Prêmio ABF Destaque Franchising – Categoria Sustentabilidade – Premiados 2018

A categoria Sustentabilidade do PRÊMIO ABF DESTAQUE FRANCHSING tem como objetivo identificar, selecionar e distinguir as empresas franqueadoras e franqueadas que são destaque em atuação para a sustentabilidade, a partir da avaliação de sua liderança e diferenciação nos valores, estratégias e ações voltadas à sustentabilidade econômica, ambiental e social. Em 2018, foram premiados três cases, um em cada categoria: Pleno, Sênior e Máster.

Sustentabilidade
Representantes da Farmácia Artesanal (nas laterais) e da ABF (ao centro) durante a entrega do Prêmio ABF Sustentabilidade – categoria Pleno

Na categoria Pleno, o projeto vencedor foi o “Descarte Inteligente”, da rede Farmácia Artesanal.

O projeto é uma iniciativa pioneira da Farmácia Artesanal em Goiás, Tocantins e Pará. O objetivo é conscientizar e estimular pessoas físicas a realizarem o descarte correto de medicamentos vencidos e/ou inutilizados.

A ideia nasceu diante da preocupação da rede com o descarte inadequado de medicamentos pelo consumidor, como jogar em lixo comum, no vaso sanitário ou no esgoto, o que traz riscos tanto à saúde da população como para a natureza. Desde 2004, a Farmácia Artesanal possui um Plano para Gerenciamento de Resíduos, encaminhando mensalmente todo seu resíduo químico para incineração. Com início em 2011, o Programa de Responsabilidade Socioambiental Descarte Inteligente de Medicamentos já recolheu mais de cinco toneladas de medicamentos. E a partir de agosto de 2012, e empresa se tornou um ponto oficial de coleta de medicamentos, com coletores em todas as suas unidades.

O projeto Descarte Inteligente conta com o apoio da Agência Municipal de Meio Ambiente de Goiânia (AMMA) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (SECIMA).

Sustentabilidade
Representante da Spé, o Spa do Pé recebe das representantes da ABF o Prêmio Sustentabilidade na categoria Sênior

Na categoria Sênior, a marca vencedora foi Spé, o SPA do Pé, com o projeto “Centro de Aprimoramento Técnico Social”. A iniciativa consistiu na criação de um centro técnico para o treinamento e aperfeiçoamento dos profissionais da rede franqueada, com atendimento a pacientes que não possuem condições de arcar com o tratamento realizado nas lojas Spé, O Spa do Pé. Além disso, foram realizados procedimentos em pacientes com pé diabético, úlceras plantares e até amputações por uma equipe multidisciplinar. Através deste trabalho realizado nos últimos 7 anos, surgiu o SBEP (Sociedade Brasileira de Estudos Podológicos – Implantação em março de 2018), com foco na disseminação do conhecimento das patologias dos membros inferiores através de cursos por profissionais de todo o mundo.

Sustentabilidade
Representante da rede Megamatte recebe o Prêmio ABF na categoria Máster, entregue pelas representantes da entidade

Na categoria Máster, quem levou o prêmio foi o projeto “Megamatte Signatária do Pacto Global”, da rede carioca de chá mate orgânico.

Em janeiro de 2017, a Megamatte se tornou signatária do Pacto Global, da ONU, unindo-se  à comunidade empresarial internacional na adoção de práticas de negócios ligados a valores nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção, detalhados em 10 princípios. A partir março de 2018, toda gestão da empresa foi adequada para dialogar com essas práticas e impactar de modo responsável todos os públicos com quem nos relacionamos e o meio ambiente.

Inscreva os seus projetos! Você pode ser um dos grandes ganhadores em 2019!
Clique aqui, leia o Regulamento e inscreva-se!

Fotos: Keiny Andrade