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Investidor europeu mostra interesse pelo mercado brasileiro

Investidor europeu mostra interesse pelo mercado brasileiro
Com o apoio da APEX-Brasil, a ABF participa mais uma vez da Franchise Expo Paris, considerada até então a maior feira de negócios em franchising do mundo. A França é o país berço do franchising na Europa. A exposição está na 33ª edição e reúne cerca de 450 expositores.
Em quatro dias, a Franchise Expo Paris receberá 32 mil visitantes vindos de vários países da Europa como Itália, Espanha, Reino Unido, Bélgica, entre outros.  
`Indiscutivelmente, a França é um país exportador de tendências e modelos, sendo assim uma excelente porta de entrada para franquias brasileiras que desejam se tornar conhecidas na Europa`, afirma Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF.
Fazem parte do Pavilhão Brasil desse ano as empresas Global Franchise, Mega Matte, City Shoes, Yes! e MaxCenter. Compõem o Pavilhão, a própria ABF, a Informa BTS e o Grupo Lamonica. 
No domingo, primeiro dia do evento, o Pavilhão recebeu vários investidores interessados não apenas trazer marcas brasileiras para a Europa, mas também em ingressar no mercado brasileiro por meio da aquisição de franquias. `O interesse em abrir um negócio no Brasil cresceu muito no último ano`, afirma Paulo Cesar Mauro, da Global Franchise.
 

Pavilhão Brasil recebe investidores no primeiro dia da Franchise Expo Paris 2012

Franchising Francês dá exemplo de maturidade

Logo no primeiro dia do evento, a organização da feira promoveu uma palestra para os participantes da delegação da ABF sobre o mercado francês de franquias.

De acordo com Sylvain Bartolomeu, da consultoria francesa Franchise Management, a principal características do franchising francês é a austeridade da legislação. Para iniciar uma franquia no país é preciso ter um projeto piloto de no mínimo um ano. Sendo assim, se o franqueador não quiser atuar diretamente na França, vai precisar de um máster franqueado valorizado, ou seja, um master responsável pela operação do projeto piloto. Apenas a partir desse período é que a marca pode passar a recrutar franqueados.  A lei obriga ainda que o franqueador entregue o contrato de franquias com no mínimo 20 dias de antecedência ao futuro franqueado, o dobro do tempo exigido no Brasil.

A legislação é dura e muito parecida com a do Brasil, que também exige um prazo entre a entrega da Circular de Oferta e a assinatura do contrato. O objetivo, segundo Bartolomeu é proteger o franqueado.

O sistema de franquias é muito conhecido e valorizado na França. Segundo dados recentes divulgados durante o evento, o franqueado francês tem em média 40 anos e conta com um bom nível de conhecimento acadêmico e de mercado. Mais de 75% dos candidatos a franqueado analisam profundamente a capacidade econômica da rede antes de decidir pelo negócio.  

Para o consultor, o mercado francês está aberto para novos negócios, mas é fundamental que os empresários avaliem a necessidade de adaptação dos conceitos para as necessidades locais bem como as estratégias de marketing e vendas. Feito isso, o consultor ressaltou a importância de contratar bons profissionais, capazes de selecionar bons franqueados e de gerenciar a rede.

McDonaldsEntre os exemplos de marcas internacionais que operam com sucesso na França, o palestrante citou o McDonalds. Porém, para se adequar a cultura local até a cor do logotipo foi alterada. `Aqui, o vermelho do logo do McDonalds foi substituido pelo verde. O francês não gosta do conceito de fast food, muito associado a cor vermelha. Além disso, foram feitas alterações no cardápio com a introdução de itens considerados mais saudáveis`, comentou.

 

O consultor francês Sylvian Bartolomeu fez palestra exclusiva para a delegação da ABF

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