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Prêmio de Internacionalização encerra 8ª edição da Franchising Week

Prêmio de Internacionalização encerra 8ª edição da Franchising Week
(A partir da esq.) André Friedheim (ABF), José Cavaleiro, José Fernandez e Gabriel Grasiuso (FIAF)

Congresso Internacional de Franchising aprofunda discussões sobre as oportunidades criadas além das fronteiras e consagra cinco marcas com troféus.

Semana de franquias deixa como mensagem final a representatividade da força e do amadurecimento das marcas brasileiras ao longo dos anos.

 Após três dias intensos de palestras sobre o franchising, muito networking e debates entre especialistas, a 8ª edição da Franchising Week chegou ao fim nessa quarta-feira (28/6), no Expo Center Norte, em São Paulo. Último evento da semana de imersão no setor de franquias brasileiro, o Congresso Internacional de Franchising foi apresentado por Natan Baril (Baril Advogados Associados), diretor Internacional da ABF. Já a Contextualização do Evento foi realizada por Bruno Amado, gerente Internacional da entidade e executivo do Franchising Brasil, programa fruto de uma parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Franchising internacional
Tom Moreira Leite, presidente da ABF, durante o Congresso Internacional de Franchising 2023

“Expandir uma marca para além dos horizontes nacionais é um desafio, mas o nosso franchising tem se destacado e dá um brilho especial ao nosso encerramento. A força do Made in Brasil é resultado da maturidade que alcançamos ao longo dos anos com o intenso trabalho de cada um que integra toda a cadeia do setor”, discursou Tom Moreira Leite (Grupo Trigo), presidente da ABF.

Baril acrescentou, ainda, que um debate da área internacional inspira. “Trabalhamos em prol de um franchising melhor, íntegro e honesto dentro e fora do Brasil”.

O painel seguinte tratou do tema Franchising no Mundo e foi moderado por Baril e André Friedheim (Café do Ponto/Casa Pilão), membro do Conselho da ABF. O debate contou com a participação de: Gabriel Grasiuso, conselheiro-presidente da Federação Ibero-Americana de Franquias (FIAF), José Fernandez, conselheiro-executivo e José Cavaleiro, conselheiro jurídico.

Para falar sobre os Desafios na Internacionalização, Bruno Arena (Casa do Construtor), diretor de Relacionamento, Microfranquias e Novos Formatos da ABF, Dany Levkovitz (HTN), Ana Paula Ferro (Empórium da Beleza) e José Luís Fernandes (Hope) foram convidados ao palco. Como moderadores, estiveram presentes Baril e Fabiana Estrela, diretora-executiva da ABF.

Por fim, a entidade  realizou a Premiação Destaque na Internacionalização 2023, que consagrou as redes que obtiveram sucesso fora do País. Cristina Franco (Loctok), presidente do Conselho da ABF, entregou os troféus às cinco marcas vencedoras.

Contextualização do Evento
As Missões internacionais que a ABF integra junto à Apex-Brasil abrem portas e horizontes para novos negócios serem efetivados com as marcas brasileiras. Amado explicou que há muito ganho de conhecimento prático quando se visita as operações de franquias que não são brasileiras. “As transformações de mindset são nítidas”, disse.

Para Ana Paula Repezza (Apex-Brasil), o setor é extensivo em evolução e esse modelo tem se comprovado como um sucesso em diversas nações. “Levar a marca para fora do País é um ato de força em competitividade do nosso país”, completou.

Franchising no Mundo
O setor de franquias do Brasil se fortaleceu nos últimos anos e a ABF acompanhou este movimento com membros participativos e com muita voz ativa. “Nós representamos essa fortaleza. Conhecer de perto o que acontece lá fora é de suma importância para fomentarmos uma melhora mais significativa do setor no nosso país”, disse Friedheim.

Atualmente, são 213 marcas brasileiras que atuam em 126 países e Portugal é o segundo país com o maior número de operações de franquias brasileiras. Para Grasiuso, o mercado de Portugal se familiariza com o brasileiro. “Notam-se grandes oportunidades para as marcas brasileiras, são poucas as que estão presentes e elas são bem vistas no país”, disse. Fernandez acrescentou, ainda, que não há uma grande presença brasileira nas ruas portuguesas e que há um certo sentimento de medo das marcas locais. “O empenho brasileiro para mostrar o contrário deve crescer cada vez mais, principalmente agora depois da pandemia do coronavírus. São oportunidades”.

Cavaleiro também falou sobre os aprendizados que ambos os países e os latino-americanos podem ter com o impulso à internacionalização das marcas entre si. “As portas estão abertas para todos os segmentos do franchising. Preparem suas equipes internas e vão a Portugal com a mentalidade de adaptabilidade”, alertou. Em relação à entrada das marcas nos países da América Central, Fernandez disse que “geralmente, o pior erro que uma companhia pode cometer é outorgar franquias individuais. A marca deve realizar análises culturais, contratuais e de suas estratégias para que sejam assertivas”, finalizou.

Desafios na Internacionalização
Fernandes iniciou falando sobre a seleção de países próximos à sua sede na fase inicial da internacionalização da marca Hope. “O desenvolvimento de uma equipe específica para as operações externas foi crucial para o sucesso do processo”, disse.

Arena também pontuou a busca pela similaridade com a construção civil em outros países, “apesar da falta dos players voltados à economia compartilhada. As pesquisas de campo desse mercado colaboraram com a nossa base estratégica na Casa do Construtor”.

A importância de anos de experiência em uma determinada área foi um dos destaques no painel. Ana Ferro falou sobre os seus anos na estética e como a escassez de avanços deste segmento em Portugal foi uma oportunidade para sua marca, a Emporium da Beleza. “Notei uma diferença significativa na cultura de estética e grandes chances de sucesso. As mulheres portuguesas buscavam os tratamentos, mas não havia tanta oferta e eu me adaptei para atendê-las”, comentou.

Levkovitz também contou sobre sua experiência de expansão internacional e a principal lição que tirou de tudo. “Precisa-se ter cultura e as pessoas certas para passar por todos os processos de internacionalização. Aprender com os erros fortaleceu a marca HTN”.

Por fim, a diretora-executiva da ABF comentou que “é da natureza do franchising ser expansionista. Hoje temos 178 marcas que participam do projeto Franchising Brasil, promovido pela Apex-Brasil junto à ABF, e os desafios não são poucos. Temos que otimizar processos e trabalhar como um time”, encerrou.

Franchising internacional
Cristina Franco, presidente do Conselho da ABF, e Natan Baril, diretor internacional, no encerramento do Congresso

Premiação Destaque na Internacionalização 2023
O anúncio das marcas vencedoras e a entrega do Prêmio ABF Destaque de Internacionalização, instituído em 2020, foram realizados no âmbito do Franchising Brasil. O objetivo da chancela é destacar as redes que obtiveram sucesso internacional em quatro categorias: Importância do case para a marca, Inovação, Complexidade e Relação com o Franchising Brasil.

As cinco franqueadoras vencedoras foram:

  • Bateras Beat – Music School (Educação)
  • Calçados Bibi (Moda)
  • Chilli Beans (Moda)
  • Doutor Sofá (Limpeza e Conservação)
  • Tropicool (Alimentação)

Fotos: Keiny Andrade e Jardiel Carvalho