Início Notícias ABF em Ação Pós-IFA ABF 24: se tem dor para o franqueado, tem dor para o franqueador

Pós-IFA ABF 24: se tem dor para o franqueado, tem dor para o franqueador

Pós-IFA ABF 24: se tem dor para o franqueado, tem dor para o franqueador
Eduardo Santinoni, diretor-adjunto de Expansão da ABF: necessidade de entender o consumidor

Esse e outros aprendizados e insights foram apresentados por representantes da ABF presentes à Convenção da IFA.

Eduardo Santinoni, diretor-adjunto de Expansão da ABF, trouxe para a discussão temas que são comuns para a maioria das redes e precisam ser encarados pelos franqueadores. Na visita técnica à sede da School of Rock, uma das franqueadas afirmou que “quando um franqueado tem uma dor, o franqueador tem a mesma dor também”.

Entre os aprendizados das visitas feitas durante a missão da ABF à Convenção IFA 2024, Santinoni ressaltou a necessidade de entender o consumidor hoje. Atualmente, 60% dos americanos se sentem sozinhos. A geração Z é a mais sozinha (65%). Desses, 87% se dizem tímidos e com dificuldade de fazer novos amigos.  “A School of Rock se posiciona hoje mais como uma marca com foco em saúde mental do que como uma escola de música”.

Temas como automação, repasse, tratamento personalizado com os franqueados também foram abordados em todas as visitas realizadas.

Já em relação ao marketing e à comunicação, segundo o 2024 Annual Franchise Report apresentado na IFA, o custo por lead de franqueados é um item que preocupa de forma geral as marcas, pois vem crescendo ano a ano. “É preciso dar atenção às iniciativas básicas como resposta rápida aos contatos via telefone, site, estratégias de SEO e PR, pois são elas que sustentam as iniciativas 100% focadas em geração de leads”, ressaltou o diretor da ABF.

Internacionalização

ABF IFA
Natan Baril, diretor internacional da ABF: “Conhecer os desafios e oportunidades de cada um é o primeiro passo para iniciar a expansão internacional das marcas”

A IFA é também um ponto de encontro de empresários do franchising de todo o mundo. As mesas-redondas e os eventos paralelos são excelentes oportunidades para conhecer e trocar informações e experiências com empresários de vários segmentos e partes do mundo.

Natan Baril, diretor internacional da ABF, compartilhou um estudo levado à IFA por um empresário da Croácia sobre modelos utilizados para internacionalizar marcas do franchising. O estudo retrata os cinco modelos mais utilizados pelas franquias para iniciar a internacionalização: Lojas Próprias, Franqueados diretos da marca, Máster franqueados, Subsidiária da marca e Joint venture.

“Cada um desses modelos possui diversos casos de sucesso. A escolha deve considerar a capacidade de investimento e a cultura da marca”, explicou Baril. “Cada modelo tem prós e contras mas ao conhecer os desafios e oportunidades de cada um é o primeiro passo para iniciar a expansão internacional das marcas”, ressaltou.

Liderança: não existe franqueado ideal

ABF IFA
Claudia Vobeto, diretora de Capacitação da ABF: “Se o líder não gosta de conexão com as pessoas ou não tem como genuína a preocupação e a empatia com a equipe, infelizmente, os resultados não virão”

Esse foi um dos principais painéis da IFA foi sobre Liderança, avaliaram os participantes do Grupo ABF. Para auxiliar os participantes a traduzirem o conteúdo no sentido de colocá-lo em prática, a diretora de Capacitação da ABF, Claudia Vobeto, resumiu o que três líderes da indústria do franchising apresentaram na Convenção.  Ela elencou dez itens principais das palestras de  Kelli Valade, CEO da Denny’s; Robert Price, Presidente & CEO da Scholl of Rock, e Mary Kennedy Thompson, COO da  Neighborly, e acrescentou: “Não existe franqueado ideal, mas é possível criar um programa de desenvolvimento ideal para cada franqueado”.

  1. Advocacia LGBTQ+;
  2. Reconhecimento da Diversidade;
  3. Franchising como Comunidade;
  4. Iniciativas de Ascensão via Franquia;
  5. Histórias de Sucesso Pessoais;
  6. Compromisso com a Educação;
  7. Mentoria e Apoio;
  8. Fechando o GAP de Riqueza Racial;
  9. Empatia e Apoio com Fundamentos de Liderança;
  10. Investimento de Apoio Comunitário.

Segundo a diretora, a equipe de curadores da ABF que esteve na IFA trouxe muito conteúdo sobre liderança e esse material na íntegra já está disponível no ABF Academy.

“É muita coisa para condensar em uma palestra, mas o resumo de tudo é que se o líder não gosta de conexão com as pessoas ou não tem como genuína a preocupação e a empatia com a equipe, infelizmente, os resultados não virão”.

Segundo a executiva, são diversos os desafios da liderança atualmente. Entre eles, o comportamento das novas gerações em relação ao trabalho e em relação ao consumo; a dificuldade de engajamento; a saúde mental e a relação da felicidade com o trabalho, entre outras.

Fotos: Marcelo Justo