Redes automotivas investem em serviços de delivery e lojas-conceito

Jornal DCI – Fellipe Aquino – 15/05
 
O mercado de franquias especializadas no segmento automotivo cresce em ritmo acelerado no País. Com movimentação de R$ 4 bilhões em 2013, o setor representa 3% das franquias brasileiras, o que abre espaço para expansão de redes como a Doutor Lubrifica. A empresa projeta passar de 2 para 50 unidades este ano. Afora isso, analisa começar a expansão internacional em2015.

O otimismo é baseado na projeção da Associação Brasileira de Franchising (ABF), de que o faturamento do setor, como um todo, foi 5% maior em 2013 do que o verificado no ano anterior.

No segmento, a Doutor Lubrifica aposta na categoria automotiva com o seu serviço de delivery. Criada a partir de uma necessidade de consumo, a rede pretende faturar esse ano R$ 1,5 milhão e chegar a pelo menos 50 unidades da marca em todo o País, contou o sócio fundador da empresa, Alexandre Loudrade. “A procura pelo negócio está em alta. Temos várias pessoas querendo investir. Para você ter uma noção, já estamos em negociação para abrir unidades em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Brasília, justamente pelo negócio ser de baixo custo”, afirmou o sócio.

Loudrade resolveu apostar no serviço quando, em uma viajem, teve o motor do carro fundido “O motor do meu carro fundiu durante uma viagem, porque não havia feito a troca do óleo. Na ocasião, eu percebi que o mesmo poderia acontecer com qualquer outra pessoa”, lembrou o executivo. “Vendo essa carência do mercado no segmento, sentei com o meu sócio e começamos a pensar, quantas pessoas assim como eu também não tem tempo para parar e cuidar do carro”, completou ele.

O negócio, voltado para troca de óleo, funciona a partir de um carro montado pela companhia, que conta com toda estrutura de alta tecnologia para atender o consumidor. “Com um sistema inteligente, o computador identifica qual o melhor tipo de óleo para cada veículo. Em relação ao atendimento, a pessoa liga, agenda um horário e, posteriormente, vamos até o local combinado. Geralmente na residência ou no local de trabalho do cliente”.
 
No mercado desde janeiro de te ano, a empresa está em busca de investidores que tenham interesse em abrir uma unidade de atendimento da marca. “Esse é um serviço inovador, já que você não precisa perder tempo deixando o seu carro no mecânico. Entramos no mercado no início do ano e o serviço tem sido muito bem aceito. Com todo o sucesso, decidimos entrar na categoria de franchising”.

Com o mercado de carros em alta, a rede de franquias já tem planos de expansão internacional. “Recebemos proposta de abrir pontos de atendimento fora do Brasil. Estamos conversando, mas acredito que até o inicio do próximo ano já devemos estar com a Doutor Lubrifica em alguns países da América Latina”.

Para quem está pensando em investir, a rede Doutor Lubrifica conta com dois modelos de negócios, um fixo e outro móvel. Os valores vão de R$ 35 mil a R$ 60 mil.

CarClub
 
Além das franquias, empresas que apostam no varejo de peças de automóveis e serviços para os carros também ganham mercado. Exemplo disso, a Bridgestone, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo, tem investido nas lojas conceito para atender o consumidor. No início do ano, o grupo abriu a quarta unidade da rede.
 
Pensado para ser uma “loja de fábrica”, o empreendimento, que está presente inclusive em outros países como nos Estados Unidos, conta com vários serviços com a proposta de auxiliar o motorista no dia a dia. Nas lojas da empresa, o consumidor pode fazer desde um balanceamento no seu veículo, a uma troca de óleo simples ou limpeza do ar condicionado. Um ponto interessante, analisam especialistas, é que as unidades da CarClub também funcionam como espaço de encontro para os revendedores da companhia.
 
“A expansão do nosso portfólio vem acompanhada do nosso conhecimento e experiência como a maior fabricante de pneus do mundo. Apostamos muito nesse projeto, uma vez que ele é totalmente diferente dos outros que existem hoje no Brasil, e acreditamos que no futuro a companhia estará entre os maiores players do mercado”, afirmou o diretor de Vendas e Marketing da Bridgestone do Brasil, Alexandre Lopes.
 
A Bridgestone tem quatro lojas próprias no Estado de São, sendo uma em Santo André, no ABC Paulista. “Nossas oficinas são equipadas com tecnologia que permite ao usuário acompanhar tudo via webcam. Outro diferencial é o sistema leva-e-traz, que permite tranquilidade ao proprietário do veículo. Com tecnologia de alinhamento em 3D e balanceamento digital garantimos melhores resultados ao cliente”.