Quer abrir uma franquia? Desconfie dos números, alertam especialistas

Quer abrir uma franquia? Desconfie dos números, alertam especialistas - Consultores dão dicas para escolher uma franquia

UOL – Larissa Coldibeli – 27/06
Consultores dão dicas para escolher uma franquia
Com mais de 480 marcas disputando a atenção de investidores na ABF Franchising Expo, realizada até este sábado (27), em São Paulo, escolher apenas uma pode ser trabalhoso. Analisar com espírito crítico os números apresentados pela empresa é um dos principais cuidados, segundo consultores ouvidos pelo UOL durante a feira.
Eles apontaram os seguintes cuidados:
– Gostar do ramo, não apenas do produto
– Fazer pesquisa com atuais e ex-franqueados
– Escolher o ponto de venda adequado para a marca
– Desconfiar de números fantásticos
– Avaliar o tempo de mercado da franquia
Diego Simioni, da consultoria GoAkira, diz que dados fantásticos, como investimento inicial muito baixo, um faturamento mensal alto ou retorno muito rápido podem esconder armadilhas.
“É importante entender o que os números contemplam e questionar se o valor de investimento inicial apresentado pela rede inclui estoque inicial, mão de obra, custos de reforma do imóvel e taxa de franquia”, declara.
Ele também destaca a importância de ter uma reserva de capital de giro, já que o faturamento médio mensal apresentado pelas redes, geralmente, é para uma unidade já estabelecida, com fluxo constante de clientes. Ou seja, o empresário novato precisa ter dinheiro para se bancar porque no começo não vai ganhar tudo o que é prometido pela rede.
Falar com franqueados ajuda a conhecer melhor a rede
Para saber se as promessas feitas pela franqueadora são cumpridas, se há suporte para o franqueado e se a lucratividade é satisfatória, o ideal é conversar com franqueados que já operam unidades da rede.
“Conversar com atuais e, se possível, com ex-franqueados, é o melhor termômetro para saber o grau de satisfação das pessoas que fazem parte da rede. Eles vão dizer o que funciona e o que não funciona”, segundo Ana Vecchi, da consultoria Vecchi Ancona.

Se você está pensando em comprar uma franquia, confira artigos que o Portal do Franchising separou para te ajudar: