniciativa. “Estou honrada por ter participado desse projeto que tanto contribui com o empreendedorismo brasileiro e colaborou significativamente com meu desenvolvimento pessoal. Estendo essa homenagem a todas as pessoas que me ajudam a fazer da Onodera o que ela é hoje, às que se destacam pela qualidade dos seus trabalhos nos mais diversos segmentos e contribuem, assim, com o desenvolvimento de nosso país”, declara a executiva.
Para Cristina Franco, que é uma das conselheiras do Programa Winning Women Brazil, “a ABF apoia e estimula ações e programas que visem o empoderamento feminino, tanto pela justiça social como pelo benefício comprovado que traz as empresas. Ver uma mulher empreendedora como Lucy Onodera ser homenageada é um orgulho e uma satisfação. Tenho muito respeito e carinho pelo trabalho desenvolvido por ela, que tive a oportunidade de acompanhar enquanto uma das tutoras do programa no Brasil”.
O prêmio foi entregue em noite de gala no Belmond Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, nessa quarta-feira (8) com a presença de dezenas de personalidades influentes do mundo empresarial brasileiro.
Foto: Divulgação.