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Sustentabilidade reúne setor na ABF

Claudio Tieghi, diretor de sustentabilidade da ABF, realizou a abertura do 6º Simpósio de Sustentabilidade
 
Reciclagem e desmaterialização de produtos, valor compartilhado e consumo consciente. Esses e outros temas foram bastante explorados durante o Simpósio de Sustentabilidade da ABF, que teve como foco ainda, debater aspectos fundamentais e estratégicos para as organizações como liderança, engajamento e lucratividade. O evento reuniu, na sede da ABF, em São Paulo, cerca de 80 participantes, dentre eles, empresários, executivos e consultores ligados ao setor de franchising.

“Nosso objetivo principal consiste em pensar e repensar constantemente o melhor caminho para a potencialização dos resultados das redes de franquias, levando em consideração a aplicação de fato, de conceitos e processos sustentáveis no dia a dia dos negócios”, afirmou Claudio Tieghi, diretor de sustentabilidade da ABF, durante o discurso de abertura do Simpósio.

O diretor também lembrou a todos sobre a comemoração do Dia do Consumo Consciente, em 15 de outubro, sendo essa mais uma forma de conscientização da sociedade com questões preocupantes no âmbito sustentável e também no estímulo sobre a reflexão de todos na hora das compras e também descarte. “Cada vez mais, as organizações estão agindo para contribuir com a mudança da nossa realidade, que é a responsabilidade e o papel de cada um no mundo. Debater ações e estratégias também faz parte desta caminhada”. 
 

“Equação Sustentável – Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável: as Empresas e a Nova Equação da Sustentabilidade”, foi o tema da palestra de Dalberto Adubis, gerente de conteúdos e metodologias do Instituto Akatu 
 
Sob o tema “Equação Sustentável – Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável: as Empresas e a Nova Equação da Sustentabilidade”, Dalberto Adubis, gerente de conteúdos e metodologias do Instituto Akatu, comandou a primeira palestra do dia e falou sobre as dimensões que devem ser trabalhadas na sociedade para, de fato, ser concretizada essa transição consciente no mundo empresarial. “A sustentabilidade como diferencial consiste em tratarmos de forma mais eficiente a questão consumo versus consumismo, de modo que sempre haja o bastante para todos sempre”, ressaltou o palestrante. Segundo ele, é preciso, mais do que nunca, que a sociedade se atente às mudanças nos estilos de vida, na produção e no consumo, e também, no respeito aos limites do planeta. 

Taise da Silva Beduschi, gerente de sustentabilidade da Malwee, apresentou o case “Lucratividade por meio da sustentabilidade e a opção pelo sistema de franchising” 

Em seguida, Taise da Silva Beduschi, gerente de sustentabilidade da Malwee, apresentou o case “Lucratividade por meio da sustentabilidade e a opção pelo sistema de franchising”. Com uma história de valor voltada à preservação do meio ambiente e incentivo à responsabilidade social, a rede, que atua há 45 anos no mercado, possui também compromissos socioambientais, que reforçam ainda mais o conceito de inovação e engajamento da marca no mercado.

Dentre os diversos projetos que a empresa viabiliza, destaca-se a campanha “Eu abraço sustentabilidade com estilo”, que possui Ivete Sangalo, como garota-propaganda e incentiva projetos e itens de loja que priorizam a utilização de materiais sustentáveis. Parte da renda arrecadada com a venda da coleção é destinada a uma instituição de caridade. “Nós costumamos dizer que não basta criar a oferta, precisamos oferecê-la ao consumidor e, dessa forma, fazê-lo optar pelo mais sustentável”, afirmou a executiva. 
 

