Palestra lota auditório na ABF-Rio

Com auditório lotado, a ABF-Rio promoveu, na manhã desta terça-feira (28/10), a palestra “Aspectos controversos relacionados ao ponto comercial: escolha, aquisição, transferência e virada de bandeira”, ministrada pela diretora jurídica da ABF-Rio, Ana Cristina Von Jess, e pelos advogados e especialistas em Franchising, Daniel Gudiño e Hanna Fernandes, durante o evento mensal Café com Franquia.

Saber como escolher o ponto comercial para uma franquia é o primeiro passo para a criação de um negócio de sucesso. Essa informação foi recorrente entre os palestrantes que falaram e ouviram casos dos participantes.

De acordo com Hanna, a escolha do ponto comercial para instalação de uma franquia influencia no valor da marca. “O plano de expansão da rede depende principalmente da escolha do ponto certo. A franqueadora deve auxiliar e deixar isso explícito ao franqueado, mostrando seus critérios de expansão e perspectivas de resultados, pois disso depende a boa fama do negócio”, afirmou.

O franqueador deve passar toda orientação para a escolha do ponto ideal. Faz parte do sistema de franquia fornecer essas orientações para o franqueado antes de abrir o negócio. Para Ana Cristina, o fundamental é que as condições devem estar escritas no contrato. “Tudo deve estar registrado no contrato e devidamente planejado. Cada cláusula deve ser avaliada para que o franqueado ao adquirir e, posteriormente, vender o bem não tenha prejuízos”, disse a diretora jurídica.

Ao cumprir todos os procedimentos de locação, é preciso ficar atento às questões legais. Para concluir, Daniel Gudiño alertou sobre as responsabilidades tributárias por sucessão e enumerou as regras e leis sobre a aquisição de um estabelecimento comercial. “É preciso estar atento sobre a responsabilidade dos tributos na hora de adquirir um bem repassado, pois há algumas obrigações que competem ao antecessor.”

Ao final da palestra, os participantes puderam fazer perguntas e esclarecer suas dúvidas com os palestrantes. O próximo Café com Franquia será realizado no dia 25 de novembro e o tema será “Marketing Científico: Como identificar seu público-alvo e otimizar produtos e marcas para obter melhores resultados”.