Presidente da ABF comenta desempenho e engajamento do setor em Fórum de Franquias

Presidente da ABF comenta desempenho e engajamento do setor em Fórum de Franquias - Palestra de abertura do 6.º Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios.

A presidente da ABF, Cristina Franco, fez a palestra de abertura do 6.º Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios. Promovido pelo Grupo Bittencourt, o evento ocorre dias 26 e 27 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo. O tema da palestra foi “O contexto do franchising nacional”, em que a presidente da ABF apresentou os dados do desempenho do setor no 1.º Semestre de 2015. Nesse período, o mercado de franquias registrou uma expansão nominal de 11,2% em relação ao mesmo período de 2014, atingindo um faturamento geral de R$ 32,537 bilhões. O número de unidades franquiadas cresceu 1,9% e o volume de empregos diretos manteve-se superior a 1 milhão de pessoas.

Em sua explanação, Cristina Franco afirmou que “este resultado mostra o engajamento de nosso setor. A parceria franqueador e franqueado, cerne de nosso sistema, cria um relacionamento em que ambas as partes estão sempre alertas e buscando melhores resultados”. A presidente da ABF pontuou também que o desempenho do semestre foi obtido, em grande parte, com o resultado da base de lojas já instaladas, uma vez que a expansão de novas unidades, de fato, desacelerou. “Com a Copa do Mundo, que acabou alterando a sazonalidade de 2014, o mercado de franchising já começou a se preparar para um período de economia menos aquecida. Desta forma, buscou mais eficiência, controle e a diminuição de custos, além de aprimorar suas práticas de gestão. Neste contexto, a troca de informações e a operação em rede fizeram a diferença”, disse.

A questão de manter a equipe de vendas engajada e motivada é outro ponto chave, e o franchising é mestre em fazer isso. “Um consumidor mais retraído demanda uma maior atenção de um lado e uma maior preparação por parte do vendedor de outro. E o franchising fez sua lição de casa, como evidenciam os números”, ressaltou.

Como exemplos da proatividade do mercado de franchising, a presidente da ABF mencionou os projetos Franquias Brasil, que promove a capacitação presencial sobre o mercado de franchising em cidades de 11 estados, e o Game Franquias Brasil, game online gratuito que simula a gestão de uma franquia. A ABF apoia ainda o movimento “Compre do Pequeno Negócio”, liderado pelo SEBRAE. Trata-se de uma campanha nacional de incentivo a compra em micro e pequenos negócios, grandes movimentadores da economia e da manutenção do emprego. O ápice será no dia 5 de outubro, dia oficial do “Compre do Pequeno Negócio”, para a qual estão sendo programadas várias atividades.

Após entregar os troféus da premiação Top 25 do Franchising Brasileiro, Cristina Franco prestou uma homenagem a Claudia Bittencourt, diretora geral e fundadora do Grupo Bittencourt, que completa este ano 30 anos de atividade.