Pizza Hut em mais fatias

Jornal Brasil Econômico – Erica Ribeiro – 13/01
 
Uma das marcas do grupo Yum! Brands, rede americana dona de mais de 40 mil restaurantes em 130 países, a Pizza Hut, hoje com 84 lojas, terá investimentos de pouco mais de R$ 50 milhões na abertura de mais 25 unidades franqueadas até 2017 no país. Depois de patinar no mercado brasileiro no final do anos 80 e ficar meio que no ostracismo dez anos depois, a rede se reestruturou, ganhou fôlego e está presente nos principais estados brasileiros. Por trás disso está o apetite da população pelas redondas que, segundo pesquisas, corresponde ao consumo de 1,5 milhão de pizzas por dia por aqui. Segundo dados da ABF, as franquias da iguaria italiana entram no segmento Alimentação, que movimentou R$ 20 bilhões no ano passado. As pizzarias faturam cerca de R$ 30 mil por metro quadrado. Entre as redes franqueadas por aqui e concorrentes da Pizza Hut estão a Domino’s e a Mister Pizza. O segredo para Pizza Hut ganhar mercado foi “abrasileirar” o cardápio e incluir saladas, massas e pratos prontos, com o devido destaque e atenção ao carro-chefe, claro. “A Yum! Brands vem apostando cada vez mais no Brasil para o crescimento da marca. A estratégia de expansão está baseada em um estudo qualitativo e financeiro de cada ponto”, diz Joana Fleury, responsável pelo Marketing da YumlBrands. Segundo ela, o mercado brasileiro possui diferenças culturais importantes até mesmo para a America Latina. “Nesses países, nossa concorrência é mais direta com outras cadeias de pizza, como Papa Johns e Domino’s. Aqui no Brasil, é muitas vezes com a pizzaria de bairro”.