A palestra “A liderança sustentável: diretrizes e estratégias que beneficiam os negócios”, foi comandada por Karine Siqueira Bueno, do Banco Santander, que focou na experiência da organização em lidar com diversos tipos de lideranças

Na palestra “A liderança sustentável: diretrizes e estratégias que beneficiam os negócios”, Karine Siqueira Bueno, do Banco Santander, enfocou a experiência da organização em lidar, diariamente ao longo dos anos, com diversos tipos de lideranças do mercado, e na demonstração do que funciona e do que não funciona para a sustentabilidade empresarial. “A liderança sustentável é baseada em valores, na ética e na atenção genuína aos públicos de interesse. Com uma visão de longo prazo, tornar-se inspirador pode gerar resultados e perenidade tanto para o hoje, quanto para o futuro”, ressaltou a palestrante.

Com a apresentação de alguns cases, a executiva explanou ainda sobre como as empresas podem começar. “Hoje, disponibilizamos, em nosso site, diversas ferramentas e conteúdos instrumentais sobre inclusão social e financeira, educação e negócios socioambientais, voltados para pequenas, médias e grandes empresas, além de pessoas físicas. Termos uma liderança comprometida faz muita diferença”, finalizou. 
 

Bruno Massote, CEO da Terracycle no Brasil, Dalberto Adubis, gerente de conteúdos e metodologias do Instituto Akatu  e Claudio Tieghi, diretor de sustentabilidade da ABF, participaram do talkshow que contou com a participação online também de Tom Szaky, CEO mundial da Terracycle

A 6ª edição do Simpósio trouxe, este ano, uma inovação: um talkshow, com a participação ao vivo, via internet, de Tom Szaky, CEO mundial da Terracycle. A Terracycle oferece programas de coleta de resíduos difíceis de reciclar, transformando-os depois em produtos eco-amigáveis e acessíveis. A participação do executivo consistiu em uma apresentação riquíssima em conteúdo e informações sobre a área de atuação da empresa, que está há 11 anos no mercado e, atualmente, presente em mais de 23 países, dentre eles o Brasil.

“O Brasil é um país único, vocês se importam muito com o meio ambiente e, por esse motivo, decidimos fazer do Brasil o primeiro a receber também os nossos serviços, há 5 anos atrás”, afirmou Tom. Segundo ele, há uma grande diferença entre coletar e compensar a questão econômica do lixo. “Vemos o lixo de uma forma muito especifica como sociedade: enxergamos o peso dele e como se livrar dele. Porém, precisamos pensar no ‘valor dele’”, ressaltou, finalizando com a informação de que o grande valor do lixo pode não estar apenas na questão financeira, mas também em poder levar os consumidores até uma loja e fazê-lo se sentir melhor por adquirir um produto que está contribuindo com o meio ambiente.

Com a participação do CEO da empresa no Brasil, Bruno Massote, o debate teve sequência sob a moderação de Claudio Tieghi e também com o retorno do palestrante Dalberto Adulis. Os convidados explanaram sobre o papel do consumidor na questão social. Ao final da discussão, Claudio informou aos participantes sobre a economia na emissão de CO2 pela organização do Simpósio, ao preferir manter a participação de Tom Szaky via internet e não presencialmente. Segundo ele, foi evitada a emissão de cerca de 1.892 kg de CO2, quase duas toneladas, com esse contato à distância, só pelo fato de o executivo não ter se deslocado do México para cá. O diretor citou ainda a economia de cerca de R$ 9 mil com passagem e hospedagem do convidado. Tais números são importantes neste momento no nosso evento, pois, podemos mostrar que com ações sustentáveis podemos sim, trazer resultados efetivos aos nossos negócios”, finalizou Tieghi.
 

Elisa Prado, diretora executiva de comunicação da Tetrapak, comandou a última palestra do dia, apresentando o case de sucesso da organização na área ambiental
 
Elisa Prado, diretora executiva de comunicação da Tetrapak, comandou a última palestra do dia, apresentando o case de sucesso da organização na área ambiental. A executiva abordou a cultura ambiental da empresa, que possui mais de 1.500 funcionários e está, desde 1957, comprometida a disponibilizar as mais modernas tecnologias para a produção de embalagens sustentáveis. “Trabalhar o desperdício é uma das principais questões e problemas ambientais da atualidade”, ressaltou a executiva.