Início ABF Rio II NRF 2024: presente e futuro da IA no varejo é destaque em palestra da ABF Rio

NRF 2024: presente e futuro da IA no varejo é destaque em palestra da ABF Rio

NRF 2024: presente e futuro da IA no varejo é destaque em palestra da ABF Rio

Vice-presidente da ABF Rio, Julio Monteiro, que integrou grupo de representantes do franchising brasileiro no maior evento do varejo mundial, ministrou a palestra.
O encontro foi, ainda, palco de uma homenagem ao Prof. Luiz Felizardo Barroso, um dos fundadores da entidade fluminense.

Nesta segunda-feira (26/02), foi realizada pela ABF Rio a palestra “Aconteceu na NRF”, na sede da Barra da Tijuca, ministrada pelo vice-presidente da ABF Rio, Julio Monteiro.

O executivo falou sobre a convenção anual da National Retail Federation – NRF (entidade oficial do varejo nos Estados Unidos), realizada em janeiro em Nova York. Ele abordou o uso da inteligência artificial (IA) no varejo, ressaltando como essa tecnologia está moldando o presente e o futuro do mercado. A IA não apenas otimiza processos, mas também melhora a experiência do cliente, prevendo suas necessidades e oferecendo soluções personalizadas.

Monteiro citou alguns palestrantes internacionais que participaram da NRF 2024, como Lee Peterson, o maior estudioso de varejo do planeta; Kate Ancketill, CEO da GDR; e Satya Nadella, CEO da Microsoft.

Outro ponto relevante detalhado pelo palestrante foi a diferença entre digitalização e transformação digital. De acordo com ele, a digitalização é a conversão de processos e informações analógicas em formatos digitais, que é o primeiro passo para uma empresa se tornar digital.

Já a transformação digital vai além da simples digitalização, envolve toda a forma como uma empresa opera e entrega valor aos clientes. Ainda segundo o empresário, ambas ajudam as empresas a se manterem competitivas em um mundo cada vez mais digital. “Essa distinção é fundamental para que as organizações compreendam a importância de não apenas adotar novas tecnologias, mas também de reimaginar seus modelos de negócio para se manterem competitivos”, ressaltou.

Além disso, a palestra destacou a importância da gestão de pessoas nesse contexto de mudança acelerada. Monteiro ressaltou que, mesmo com a automação e a inteligência artificial assumindo tarefas repetitivas, o papel dos colaboradores continua sendo crucial para o sucesso das empresas. “Investir no desenvolvimento, na autenticidade, valores e no engajamento da equipe é essencial para garantir uma transição suave para a era digital”, finalizou.

Presidente da ABF Rio Clodoaldo Nascimento entregando homenagem ao professor Luiz Felizardo Barroso

Mérito de dedicação ao franchising

Antes de iniciar o evento, o presidente da ABF Rio, Clodoaldo Nascimento, fez uma singela homenagem ao professor Luiz Felizardo Barroso, que foi um dos fundadores da Associação e é ex-presidente do Conselho Fiscal da entidade.

Nascimento declarou estar muito feliz com o atual momento do franchising nacional e tudo isso é fruto da dedicação de pessoas visionárias e de competência como a do professor Barroso. “Em nome de todos da ABF, agradecemos a sua contribuição ao franchising nacional e carioca. Isso não representa apenas um símbolo de gratidão, mas também de inspiração para todos os presentes, mostrando que o sucesso no varejo está intrinsecamente ligado ao aprendizado contínuo e à busca por um franchising integro e de excelência”, destacou o presidente.

Com uma longa vivência no franchising, Barroso é PhD e doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, ganhou o Prêmio Destaque Franchising na Categoria Trabalhos Acadêmicos, outorgado em 2005 pela ABF, por sua tese intitulada Franquia Público-Social (A Franquia Cidadã do Ente Público). Integrante do Hall da Fama do Franchising Brasileiro, foi autor de diversas obras, dentre as quais: Conveniência & Franchising. O canal do varejo contemporâneo e Franquia dos postos de serviços e Franchising. Modificações à lei vigente. Estratégia e gestão.

Fotos: ABF Rio/Divulgação