Um shopping integrado ao e-commerce e voltado a alimentação, entretenimento, experiências e em constante evolução. Essas são as linhas gerais do novo perfil deste empreendimento traçado em um painel com a participação da brMalls, Iguatemi e Delivery Center. O painel integrou a programação de conteúdo no encerramento da 19ª Convenção ABF do Franchising, dia 26/10.
Um caso bastante emblemático foi apresentado pela Delivery Center, primeira plataforma aberta integradora da América Latina, que une os principais players de e-commerce urbano em uma única solução de entrega rápida a partir de lojas físicas, com destaque para shoppings. Segundo o CEO da empresa, Andreas Blazoudakis, o e-commerce urbano (mix entre o físico e o digital) levará o e-commerce tradicional de R$ 100 bilhões para mais de R$ 1 trilhão nos próximos 5 anos. “Será a maior conexão do mundo on-line com o off-line de todos os tempos, transformando lojas em Centros de Distribuição urbanos, habilitando-as a ingressarem num novo mercado de R$ 1 trilhão com serviços ‘ship from store’”, comentou Blazoudakis.
Com cerca de 200 centrais em todo o país, a empresa apresentou números que indicam um crescimento de 17% na área de alimentação e de 5% em produtos gerais nos shoppings que adotaram a solução.
Já o diretor operacional da brMalls, José Vicente Avelar, comentou a visão e iniciativas de seu grupo que administra 32 shoppings no País. Para ele, existem seis gerações de consumidores coexistindo. Eles estão mais exigentes, informados e conectados, mas três tendências os permeiam de forma comum: experiência, socialização e tecnologia. Para atender esta nova demanda, a brMalls está investindo mais de R$ 500 milhões em retrofits e revitalizações.
Dentre as estratégias que estão sendo adotadas, destaque para o aumento da importância de alimentação e entretenimento no mix de lojas e iniciativas de relacionamento e desenvolvimento de lojistas. A brMalls é ainda parceira do Cubo Retail e sócia da Delivery Center.
“Está havendo uma unificação do físico com o digital. O consumidor é quem escolhe onde quer comprar”, afirmou Charles Krell, vice-presidente de operações do Iguatemi. O executivo fez um panorama das principais tendências do setor, de acordo com diferentes fontes. Ele mostrou como alguns pontos se repetem e já estão sendo aplicados por diversos empreendimentos, em diferentes estágios.
Dentre as tendências, destaque para a transformação de shoppings em comunidades, maior integração com outros empreendimentos (torres de escritórios, residências e hotéis) e de outros tipos de serviços/produtos (hospitais, postos da Polícia Federal etc.), dentre outros. “Os shoppings são organismos vivos (…). O Brasil está iniciando a disrupção nesta área com mais força em 2019. Bilhões estão sendo investidos. Para isso, precisamos de parceiros experientes e a colaboração de ecossistemas”, disse Krell.
Foto: Keiny Andrade