É muito comum no mundo da franchising a idéia de que investir numa franquia é garantia de sucesso imediato. A experiência nos mostra que esse é um conceito completamente equivocado. Certamente as chances de sucesso numa franquia são maximizadas, se comparadas ao negócio independente.
Isso se deve a diversos fatores, entre alguns deles: Marca conhecida e boa reputação, um detalhado plano de negócio, economia de escala, melhor planejamento dos custos de instalação e todo o conhecimento de operação adquirido pela franqueadora ao longo dos anos e repassado ao franqueado, reduzindo assim sua curva de aprendizagem. Contudo a gestão empresarial do franqueado é fundamental para o sucesso.
A loja da rede de franquias carioca Spé, O Spa do Pé, localizada em um grande shopping do Rio de Janeiro, foi inaugurada em 2004 sob uma forte expectativa, pois após muita pesquisa e estudos, era vista pelo mercado com um excelente potencial de crescimento. Um verdadeiro pote de ouro.
A gestão anterior era realizada por duas sócias franqueadas que mantinha uma gestão à distância. Sabemos que o sucesso de uma rede de franquias, como de qualquer organização, está fortemente relacionado à capacidade e qualidade de gestão. Não capacitar sua equipe e não acompanhar o atendimento realizado ao cliente pode ser fatal para um franqueado.
Durante meses a loja variava entre deixar prejuízo e conseguir pagar as contas, o nível de satisfação do cliente era muito baixo, impactando fortemente no processo de fidelização.
Um erro comum em sistemas de franquias é o franqueado transferir a responsabilidade do baixo desempenho de sua unidade para a franqueadora ou o ponto comercial e assumir uma posição passiva.
No início de 2008 a unidade Norteshopping esteve em vias de entregar as chaves e encerrar a operação, pois havia divergências entre as sócias franqueadas e um distanciamento da gestão.
A franqueadora intercedeu com o objetivo de encontrar a melhor solução para esta franquia, que está localizada em um grande Shopping no Rio de Janeiro, com fluxo de mais de 2 milhões e 800 mil pessoas por mês. A proposta de transferência da operação desta franquia para outro franqueado foi aceita e a nova administração assumiu em março de 2008.
Um plano de ação desenvolvido em conjunto entre a franqueadora e novo gestor da unidade foi posto em prática: Uma pequena reforma, e troca de itens defeituosos, melhoria no atendimento e mala direta para o banco de dados de clientes. Já no primeiro mês de operação a loja apresentou um aumento no faturamento de 18%.
Com a nova gestão, os profissionais que não estavam alinhados com o formato de trabalho da rede foram substituídos, mantendo a partir daí um corpo técnico mais comprometido com os objetivos e metas.
A experiência de estar pessoalmente em suas unidades é considerada insubstituível pelo empresário Antonio Haido, pois graças a ela, sabe exatamente como funciona a operação no dia-a-dia e possibilitou conhecer profundamente o mercado, o perfil dos clientes, as dificuldades e oportunidades encontradas, podendo, portanto, preparar seus funcionários da melhor maneira.
“Gerir pessoas é um dos itens mais desafiantes nos dias de hoje, com a escassez de profissionais qualificados para trabalhar os empresários precisam criar estratégias inovadoras e que gerem engajamento nas suas equipes, para não haver perda da qualidade na prestação de serviços e conseguir gerir as pessoas de maneira mais adequada ao contexto atual dos negócios.” Antonio Haido – (Franqueado da rede Spé, O Spa do Pé – Unidade Norteshopping)
Em 2011 o franqueado Antonio Haido adquiriu mais uma loja da rede e em 2 anos conseguiu dobrar seu faturamento. No momento ele está buscando uma nova oportunidade para abertura de mais uma unidade.