O que as melhores franquias do Brasil têm para ensinar

Exame.com – Camila Lam – 19/01
Investir em uma franquia é uma das maneiras de ser dono do próprio negócio. Entretanto, não basta ter o capital para que o empreendimento dê certo. Para se destacar na rede e ter uma franquia de sucesso, é preciso muito mais.
Exame.com entrou em contato com franquias que têm o Selo de Excelência em Franchising da Associação Brasileira de Franchising (ABF), na Categoria Máster (marcas com mais de 10 anos e mais de 60 franqueados) para reunir as principais lições para quem deseja ter uma franquia de sucesso.
Inove sempre
Empreender também faz parte do papel de um franqueado de sucesso. Para Julio Bertolucci, diretor de Franquias da Água Doce Cachaçaria, os melhores não se abalam nem com notícias desmotivadoras como crise ou desemprego e continuam inovando e investindo no negócio. Um franquia da marca investe 365 mil reais para começar o negócio e o retorno do capital acontece em até 60 meses.
Contrate bem
Hoje, muitos empresários têm dificuldade em contratar mão de obra de qualidade. Por isso, para gerenciar uma franquia também é essencial ser capaz de identificar um bom colaborador e reter os talentos. “É preciso contratar bem e depois saber reter para que o investimento não vá por água abaixo”, explica Marcelo Farrel, diretor da marca Bob´s. Uma loja do Bob’s exige um investimento inicial de 770 mil reais e o prazo de retorno é de 36 a 48 meses.
Gerencie bem os processos
Para Ricardo Bertucci, diretor de franquias da Casa do Pão de Queijo, é indispensável que o franqueado seja um bom gestor de pessoas e de processos. Por isso, buscar maneiras de melhorar os processos do dia a dia de uma franquia conta muitos pontos para quem é franqueado. É preciso desembolsar a partir de 165 mil reais para abrir uma unidade da marca e o retorno acontece em até 40 meses.
Participe de todos os treinamentos
Todo franqueado que deseja crescer na rede e se destacar precisa estar alinhado com as melhores práticas da marca. Expedito Eloel Arena, sócio-fundador da rede Casa do Construtor, afirma que participar dos eventos e treinamentos oferecidos pelo franqueador e colocar em prática em suas unidades são atitudes importantes. Uma franquia da Casa do Construtor custa a partir de 550 mil reais e o retorno do investimento acontece entre 24 a 36 meses.
Não espere o cliente chegar até você
Quem almeja ser um franqueado de destaque na rede que atua não pode ficar parado. “Não pode só ficar esperando o cliente entrar pela porta. Ele tem que ir ao seu encontro e não deve delegar essa tarefa para a franqueadora”, afirma Sérgio Carvalho, diretor de marketing da 5àsec. O investimento inicial de uma franquia da marca é de 380 mil a 520 mil reais. O prazo de retorno do capital é de 40 meses.
Acompanhe a operação de perto
Não adianta ter apenas capital para investir, dedicação no dia a dia da franquia é o que diferencia os franqueados de uma rede. Para Caito Maia, criador da Chilli Beans, franqueado que só tem o perfil de investidor não funciona. “Ele tem que viver a marca, diariamente”, resume. Uma loja da Chilli Beans custa a partir de 350 mil reais e a previsão de retorno do investimento é de 36 meses.
Seja proativo
O mercado muda constantemente e todo franqueado precisa acompanhar as mudanças. “Ele precisa se aperfeiçoar e se capacitar para acomodar as mudanças na franquia”, explica Eduardo Murin, diretor de operações do CNA. Essa atitude contribui para o sucesso de uma unidade. Uma escola da marca demanda um investimento inicial de 92 mil reais. O retorno acontece em 24 meses.
Converse com outros franqueados
Para os interessados em investir em uma franquia, a principal lição de Paulo Hurtado, diretor de expansão do Divino Fogão, é conversar com, pelo menos, 10 franqueados. “Ajuda a ter uma ideia melhor sobre a relação com a franqueadora e se os rendimentos e gastos são os previstos”, diz. O investimento inicial de um restaurante da marca é de 600 mil reais e o prazo de retorno é de 36 meses.
