Mais de 300 pessoas prestigiam o Pós NRF 2014 da ABF


Auditório lotado para o Pós NRF 2014 da ABF

Foi realizado nesta quinta-feira, 30 de janeiro, o encontro Pós NRF 2014 da ABF, no Espaço APAS, em São Paulo. O evento foi um sucesso e teve como objetivo principal discutir os mais relevantes temas apresentados durante a 103ª edição do maior Congresso do varejo mundial, a NRF Retail’s Big Show, que aconteceu entre os dias 12 e 15 de janeiro, em Nova Iorque. 


Cristina Franco, presidente da ABF

Diante do auditório lotado, Cristina Franco, presidente da ABF, deu as boas vindas aos participantes e ressaltou a importância da presença brasileira no evento, que contou com 1.638 congressistas. “Realizamos importantes visitas técnicas durante a viagem, acompanhamos inúmeras palestras e ainda participamos do Seminário Internacional do Varejo, promovido pelo IBEVAR, no Harvard Club New York. Um conteúdo realmente enriquecedor para qualquer empresário”, destacou a presidente em seu discurso de abertura. O grupo que visitou a NRF com a ABF foi composto por 35 profissionais do setor de franquias, uma delegação exclusiva que, além das atividades citadas acima, contou também com a visita monitorada à Big Show Expo, feira simultânea que reuniu 600 empresas fabricantes de soluções tecnológicas para o setor.  

“Hoje, neste Pós NRF, temos a oportunidade de trazer a vocês todos esses elementos que foram ganhando importância em nossa cultura e que podem ser aplicados no franchising brasileiro. Queremos também compartilhar o que de mais importante foi apresentado no evento e em todas as palestras que tivemos a oportunidade de presenciar”, finalizou a presidente, agradecendo também a APEX-Brasil pelo apoio a mais esta viagem, que faz parte da longa parceria entre as duas organizações.


Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF

As palestras tiveram início com Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF, explanando sobre a situação econômica dos Estados Unidos. Segundo ele, a economia americana manteve o seu crescimento de 2,3% em 2013 e possui uma projeção de 2,8% para 2014. “Trata-se de uma recuperação gradual, porém, significativa, refletida, entre outros fatores, pelo aumento do consumo no mercado interno e, por outro lado, no aumento da produção”, afirmou. Camargo também representou a ABF na reunião anual do FIRAE – Conselho Mundial de Varejo e os principais pontos abordados durante este encontro foram a recuperação paulatina da economia europeia, a discussão sobre a redução da participação do governo dos países europeus, os pedidos de redução de impostos e uma urgente regulamentação das vendas pela internet. 

“No geral, podemos perceber que a NRF possui 4 bandeiras bem claras de atuação: a valorização da carreira no varejo, a redução dos atuais 35% de impostos para algo em torno de 27 ou 28%, a flexibilização da política trabalhista e a resolução da questão da imigração, uma vez que os imigrantes são cada vez mais atuantes no país”, afirmou o diretor. 


Juarez Leão, diretor de treinamento e eventos da ABF

Em seguida, Juarez Leão, diretor de treinamento e eventos da ABF, dissertou sobre a metodologia de trabalho do Grupo ABF durante o Congresso, que consistiu em absorver o máximo do conteúdo proposto e, ao final de cada dia, promover uma reunião para compartilhar os dados mais relevantes para o Brasil, além de identificar como aplicar esses conhecimentos adquiridos no universo das redes de franquias. “Concluímos que foi um evento de evolução e não de revolução. Muito do que foi visto e proposto no ano passado, foi apresentado novamente neste ano, porém, na visão do resultado gerado perante aquelas expectativas e inovações traçadas”, afirmou Juarez. O diretor deu destaque ainda para inovações e alguns “cases” de mercado, antes de abordar o tema “Economia da Atenção”, muito discutido durante a palestra do Profº brasileiro Thales Teixeira, em Harvard.
 
Para Luiz Fernando Magnabosco, da LocTok – Locação Festas Eventos, participar de uma delegação como a da ABF, agrega muito valor à viagem, uma vez que, diante de tantas informações, é possível focar somente naquilo que é válido para o dia a dia dos negócios. “Já participei de outras viagens à NRF com a ABF e alguns dos pontos que posso ressaltar no evento deste ano foi a preocupação em abordar a gestão de pessoas, a convergência, o quadro de funcionários e colaboradores, o planejamento e a preocupação com o ponto de venda”, afirma o executivo. 


Adir Ribeiro, presidente-fundador da Praxis Business

Após o coffee break, a programação seguiu com a presença de Adir Ribeiro, presidente-fundador da Praxis Business, ressaltando os pontos que mais chamaram a atenção da delegação no que diz respeito ao mercado de franchising brasileiro.  O executivo falou sobre engajamento e a importância de entender o mercado e criar um vínculo com o individuo, através de casos de sucesso de empresas estrangeiras apresentados na NRF. “Podemos medir o engajamento no franchising resgatando o modelo de cultura da empresa, com capacitação inicial e consistente, além da criação de uma conexão emocional. O maior desafio do franchising é, com certeza, transformar franqueados em empresários”, finalizou. 


Estevão Cruz, sócio-diretor do Univerno Varejo

Já na palestra de Estevão Cruz, sócio-diretor do Universo Varejo, foram apresentadas as principais tendências tecnológicas da Big Show Expo, como hardware para experiência de compras, um considerável aprimoramento nas soluções de interação real e digital, além do destaque ao “mobile”, como o dispositivo de engajamento por excelência. “Hoje, o smartphone já é responsável pela pesquisa, mídia, seleção, compra e pagamento, um conjunto completo”, afirmou Estevão.
 
O encontro Pós NRF inaugurou a agenda de eventos da ABF em 2014 e foi muito bem avaliado pelos participantes, que elogiaram a objetividade das palestras e tiveram a oportunidade de conferir, pela ótica de especialistas de cada área, as novidades e tendências internacionais para o varejo. “É extremamente importante para nós, que não pudemos estar presente em Nova Iorque, conseguir enxergar todas essas percepções e elencar o que, dentre o conteúdo apresentado, poderá ser assertivo no nosso próprio negócio. O Pós NRF da ABF antecipa tendências e permite que as marcas se preparem para o que está por vir no varejo global”, afirmou Joelma Francisco e Tatiana Jarra, da rede Contém 1g.

Clique aqui e veja a Galeria de Fotos do evento.