Cristina Franco, presidente da ABF: dados oficiais divulgados pela entidade confirmam bom desempenho e resiliência do setor
Eventou reuniu especialistas em franchising e varejo que trouxeram os principais temas, cases e resultados da Convenção Anual da National Retail Federation nos Estados Unidos
Especialistas do franchising apresentaram nesta quinta-feira, 29, o que de mais importante aconteceu na 104ª Convenção Anual da NRF (National Retail Federation) – o maior evento do varejo mundial, realizado neste mês em Nova Iorque. O Pós-NRF ABF reuniu 250 participantes no Espaço APAS, em São Paulo.
Juarez Leão, diretor de Treinamento e Eventos da ABF e diretor-geral da consultoria Leão Business Upgrade, deu boas-vindas a todos e Cristina Franco, presidente da entidade, abriu o evento. A executiva destacou os dados oficiais divulgados esta semana pela ABF, confirmando o bom desempenho do setor em 2014, que registrou R$ 127 bilhões de faturamento, com 7,7% de crescimento.
“A tônica por conta desse momento complexo que vive o Brasil é de um certo pessimismo, mas os resultados que alcançamos confirmam que o franchising é uma indústria resiliente. Temos operações de franquias com mais de sessenta anos, vieram crises, hiperinflação e nós resistimos e seguimos em frente”, afirmou.
Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF, falou sobre o panorama do franchising no varejo americano, reanimado após a crise de 2008, e a respeito da participação da entidade na reunião do Firae, fórum internacional do varejo do qual a ABF é membro.
Segundo o executivo, no encontro foram discutidos temas que mobilizam os varejistas nos Estados Unidos. “Eles estão preocupados com questões como a manutenção dos postos de trabalho, a redução de impostos em 35% e a conclusão das reformas no sistema de imigração”, afirmou.
Juarez Leão abordou as tendências observadas na convenção da NRF que, destacou ele, foi uma experiência enriquecedora para o Grupo ABF pela dimensão e importância do evento. Além das dezenas de painéis, a delegação aproveitou ao máximo a Feira de Tecnologia, as reuniões após o dia de atividades, a imersão em Harvard e as visitas técnicas. “É um evento em que observamos a força do varejo americano, que a cada quatro empregos, um está no varejo”, disse.
Visita técnica
A visita técnica do Grupo ABF à Normal, fabricante de fones de ouvido customizados anatomicamente e ao gosto do cliente, utilizando uma impressora 3D, foi também detalhada pelo palestrante. “A loja física está mais do que nunca viva, vem com força total, é onde se pode oferecer uma experiência única para o cliente. Deve ser viva, inteligente e divertida”, concluiu.
Juarez pontuou ainda os principais dados da pesquisa apresentada pela Deloitte durante a NRF. O Walmart continua liderando o ranking de varejistas globais, mas o destaque brasileiro coube ao Magazine Luiza, primeira brasileira a figurar na lista dos maiores do varejo mundial.
Hugo Fabiano Cordeiro, CEO da HFPX, apresentou as inovações tecnológicas vistas na NRF 2015, capitaneadas pelo mobile, e as estratégias dos varejistas nos EUA: “Os apps são ferramentas de venda”, disse.
Temas familiares a varejistas de todo o mundo como e-commerce e omnichannel foram recorrentes na NRF e a estes se somou um novo termo: o “fisital”, junção dos ambientes físico e digital.
Para Hugo, a chamada “Internet das Coisas” (IoT na sigla em inglês) representa a próxima revolução tecnológica e “vai revolucionar o varejo”, afirmou. Ainda segundo o especialista, a loja física renasceu, se tornou inteligente. O cliente é único e a interação com ele torna a experiência de compra singular.
Experiência de marca
Adir Ribeiro, presidente da Praxis Business, falou a respeito da experiência de marca de grandes varejistas internacionais apresentados na NRF. O especialista detalhou os cases de sucesso da Netshoes, CA – destaques no painel brasileiro conduzido pelo consultor também brasileiro Alberto Serrentino – Ikea e GameStop, cujo programa de fidelidade conta com 40 milhões de pessoas.
De acordo com Adir, as redes americanas, assim como as franqueadoras brasileiras, têm pesquisado o jovem com o objetivo de identificar e entender o perfil desse consumidor.
Ao analisar o varejo americano sob a ótica do franchising, o especialista defende que o setor deva ser enxergado em cinco esferas: presidente ou fundador da rede, equipe da franqueadora, franquia, equipe do franqueado e cliente “É necessário engajar as pessoas”, sintetizou.
Propósito, posicionamento, relacionamento com cliente, engajamento e ponto de venda são estratégias apontadas pelo especialista como alguns insights extraídos da NRF para o franchising.
Agora, a ABF já está a postos para organizar a 5ª delegação brasileira que irá à NRF 2016. O objetivo da entidade é proporcionar ao grupo de empresários e executivos participantes uma imersão no varejo americano com foco no franchising.
FOTOS: KEINY ANDRADE