O melhor dia para abrir sua franquia

O melhor dia para abrir sua franquia

Faturamento da unidade pode variar com o período do ano em que é realizada a inauguração. Período de maturação precisa ser considerado

O dia em que uma franquia abre as portas pode interferir diretamente no faturamento anual do negócio. Para não ter problemas para fechar as contas, franqueado e franqueador precisam saber o melhor período do ano para a marca e quanto tempo de maturação é necessário para que a loja chegue bem preparada a esse dia.

A maioria das redes dispõem de estudos que consideram períodos mais e menos favoráveis para a abertura de franquias. E isso varia de acordo com cada segmento. Em muitos casos pode variar, também, de franquia para franquia.

As lojas da Cacau Show, por exemplo, trabalham com “dois Natais” por ano, segundo o gerente de expansão, Arlan Roque. Além da Páscoa, data em que os chocolates são mais lembrados, os chocotones da marca têm atraído os clientes no fim do ano.

Isso, no entanto, não faz com que a abertura de lojas fique restrita a essas duas datas. “Abrir a loja por exemplo, em julho, permite que o franqueado tenha muito mais intimidade com sua operação para quando chegar o Natal, bem como uma loja que abre em janeiro, permite ao franqueado uma boa preparação para a Páscoa, mas é natural que ainda exista uma concentração maior nos períodos de vendas mais acentuadas”, explica.

O melhor dia é hoje, segundo marca
A Cacau Show faz um planejamento anual de aberturas, envolvendo toda a cadeia, inclusive a indústria, para que haja abastecimento, de acordo com a demanda. O executivo frisa que a principal decisão a ser tomada é no processo de seleção do franqueado. Nesse período, ele perceberá a afinidade com o negócio, com a marca e com o processo.

“Atendidas as premissas, o melhor momento para abertura é hoje mesmo, afinal, iniciar a curva de aprendizado é um processo que não se espera, e abrimos um negócio para uma relação

duradoura, então, esperar Natal ou esperar Páscoa, pode fazer que o franqueado perca a oportunidade na praça desejada”, afirma.

30 dias antes é o ideal
O Natal é uma das datas mais rentáveis para o varejo e isso se reflete na abertura de novas lojas em shopping centers. As unidades da Multicoisas, historicamente, abrem as portas em novembro. De acordo com a marca, o período natalino ajuda o faturamento das unidades crescer, em média, 38%.

Esse timing é o ideal na visão da especialista em gestão de negócios e CEO da Ana Vecchi Business Consulting, Ana Vecchi. Trinta dias antes do período de alto fluxo ajuda a alinhar o negócio, ajustar estoque, treinar equipe, receber material e preparar a operação. “Podem ter negócios que precisem de um pouco mais de tempo, mas como estamos em período de economia não tão positiva, quanto menos tempo aberto com baixo faturamento, melhor”, aconselha.

A especialista comenta que, além da data de abertura, há a data ideal para a venda da franquia. Nesse período, as franqueadoras trabalham com metas mais agressivas, visando à abertura em tempo hábil.

Período varia de acordo com negócio
O sócio da consultoria GoAkira, José Fugice, explica que o franqueador precisa ter um estudo de épocas mais rentáveis para o franqueado e programar suas aberturas de acordo com esse período. De nada adianta abrir escolas de idiomas durante o ano letivo, por exemplo. “Esse tipo de business tem que antecipar o período letivo para captar os futuros clientes”, explica.

Os especialistas dizem que é comum algumas redes bloquearem inaugurações em determinados períodos do ano. “Inaugurar loja em shopping em janeiro é um crime: estoque cheio em época de liquidação. Isso prejudica muito o faturamento”, explica Ana.