“Nosso objetivo principal consiste em pensar e repensar constantemente o melhor caminho para a potencialização dos resultados das redes de franquias, levando em consideração a aplicação de fato, de conceitos e processos sustentáveis no dia a dia dos negócios”, afirmou Claudio Tieghi, diretor de sustentabilidade da ABF, durante o discurso de abertura do Simpósio.
O diretor também lembrou a todos sobre a comemoração do Dia do Consumo Consciente, em 15 de outubro, sendo essa mais uma forma de conscientização da sociedade com questões preocupantes no âmbito sustentável e também no estímulo sobre a reflexão de todos na hora das compras e também descarte. “Cada vez mais, as organizações estão agindo para contribuir com a mudança da nossa realidade, que é a responsabilidade e o papel de cada um no mundo. Debater ações e estratégias também faz parte desta caminhada”.
Em seguida, Taise da Silva Beduschi, gerente de sustentabilidade da Malwee, apresentou o case “Lucratividade por meio da sustentabilidade e a opção pelo sistema de franchising”. Com uma história de valor voltada à preservação do meio ambiente e incentivo à responsabilidade social, a rede, que atua há 45 anos no mercado, possui também compromissos socioambientais, que reforçam ainda mais o conceito de inovação e engajamento da marca no mercado.
Dentre os diversos projetos que a empresa viabiliza, destaca-se a campanha “Eu abraço sustentabilidade com estilo”, que possui Ivete Sangalo, como garota-propaganda e incentiva projetos e itens de loja que priorizam a utilização de materiais sustentáveis. Parte da renda arrecadada com a venda da coleção é destinada a uma instituição de caridade. “Nós costumamos dizer que não basta criar a oferta, precisamos oferecê-la ao consumidor e, dessa forma, fazê-lo optar pelo mais sustentável”, afirmou a executiva.
Na palestra “A liderança sustentável: diretrizes e estratégias que beneficiam os negócios”, Karine Siqueira Bueno, do Banco Santander, enfocou a experiência da organização em lidar, diariamente ao longo dos anos, com diversos tipos de lideranças do mercado, e na demonstração do que funciona e do que não funciona para a sustentabilidade empresarial. “A liderança sustentável é baseada em valores, na ética e na atenção genuína aos públicos de interesse. Com uma visão de longo prazo, tornar-se inspirador pode gerar resultados e perenidade tanto para o hoje, quanto para o futuro”, ressaltou a palestrante.
Com a apresentação de alguns cases, a executiva explanou ainda sobre como as empresas podem começar. “Hoje, disponibilizamos, em nosso site, diversas ferramentas e conteúdos instrumentais sobre inclusão social e financeira, educação e negócios socioambientais, voltados para pequenas, médias e grandes empresas, além de pessoas físicas. Termos uma liderança comprometida faz muita diferença”, finalizou.
A 6ª edição do Simpósio trouxe, este ano, uma inovação: um talkshow, com a participação ao vivo, via internet, de Tom Szaky, CEO mundial da Terracycle. A Terracycle oferece programas de coleta de resíduos difíceis de reciclar, transformando-os depois em produtos eco-amigáveis e acessíveis. A participação do executivo consistiu em uma apresentação riquíssima em conteúdo e informações sobre a área de atuação da empresa, que está há 11 anos no mercado e, atualmente, presente em mais de 23 países, dentre eles o Brasil.
“O Brasil é um país único, vocês se importam muito com o meio ambiente e, por esse motivo, decidimos fazer do Brasil o primeiro a receber também os nossos serviços, há 5 anos atrás”, afirmou Tom. Segundo ele, há uma grande diferença entre coletar e compensar a questão econômica do lixo. “Vemos o lixo de uma forma muito especifica como sociedade: enxergamos o peso dele e como se livrar dele. Porém, precisamos pensar no ‘valor dele’”, ressaltou, finalizando com a informação de que o grande valor do lixo pode não estar apenas na questão financeira, mas também em poder levar os consumidores até uma loja e fazê-lo se sentir melhor por adquirir um produto que está contribuindo com o meio ambiente.
Com a participação do CEO da empresa no Brasil, Bruno Massote, o debate teve sequência sob a moderação de Claudio Tieghi e também com o retorno do palestrante Dalberto Adulis. Os convidados explanaram sobre o papel do consumidor na questão social. Ao final da discussão, Claudio informou aos participantes sobre a economia na emissão de CO2 pela organização do Simpósio, ao preferir manter a participação de Tom Szaky via internet e não presencialmente. Segundo ele, foi evitada a emissão de cerca de 1.892 kg de CO2, quase duas toneladas, com esse contato à distância, só pelo fato de o executivo não ter se deslocado do México para cá. O diretor citou ainda a economia de cerca de R$ 9 mil com passagem e hospedagem do convidado. Tais números são importantes neste momento no nosso evento, pois, podemos mostrar que com ações sustentáveis podemos sim, trazer resultados efetivos aos nossos negócios”, finalizou Tieghi.