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Pós-NRF ABF 24: cultura organizacional mais democrática

Pós-NRF ABF 24: cultura organizacional mais democrática
Da esquerda para a direita: Isabelle Cavelheri (Grupo Incense), Cristina Franco (ABF) e Luciana Melo (Café Cultura)

Último painel do evento contou com reflexões e conexões com gerações, liderança compassiva e rebranding de marcas. 

O debate final do Pós NRF Retail’s Big Show 2024, realizado no dia 08 de fevereiro pela Associação Brasileira de Franchising, abordou as principais Aplicações para o Franchising Brasileiro. Sob a moderação de Cristina Franco, presidente do Conselho da entidade, discutiu-se sobre as transformações das culturas organizacionais, a otimização dos processos e experiência do consumidor que ainda moldam todas as tecnologias usadas no setor.

 

Cristina Franco (ABF)

“Um conceito de cultura impactante é a democratização das gerações. Vimos lojas focadas no físico, complementadas com tecnologia e IA, mas com uma enorme preocupação em transformar a experiência do consumidor. Vimos lojas contemporâneas com atendentes representando a diversidade, inclusive de gerações, com colaboradores 60+. Isso gera representação e identificação com diferentes públicos, na prática. É uma mudança na cultura aliada ao conceito chave de inovação com dados”, contou Cristina.

 

Luciana Melo (Café Cultura)

Para Luciana Melo (Café Cultura), as lideranças precisam estar alinhadas com suas equipes, produtos e valores corporativos para que a tecnologia seja incluída nos processos. Somente assim, ela chegará da melhor forma para o cliente fomentar a base de dados da rede e gerar resultados significativos. “Não é uma competição, mas sim uma agregação de competências entre humanos e máquinas. A cultura das empresas se transformou, principalmente das líderes de tecnologia. Não há mais arrogância; há trabalho em equipe e uma transparência nunca vista anteriormente”, disse.

Cristina completou, ainda, que “a liderança compassiva está se tornando uma tendência, pois é onde o líder se coloca no lugar do colaborador e compreende o ambiente de trabalho.”

Sobre as lojas físicas, Isabelle Cavelheri (Grupo Incense) falou sobre a importância de investir em uso de tecnologia para compor o ambiente e transformá-lo em algo único para o consumidor. “A loja física continua essencial, mas agora de uma forma mais dinâmica, intuitiva e divertida. Por isso, vemos muitas marcas passando por processos de rebranding para atingir novas gerações e essa nova forma de consumir.”

Depoimentos:

Participantes comentam o evento e os debates dos especialistas sobre as novas tecnologias e tendências internacionais para o mercado varejista e de franquias:

“Este Pós-NRF promovido pela ABF é fundamental para a atualização dos franqueadores. O reflexo direto de trazer assuntos em voga lá fora, como IA, para o varejo, traz muito retorno para o franqueado. Além disso, considero um momento importante de networking, com possibilidades de trocas de ideias e de experiências.”

Ana Centrone (Tintas MC)

“É a primeira vez que participo deste Pós-NRF e estou achando incrível. Acredito que faça todo sentido trazer para as marcas brasileiras as principais tendências do que vem acontecendo lá fora e não pretendo perder mais nenhum.”

Fernanda Santana (Instituto Embelleze)

“Para quem não conseguiu estar presente, em Nova York, este é o principal evento Pós-NRF. Os profissionais trazem o “suprassumo” do varejo mundial. Tem gente que espera o Carnaval chegar, mas, nós, da Guia-se esperamos o pós-NRF promovido pela ABF.”

José Rubens Oliva (Guia-se Negócios)

“Este Pós-NRF é muito relevante, pois traz para o varejo brasileiro as principais tendências do que está acontecendo lá fora. É fundamental para que entendamos o que está acontecendo em inovação. Acredito que um dos principais pontos apresentados se refere à economia circular e como as novas gerações têm buscado produtos que carreguem este conceito.”

Juan Armada (Peça Rara Brechó)

“Estar aqui foi importante para captarmos as ideias que estão vindo de fora. Ainda estamos iniciando na adoção de IA, mas pretendemos colocar em prática o que ouvimos aqui. Entendo que a principal aplicação será em entender e prever os riscos, além das ações do cliente para que possamos ajudá-lo na perfeita gestão dos negócios.”

Victor Marchiori (BMG Seguros)

Para saber mais sobre o Pós-NRF 2024, clique aqui.

Fotos: Keiny Andrade