Siga as regras
Franqueados precisam acreditar nas instruções da rede para ter sucesso no negócio. “Existem franqueados que teimam em não seguir o que o franqueador orienta”, afirma Edson Ramuth, fundador do Grupo MultiFranquias. O investimento inicial para abrir uma franquia da Emagrecentro é de 50 mil reais. O prazo de retorno é de seis a 12 meses.
Treine bem sua equipe
Para André Segantin, gerente de expansão da Flytour Franchising, ter uma equipe motivada é um sinal de sucesso. Ele acredita que colaboradores treinados, capacitados e motivados a prestar um bom serviço são o melhor produto de um bom franqueado. Uma franquia da Flytour Franchising exige investimento inicial de 250 mil reais e o retorno acontece em até 36 meses.
Aproveite o suporte da franqueadora
Conhecer a rotina da franqueadora é uma das recomendações de Eduardo Guerra, diretor de expansão da rede Giraffas e Tostex, para quem deseja ser um franqueado bem sucedido. “Aproveite ao máximo a estrutura que a franqueadora oferece. O suporte em operações, marketing e os cursos oferecidos para a profissionalização”, conta. É preciso desembolsar a partir de 600 mil reais para abrir uma franquia do Giraffas no shopping. O retorno acontece a partir de 36 meses.
Seja apaixonado pela marca
O primeiro passo para ser um franqueado de destaque é ter afinidade com a franqueadora. Para Uggo Angioletti, gerente de expansão da Imaginarium, comprometimento e paixão pelo o que se faz são indispensáveis. É necessário investir a partir de 220 mil reais para abrir uma loja compact da marca. O prazo de retorno do investimento é de 28 a 40 meses.
Foque no cliente
Entregar um serviço de qualidade é uma maneira de demonstrar comprometimento com o cliente da marca. Paulo Tanoue, presidente executivo do Instituto Embelleze, afirma que todo franqueado deveria se preocupar em entregar o melhor serviço. “Nossa organização só existe graças aos nossos alunos”, conta. O investimento inicial de uma unidade do Instituto Embelleze é de 90 mil reais e o prazo de retorno é de 18 a 24 meses.
Colabore com a rede
Um franqueado de sucesso precisa pensar na rede como um todo. “É necessário saber colaborar, especialmente no que diz respeito às boas práticas. Precisa dividir suas descobertas e estar aberto a aprender com os demais”, diz Ricardo Alves, presidente da holding J.Alves, que gerencia a rede Montana Grill. O investimento inicial de uma restaurante da marca é de 480 mil reais e o prazo de retorno é de 24 a 36 meses.
Foque no crescimento
Trace metas realistas e estimule a equipe para que elas sejam alcançadas. Eduardo Morita, diretor de Desenvolvimento e Novos Negócios do Grupo Ornatus, afirma que isso pode ajudar no crescimento de qualquer franquia. Para abrir uma franquia da Morana, é preciso desembolsar a partir de 80 mil reais e o retorno acontece em até 24 meses.
Tenha disponibilidade financeira
Para investir e sustentar o negócio, não basta somente ter muita disposição para gerenciar uma franquia. Edna Naufal, gerente de expansão da Onodera Estética, ressalta a importância do franqueado ter capital para acompanhar o desempenho da franquia. Uma unidade full da Onodera exige um investimento inicial de 350 mil reais e a previsão de retorno do capital é de 18 a 36 meses.
Conheça muito bem a região de atuação
O sucesso do franqueado depende muito do seu conhecimento na região ou bairro em que atua. Paulo Henrique Conrad, diretor da Restaura Jeans, afirma que franqueados devem deixar que a rede franqueadora pense nacionalmento e investir na sua área. O investimento inicial de uma franquia da marca é de 100 mil reais e a previsão de retorno do capital investido é de 24 meses.

Confira outros materiais que o Portal do Franchising preparou para ajudar você a escolher bons negócios: