O primeiro secretário da Embaixada do Brasil na França, Nicola Speranza, participou da palestra sobre o franchising brasileiro que reuniu empreendedores, membros do governo e da FFF- Federação Francesa de Franchising.
Speranza fez questão de ressaltar o interesse da embaixada em ampliar o relacionamento comercial entre França e Brasil e destacou o papel das franquias nesse contexto. `O sistema de franchising é o caminho mais propício para ampliar os negócios entre os dois países`, afirmou.
Além de apresentar o desempenho do franchising no Brasil, Ricardo Camargo, diretor da ABF citou o sucesso de franquias francesas no Brasil como 5 à Sec e a rede de supermercados DIA% e a presença de oito marcas brasileiras em solo francês: Cantão, Carmem Steffens, Gato de Rua, Mormai, Linkwell, Via Uno, M.Officer e Mr. Pretzels.
Ricardo Camargo fala sobre o Brasil para os franceses
`Apresentações como esta são responsáveis pela mudança no posicionamento do Brasil em relação ao comércio global. Os visitantes da Franchise Expo Paris desse ano, por exemplo, já enxergam mais business no Brasil do que lazer`, afirma Fátima Rocha, presidente da ABF-Rio.
Já o consultor e diretor da ABF- Rio, José Schwartz, apresentou em detalhes aos franceses os desafios e oportunidades que eles encontrarão ao optar pelo desenvolvimento de seus negócios no Brasil.
José Schwartz, Nicola Speranza e Ricardo Camargo